Fórmula E: Arranque de época duro para Félix da Costa
Se 2023 foi um ano com um arranque complicado para António Félix da Costa, 2024 está a revelar-se ainda mais complicado. Se no ano passado, depois de três corridas, tinha apenas seis pontos marcados, contra os 68 pontos do seu colega de equipa, Pascal Wehrlein, este ano, o alemão tem 38 pontos e AFC… 0.
Um arranque ainda mais duro do que em 2023, numa época em que o português já está completamente familiarizado com a equipa. A vantagem das unidades motrizes Porsche é agora menos evidente, mas ainda há dois pilotos com unidades Porsche no top 5. Félix da Costa está muito longe.
Numa mensagem nas redes sociais, Félix da Costa agradeceu o apoio, reconheceu o momento complicado, mas prometeu ir à luta:
“Bem, que início de época complicado. Nada apontava para isto, depois da pre época e do andamento no final do ano passado. Estou a passar um momento complicado, e vou trabalhar para o resolver e tenho a certeza que vou conseguir. A quantidade de mensagens de força que recebi são incríveis e é neste momento que se vê quem realmente apoia e acompanha! Obrigado malta. Ao trabalho!”
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O lado positivo, se assim se pode chamar, é que a diferença entre os dois é menor do que no ano passado e, portanto, mais fácil de recuperar. O AFC precisa de perceber depressa onde está o problema, porque ele não deixou de saber pilotar.
O problema que vem do ano passado e este ano parece agudizar-se é na qualificação, onde tem sistematicamente ficado para o final da grelha. Depois em ritmo de corrida tem estado bem mas o estrago está feito do lugar onde parte. Tem que analisar bem o que se passa na qualificação, além de me parecer que as opções estratégicas naqueles 12 minutos não parecem as melhores, visto de fora.
Eu também penso que o maior problema está na estratégia.
Nao creio que seja isso porque levar 1 seg na qualificação do Pascal nada tem a ver com estratégias, o AFC esta lento, muito lento e parece que a cada corrida aumenta o problema, creio que se isto continua tera os dias contados na Porsche, o motivos nao faço ideia, talvez o AFC saiba exatamente o que é, não va se resultado do ter dito aos eng, que odeia testar, e sem testes…
Ele odeia testar, mas testa, e esse ódio não deve ter nascido na Porsche. E ele disse isso aos engenheiros? É que dizer numa entrevista, não é o mesmo de dizer aos engenheiros. Quanto à qualificação, se não é estratégia, é algo ainda mais estranho, visto que parou quatro vezes nas boxes, enquanto os outros pararam uma, o que parece indicar que ele não estava contente com o carro, embora não tenha dito nada sobre isso. Também pode ser falta de entrosamento com o engenheiro. Lembro-me que na world series, fez um primeiro ano muito bom, mas no segundo fez… Ler mais »
Na entrevista que ele deu aos brasileiros, ele comenta que disse ao eng, agora saber se isso tem alguma relação, so o AFC.
Sinceramente nao faço ideia, mas fico com a sensação que não existe bom ambiente entre ele e a equipa, mas o futuro dira.
Pois… também me parece que o ambiente não é dos melhores, nessa entrevista, pareceu-me que havia mais para dizer, mas que não podia ou não queria dizer. Veremos como se desenrolará o futuro, a única certeza, é que ninguém desaprende de um dia para o outro, para mais com a idade dele.