Fórmula E: Agag radiante com a nova era da competição

Por a 14 Fevereiro 2018 15:45

Estamos ainda na quarta época da competição para monolugares 100% elétricos mas o futuro do campeonato já se começa a moldar com a apresentação no dia 6 de Março do novo carro, com um conceito radicalmente diferente. As imagens já correram a internet e a opinião generalizada é que o carro é de facto interessante, com o drama que qualquer monolugar deve ter. As linhas bem futuristas e a implementação das novas baterias, que permitirão abandonar as trocas de carros a meio da prova, serão as grandes novidades para a próxima época.

Para o patrão da Fórmula E, este é um momento de celebração. Depois de quatro anos a trabalhar arduamente para cimentar a posição do campeonato no mundo do automobilismo, Alejandro Agag vê a “sua” Fórmula E como um dos campeonatos que mais interesse tem suscitado às grandes marcas. Esse facto não ilude o espanhol que está ciente que a base do campeonato tem de repousar nos privados e não nas marcas, cujo interesse é mais volátil:

“Corremos riscos na forma como desenhamos o novo carro mas queríamos mostrar que como a tecnologia evoluiu. A segunda geração de carros irá ter novas baterias que permitirão acabar com as trocas nas boxes, o que por um lado é pena pois as pessoas já se tinham habituado a isso e já era um elemento da corrida. O carro terá uma velocidade máxima de 300 km/h o que nos obrigará a encontrar novos traçados, para tirar todo o proveito do carro, mas para já vamos permanecer nas mesmas pistas. Finalmente chegamos onde queríamos desde o início. Não sabíamos se íamos conseguir mas agora sabemos que sim. E o novo carro com a nova tecnologia permitirá levar a Fórmula E para outros lugares”

O objetivo era claramente dar mais velocidade e capacidade aos monolugares. Os mais puristas nunca aceitaram bem a ideia de troca de carros e a velocidade dos atuais monolugares deixa um pouco a desejar. Com os novos carros,  e com mais capacidade, a Formula E poderá começar a pensar em traçados mais longos e mais conhecidos do público em geral

“Estamos no melhor momento de sempre. Temos mais patrocinadores e mais marcas envolvidas que nunca. Teremos a BMW para a quinta época, a Porsche na época seguinte assim como a Mercedes. Claramente que isto no dá o potencial de nos tornar-mos um campeonato de construtores se não tivermos cuidado, mas se mantivermos as nossas ideias, os independentes vão permanecer fortes e ocupar os lugares dos construtores, se estes saírem. “

Quanto aos traçados que o campeonato usa, a exigência de montar uma estrutura desta dimensão no centro de cidades movimentadas é um pesadelo logístico mas todos os envolvidos querem manter esta dinâmica única, que permite trazer as corridas à cidade ao invés dos fãs se deslocarem às pistas:

“As cidades são entidades vivas que também evoluem ao longo do tempo. Se os responsáveis pela cidade mudarem, também pode mudar a opinião vigente sobre a Fórmula E. É algo com que aprendemos a lidar e embora gostássemos de ter um calendário fixo, aceitamos que tal não é possivel.”

 

Com um crescimento significativo no envolvimento dos fãs através das redes sociais, a Fórmula E procura ainda mais fãs. Provavelmente aqueles fãs mais apaixonados pelo automobilismo que fazem das corridas o que são hoje:

“Temos muito fãs no espaço digital mas precisamos de mais. O nosso próximo passo será aumentar a nossa presença e a visibilidade da nossa marca, o que também leva tempo. O novo carro será um trunfo para nós. O seu aspeto futurista irá captar a imaginação de todos e aumentar o interesse no campeonato.”

 

Se inicialmente o campeonato apresentou um formato que suscitou pouco interesse aos grandes fãs de corridas, a estrutura montada por Agag soube trabalhar de forma inteligente e dedicada, por forma a fazer crescer o campeonato. Souberam aproveitar a procura das marcas mas não se deslumbraram (ainda) e querem manter os privados, não cometendo os mesmos erros que outros campeonatos. A aposta arrojada no novo desenho do carro é uma jogada muito bem feita e será certamente a nova bandeira do campeonato. Pode não ser ainda o campeonato de eleição de muitos, mas a quantidade de marcas e bons pilotos envolvida não deixa margem para dúvida… a Fórmula E veio para ficar.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado