Fórmula E, António Félix da Costa: ” O apoio dos portugueses vai ajudar”
António Félix da Costa joga uma cartada decisiva no próximo fim de semana. Na luta pelo título com mais 10 pilotos, o português tem a dura tarefa de tentar levar a melhor, com o forte handicap de sair do grupo 1 da qualificação o que poderá atirar o português par ao meio da tabela. Mas Félix da Costa não é conhecido por baixar os braços.
O arranque do ano para a DS Techeetah foi ligeiramente abaixo do esperado, mas a equipa foi subindo de produção até chegarmos ao Mónaco onde Félix da Costa venceu de forma imperial, uma das melhores corridas de sempre do campeonato. A qualidade do trabalho e da equipa falaram mais alto e a DS Techeetah voltou ao topo da tabela. Isto até a penúltima ronda, onde o azar voltou a bater à porta.
Félix da Costa tem mostrado fibra de campeão e uma resiliência só ao alcance dos melhores, o que o tem colocado sempre nos primeiros lugares. Se nas primeiras corridas a equipa (ainda sem propulsor novo) ficou aquém do que queria, apesar do pódio em Diriyah, as coisas foram melhorando até chegarmos a Valência onde Félix da Costa foi o mais rápido na corrida 1, sendo prejudicado por pelas sucessivas interrupções que levaram muitos pilotos a terminarem sem energia. No Mónaco deu o salto desejado para os primeiros lugares, onde se tem mantido desde então. O incidente com André Lotterer, em Londres, complicou as contas do título, mas é com a garra do costume que Félix da Costa encara esta batalha final, num terreno onde já foi muito feliz no passado:
“Estou motivado como nunca, muito bem preparado física e mentalmente e com a lição bem estudada. Sei que não será fácil, o nível dos pilotos que estão na luta é altíssimo, e na Fórmula E existem muitos fatores que podem influenciar o resultado, mas estou confiante que temos boas chances de lutar!”
A vantagem clara do ano passado em Tempelhof não deverá repetir-se este ano:
“Penso que em termos técnicos, nesta altura todas as equipas deram um grande salto em relação ao ano passado e estão todas muito mais fortes. Já não temos a pequena vantagem que tínhamos no ano passado. De qualquer forma, mentalmente estarei ainda melhor e quero utilizar isso a meu favor, tal como fiz o ano passado, procurar entrar na máxima força para desmoralizar os meus adversários. Repito, não será fácil, mas essa é parte da estratégia.”
A muito criticada qualificação, que obriga os primeiros a enfrentar uma pista muito suja, não é algo que atemorize o piloto de Cascais:
“Claro que não me favorece, sou provavelmente o piloto que mais vezes esteve no grupo 1 das qualificações. Todos na Fórmula E sabem que a regra tem de ser repensada para o próximo ano, mas por agora não há muito a fazer, é procurar fazer um “milagre” e passar à superpole, mas como já disse não é fácil, pois a evolução da pista na qualificação é enorme e principalmente no grupo 1 a pista encontra-se sempre muito “verde”.
Esta tem sido uma época dura e intensa para o Félix da Costa:
“Considero a época mais desgastante que tive na Fórmula E. Lutamos muito, fiz grandes corridas desde o fundo da grelha até aos pontos, tive também alguns azares, mas acho que todo o esforço e dedicação fez-me chegar à última corrida na luta do título. Dou o exemplo: quando as coisas correm menos bem na qualificação, eu luto na corrida com todas as minhas forças, o Jean-Éric Vergne baixa os braços e raramente recupera. Não quero comparar e muito menos sobressair, apenas constatar, porque é verdade, que lutamos todas as corridas e merecemos estar na luta por este título.”
Quanto ao seu colega de equipa, Félix da Costa não espera que haja ordens de equipa para que Vergne ajude na luta pelo título:
“Nada está definido, ele matematicamente pode ainda ser campeão, apesar de serem reduzidas as suas chances, mas por agora não houve nenhuma conversa nesse aspecto. Vamos esperar e ver, o meu papel é guiar e fazer o melhor possível, as regras de equipa não me cabe a mim decidir, mas não tenho dúvidas que a Mercedes jogará em equipa para proteger o de Vries. O que posso garantir é que vou deixar tudo o que tenho em pista e sei que o apoio dos Portugueses me vai ajudar, depois se trazemos o título para Portugal ou não vamos ver, mas estou preparado como nunca e motivado como nunca.”
Já pode votar a partir de hoje no Fanboost e ajudar Félix da Costa. Vote AQUI
Classificação Geral
1 | Nyck de Vries | 95 |
2 | Robin Frijns | 89 |
3 | Sam Bird | 81 |
4 | Jake Dennis | 81 |
5 | António Félix da Costa | 80 |
6 | Alex Lynn | 78 |
7 | Nick Cassidy | 76 |
8 | Mitch Evans | 75 |
9 | Edoardo Mortara | 74 |
10 | René Rast | 72 |
11 | Pascal Wehrlein | 71 |
12 | Jean-Eric Vergne | 68 |
13 | Stoffel Vandoorne | 63 |
14 | Lucas di Grassi | 62 |
15 | Maximilian Gunther | 62 |
16 | Oliver Rowland | 59 |
17 | Andre Lotterer | 45 |
18 | Alexander Sims | 44 |
19 | Nico Müller | 30 |
20 | Sébastien Buemi | 20 |
21 | Norman Nato | 17 |
22 | Sérgio Sette Câmara | 16 |
23 | Oliver Turvey | 13 |
24 | Tom Blomqvist | 5 |
25 | Joel Eriksson | 1 |
Classificação por equipas
1 | Envision Virgin Racing | 165 |
2 | Mercedes-EQ Formula E Team | 158 |
3 | Jaguar Racing | 156 |
4 | DS Techeetah | 148 |
5 | BMW i Andretti Motorsport | 143 |
6 | Audi Sport ABT Schaeffler Formula E Team | 134 |
7 | Mahindra Racing | 122 |
8 | TAG Heuer Porsche Formula E Team | 116 |
9 | ROKiT Venturi Racing | 91 |
10 | Nissan e.dams | 79 |
11 | Dragon / Penske Autosport | 47 |
12 | NIO 333 FE Team | 18 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“apoio dos portugueses”, uma criatura que juntamente com o paizinho leva a vida a dizer mal de Portugal! Pura hipocrisia deste António CHEGA da Costa…