Fórmula E: António Félix da Costa vence em Xangai

Por a 26 Maio 2024 09:53

António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) assegurou a sua segunda vitória da 10.ª temporada do Campeonato do Mundo da Fórmula E na 12.ª ronda do E-Prix de Xangai, com Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) e Norman Nato (Andretti Formula E) a terminarem no pódio.

‘DAC Attack’ esteve de volta em Xangai! António Félix da Costa geriu eficazmente a sua energia durante toda a corrida, fazendo a manobra decisiva para a liderança na volta 16 contra Nato. A partir daí, manteve uma posição de comando, mostrando um ritmo superior, desempenho e eficiência ao longo das 28 voltas da corrida, apesar dos esforços de Hughes para reduzir a diferença nas últimas voltas. Desta forma, o piloto luso alcançou a segunda vitória do ano.

Jake Hughes, que arrancou da pole position com uma margem de apenas 0,001 segundos, teve uma primeira metade forte, para tentar mais do que apenas um primeiro pódio. No entanto, fortes batalhas, particularmente com o líder da classificação Nick Cassidy da Jaguar TCS Racing, impediram-no de avançar mais, acabando por garantir o segundo lugar.

Norman Nato, que liderara desde o início, completou o pódio para a Andretti. Cassidy, apesar de ter sofrido danos na asa dianteira do seu monolugar, conseguiu terminar em quarto lugar. Este foi um resultado significativo, tendo em conta os problemas do seu rival mais próximo no título, Pascal Wehrlein da Porsche, que teve de ir às boxes trocar de pneus após o contacto, deixando-o fora dos pontos.

A estratégia da Jaguar TCS Racing deu frutos, com Mitch Evans a terminar em quinto, atrás de Cassidy. Ambos os pilotos da Jaguar tinham energia na mão no final, o que indica que poderiam ter conseguido mais. A dupla da DS Penske, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, terminou em sexto e sétimo, respetivamente.

Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, Robin Frijns, da Envision Racing, e Oliver Rowland, da Nissan, completaram as posições pontuáveis. Jake Dennis, da Andretti, não conseguiu somar pontos, terminando em 11.º.

Um forte arranque levou Stoffel Vandoorne a bater Jake Hughes na curva 1, com Félix da Costa logo atrás. O piloto português ultrapassou rapidamente Hughes na curva 10 ainda na volta 1 e reduziu a diferença para o líder Vandoorne.

Na volta 3, Hughes, Nato, Nyck de Vries (Mahindra Racing) e Nick Cassidy ativaram o ‘Attack Mode’, aumentando temporariamente o seu desempenho. Nato utilizou este facto em sua vantagem, passando Félix da Costa e Hughes para segundo na curva 1 e depois ultrapassando Vandoorne para liderar a corrida na Volta 4.

Os dois Jaguar, conduzidos por Mitch Evans e Cassidy, tentaram coordenar a sua estratégia, embora Cassidy não estivesse satisfeito com a estratégia, expressando a sua insatisfação através do rádio da equipa. Na volta 6, Cassidy utilizara os seus dois reforços ‘Attack Mode’, enquanto Evans utilizara apenas um.

Nato liderava a corrida com Vandoorne, Félix da Costa, Hughes, de Vries, Cassidy, Evans, Maximilian Günther, Sam Bird e Jean-Éric Vergne a seguirem-no. Da Costa, com uma ligeira vantagem de energia, começou a fazer manobras, ultrapassando Vandoorne na última chicane para perseguir o líder Nato.

Na volta 9, Félix da Costa assumiu brevemente a liderança antes de ativar o seu primeiro ’Attack Mode’, caindo para segundo. Recuperou a liderança uma volta depois, com todo o pelotão separado por apenas seis segundos.

O piloto luso ativou o seu segundo ‘Attack Mode’ na 11.ª volta, cedendo brevemente a liderança a Nato, mas recuperando-a pouco depois. Vandoorne recuperou o terceiro lugar de Hughes na volta 13.

O drama desenrolou-se na 12ª volta, quando o candidato ao título Pascal Wehrlein fez uma paragem para substituir um pneu traseiro esquerdo furado, na sequência de um contacto com Bird, da NEOM McLaren.

A meio da corrida, Nato liderava com da Fálix Costa, Vandoorne, Hughes, Cassidy, Evans, Vergne, Guenther, de Vries e Robin Frijns. Hughes recuperou o terceiro lugar de Vandoorne no gancho na volta 15, após várias trocas de posições.

A gestão de energia de Félix da Costa revelou-se decisiva. Na volta 16, tinha uma vantagem de 3% de energia sobre os líderes, o que lhe permitiu retomar e manter a liderança. Apesar da pressão de Hughes, que recebeu instruções para utilizar a sua energia agressivamente, o português manteve-se firme.

Cassidy danificou a asa dianteira do seu monolugar ao tentar ultrapassar Hughes na volta 18, enquanto este ultrapassou Nato para segundo na curva 6. A intensa batalha atrás de Félix da Costa funcionou a seu favor, permitindo-lhe controlar a corrida a partir da frente.

Desde a volta 16 até ao final, da Costa utilizou a sua energia, ritmo e gestão da temperatura para garantir a vitória, com Hughes a terminar em segundo e Nato em terceiro.

A vitória de Da Costa aproxima-o do topo da classificação dos pilotos, enquanto Cassidy mantém uma vantagem de 25 pontos sobre Wehrlein.

O próximo evento é uma ronda dupla em Portland, nos dias 29 e 30 de junho.

Após a 12.ª ronda, Cassidy lidera a classificação de pilotos com 25 pontos de vantagem sobre Wehrlein. A Jaguar TCS Racing lidera a classificação das equipas com 299 pontos, enquanto a Porsche lidera a tabela dos construtores com 337 pontos contra 328 da Jaguar.

Foto: Simon Galloway

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Pity
Pity
5 meses atrás

Excelente. Desta vez o Henrique Chaves (especialmente) e o Miguel Roriz não “cantaram a música” do AFC estar a proteger o Wehrlein, coisa que me irrita bastante, por muito verdade que seja.
O que é que se passou ontem para o AFC ser penalizado? Não vi nada de especial na corrida.

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