Fórmula E arrancou em Valência: Muito equilíbrio
Teve lugar em Valência uma semana de trabalho de testes para a sexta temporada da Fórmula E. Max Guenther, piloto da BMW i Andretti Motorsport foi o mais rápido, mas a ilação mais importante a tirar é simples: 21 carros no mesmo segundo.
Promete! Um ajuste aqui, uma mudança de regra ali, e aí estão, bem prometedores, os dados lançados para a sexta temporada da Fórmula E que arranca a 22 de novembro em Riade, na Arábia Saudita. As regras sofreram pequenas alterações que prometem apimentar ainda mais as corridas.
Por exemplo, se no ano passado as muitas interrupções das corridas que fosse com Full Course Yellow ou Safety Car levavam a que a poupança de bateria por parte dos pilotos permitisse corridas de ‘pé a fundo’ até ao fim, este ano, cada minuto de interrupção / neutralização das corridas redunda em 1kW a menos de potência elétrica disponível nos carros, o que significa que os pilotos terão de se preocupar novamente muito com a gestão da energia, o que não sucedia na época anterior, quando havia neutralizações das corridas.
O Attack Mode ganha mais potência, 10 kW, de 225 para 235 kW e deixa de poder ser ativado durante um período de Safety Car ou Full Course Yellow.
São pequenas alterações que terão grandes efeitos nas corridas. Se a tudo isto juntarmos o que se viu em Valência, com o plantel quase todo a caber num segundo – só mesmo os NIO 333 Formula E Team, estão fora do ritmo – antevê-se uma grande temporada de corridas.
Para António Félix da Costa, que trocou a BMW pela DS Techeetah, os testes foram positivos, alcançou o quarto lugar da semana, bateu o novo colega de equipa, Jean Eric Vergne, tendo o piloto luso reforçado que os registos, sendo importantes, não ‘dizem’ tudo e foi sobretudo o muito trabalho de preparação para a época o mais importante.
Max Guenther, novo piloto da BMW i Andretti Motorsport, e substituto de Félix da Costa, a registar o tempo mais rápido nos testes de pré-época. Apesar de ter apenas um ano de experiência na Fórmula E, Guenther estabeleceu a volta mais rápida da pré-época 2019/20 com um tempo de 1m15.087s. O novo recruta da BMW manteve o seu lugar no topo da classificação durante os três dias, terminando consistentemente entre os sete primeiros. Atrás dele ficou Pascal Wehrlein, piloto da Mahindra Racing, com 1m15.190s, logo seguido por Nico Mueller, da Geox Dragon, com 1m15.198s.
Curiosamente, depois do melhor registo de António Félix da Costa há um ano nestes mesmos testes, agora foi a vez de Guenther.
Para o atual campeão em título, Jean-Eric Vergne, colega de equipa de Félix da Costa, o piloto da DS Techeetah conseguiu como melhor resultado um terceiro lugar na primeira sessão de testes, na segunda-feira. O bicampeão, sem nada a provar, focou-se no trabalho ‘invisível’ e será certamente um dos protagonistas do ano apesar de ter terminado estes testes apenas em 11º.
Na estreia da Porsche na Fórmula E, Andre Lotterer e Neel Jani não conseguiram terminar os testes nos dez primeiros, com Lotterer a garantir o 11º lugar na tarde do segundo dia. A humilde abordagem da equipa à Fórmula E com sua campanha “começar do zero”, combinada com os resultados dos testes, sugere que há um longo caminho pela frente para a marca alemã ao enfrentar este novo desafio. Tendo em conta o equilíbrio que se vê, rapidez não será o problema, mas a Fórmula E é muito mais complexa que isso.
Uma ausência inesperada na metade superior das folhas de tempos foi o estreante da Mercedes-Benz EQ, Nyck de Vires, que se manteve perto do fundo da classificação durante os três dias de testes. Depois de vencer o Campeonato de Fórmula 2, De Vires ‘batalhou’ com questões técnicas no início dos testes, chegando mesmo a bater num parede no segundo dia.
Já o seu companheiro de equipa, Stoffel Vandoorne, foi mais longe no ranking, mas mesmo assim não conseguiu entrar no top 10 em nenhum dos três dias de testes. Com um ano de aprendizagem adquirida com a equipa da ‘família’ Mercedes, a HWA Racelab, o tempo dirá se a nova equipa Mercedes Benz EQ Formula E Team, que viu os seus pilotos terminar a semana em 20º e 21º, conseguirá chegar aos lugares da frente.
Lutando para ficar abaixo do Top 20, a recém nomeada equipa NIO 333, viu, tanto o experiente Oliver Turvey como o seu novo companheiro de equipa Ma Qing Hua, terem grandes dificuldades em pista, rodando quase sistematicamente na causa do pelotão.
Turvey ainda chegou ao 18º lugar num dos dias, mas Ma Qing Hua não passou de 21º entre 24 carros.
Terminando com alguns números curiosos, estes três dias de testes redundaram com sete equipas distintas no top 10, os quatro homens da Porsche Formula E Team e Mercedes Benz EQ Formula E Team ficaram entre a 19ª e 22ª posições, BMW i Andretti, Mahindra e Nissan e.dams foram as únicas equipas com dois pilotos no top 10, os dois homens da forte equipa da Audi Sport Abt Schaeffler Formula E Team ficaram apenas em 16º e 17º. Os 24 monolugares ficaram separados por 1,960s devido à fraca competitividade dos NIO, mas 21 carros ficaram em 0,829s. Depois de quatro dias de testes, as equipas vão-se defrontar pela primeira vez na primeira prova na Arábia Saudita, a 22 de novembro.
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