FÓRMULA E: A ESTREIA DA JAGUAR RACING

Por a 5 Outubro 2016 14:02

O ePrix de Hong Kong assinala o regresso da Jaguar à competição automóvel, sendo que a Jaguar Land Rover usa este campeonato como plataforma para apoiar o desenvolvimento da próxima geração de automóveis de estrada elétricos.

, Desta forma, a equipa Jaguar Racing irá estrear-se este domingo na prova de abertura da temporada de Fórmula E, a decorrer na icónica frente portuária de Hong Kong.

O fabricante britânico espera ampliar o seu legado de sucesso na competição automóvel, iniciado nos anos 50, participando como equipa própria com dois automóveis na Fórmula E, a série reservada a monolugares elétricos que leva o automobilismo ao coração de algumas das maiores cidades do mundo.

O piloto britânico Adam Carroll, de 33 anos, e o neozelandês Mitch Evans, de 22 anos, estarão aos comandos do primeiro automóvel de competição elétrico da Panasonic Jaguar Racing, o I-TYPE, numa série de 14 etapas que se iniciará em Hong Kong e terminará em Montreal em julho de 2017.

Recorde-se que as provas de Fórmula E têm a duração de 50 minutos e incluem uma paragem obrigatória nas boxes, na qual os pilotos trocam de automóvel, o que acrescenta um elemento diferenciador a esta emocionante competição. A Fórmula E coloca desafios únicos aos pilotos, que têm de gerir o consumo de bateria e a regeneração da carga, de modo a mantê-la ao longo de toda a prova.

Os construtores podem conceber os seus próprios sistemas de propulsão, que incluem o motor, a transmissão, o inversor e a suspensão traseira. Entre os componentes comuns a todas as equipas incluem-se o chassis e a bateria em fibra de carbono, que contribuem para o controlo de custos. O principal objetivo é o desenvolvimento de sistemas de propulsão elétricos.

O I-TYPE da Panasonic Jaguar Racing possui uma unidade de motor-gerador (Motor Generated Unit – MGU) com potência máxima de 200 kW e uma velocidade de ponta de 225 km/h. A transmissão de potência ocorre através de uma caixa de velocidades sequencial com patilhas de comando.

Para além do seu conceito 100% elétrico, a Fórmula E também se distingue no mundo da competição automóvel pela escolha dos locais. Todas as etapas, exceto uma no México, se realizam em circuitos urbanos no centro de grandes cidades. Toda a ação em pista, incluindo os treinos, as qualificações e as provas, decorre num único dia, com exceção das duas corridas da jornada dupla em Montreal e da final da temporada em Nova Iorque.

“É um dia de orgulho para toda a equipa Jaguar Racing. Trabalhámos arduamente e fizemos todos os ensaios possíveis para nos prepararmos para a nossa estreia em Hong Kong. Estamos aqui não só para competir, mas também para inovar e inspirar. Vamos lutar com garra desde o início, mas temos expectativas realistas, pois respeitamos os nossos adversários, que já contam com dois anos de avanço na competição. Aprendemos imenso com o ensaio de pré-temporada e com o programa de desenvolvimento, mas nada se compara à experiência real em prova para percebermos o que é necessário para atingirmos o nosso potencial – e tudo começa no domingo. Mal podemos esperar por regressar às pistas!”, disse James Barclay, Diretor da Jaguar Racing.

O britânico Adam Carroll, de 33 anos, traz velocidade e experiência para a Jaguar, com uma carreira que inclui múltiplos campeonatos de monolugares, incluindo A1GP, IndyCar e GP2. Também realizou com sucesso a maior parte dos ensaios do Fórmula E da Jaguar: “Embarcar nesta nova jornada de competição em automóveis elétricos é um momento histórico para a Jaguar enquanto equipa. Enquanto piloto, estou ansioso por entrar em pista. Não há nada como a Fórmula E e estou ansioso por refinar o modo como abordamos os fins de semana de competição e por ver as vantagens de cada melhoria à medida que atingimos o nosso potencial. Temos uma grande oportunidade para inspirar fãs em todo mundo e chegar à próxima geração de condutores automóveis elétricos de uma forma original e inovadora. Enquanto pilotos, viemos para competir, mas é importante recordar o motivo que nos trouxe até aqui e o contributo do nosso programa de Fórmula E para a escrita de um novo capítulo na história da Jaguar”.

Aos 22 anos, Mitch Evans é o mais jovem piloto a competir na Fórmula E, mas traz longos anos de experiência para a Jaguar Racing. Com numerosos títulos de campeonatos de kart e monolugares em seu nome, incluindo o Campeonato GP3 de 2012, o Mitch é um piloto jovem com provas dadas: “Em apenas duas temporadas, a Fórmula E impôs-se como um verdadeiro campeonato de pilotos. Conta com aquele que é, provavelmente, o mais competitivo grupo de pilotos do mundo e inclui diversos ex-pilotos de F1 e IndyCar, bem como muitos dos atuais pilotos do Campeonato Mundial de Resistência da FIA. Além disso, o campeonato inclui alguns dos mais emocionantes percursos do mundo. Temos muito a aprender durante a próxima temporada, mas prometemos que seremos extremamente competitivos. O meu sonho era ser piloto oficial de uma equipa e mal posso esperar por vestir o equipamento da Jaguar no domingo!”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado