F.E, Marraquexe: Felix Rosenqvist vence, Félix da Costa 14º
Felix Rosenqvist foi o grande vencedor do ePrix de Marraquexe, ronda africana da Fórmula E. O piloto sueco da Mahindra foi muito forte na segunda metade da corrida e ultrapassou Sebastien Buemi a quatro voltas do fim. O piloto suíço da Renault tinha estado na primeira posição desde o início da corrida, mas não conseguiu resistir ao ataque do sueco, que, com esta vitória – a segunda consecutiva -, passou para o comando da competição.
Sam Bird, que até aqui liderava o campeonato, terminou na terceira posição, conseguindo pontos importantes, mesmo que não suficientes para manter a liderança. Já o campeão da temporada passada, Lucas di Grassi, teve mais uma corrida para esquecer, tendo desistido, e continuando assim sem qualquer ponto no campeonato.
“Foi uma das corridas mais difíceis da minha carreira, mas a mudança de monolugar correu muito bem e lançou-nos para a vitória. Depois, foi só forçar um pouco no final e conseguir vencer. Liderar o campeonato nesta altura é muito bom, mesmo que só tenham existido três corridas ainda”, disse o piloto sueco no final da corrida.
António Félix da Costa esteve bem na primeira metade da corrida, tendo chegado a rodar na décima posição, depois de ter arrancado de 19º, situação em que estava quando parou. Aí, foi prejudicado por uma situação de full course yellow,pois parou uma volta antes disso suceder. Todos os pilotos que pararam na volta seguinte, a grande maioria, foram beneficiados, pois enquanto faziam a sua operação de boxes, quem já lá tinha ido, rodava lento na pista. O piloto português perdeu pelo menos 35 segundos, e por isso pouco mais conseguiu fazer, saindo para a pista na 14ª posição, lugar em que terminou a corrida. Muito azar, mas são assim as corridas.
Classificação
1 | Felix | ROSENQVIST | Mahindra M4Electro | Mahindra Racing | 48:04.751 |
2 | Sébastien | BUEMI | Renault Z.E. 17 | Renault e.dams | +0.945 |
3 | Sam | BIRD | DS Virgin DSV-03 | DS Virgin Racing | 4.817 |
4 | Nelson | PIQUET | Jaguar I-Type II | Panasonic Jaguar Racing | +0.792 |
5 | Jean-Eric | VERGNE | Renault Z.E. 17 | TECHEETAH | 5.684 |
6 | José Maria | LOPEZ | PENSKE EV-2 | DRAGON | 4.253 |
7 | Nick | HEIDFELD | Mahindra M4Electro | Mahindra Racing | 11.890 |
8 | Tom | BLOMQVIST | Andretti ATEC-03 | Andretti Formula E | 3.999 |
9 | Nicolas | PROST | Renault Z.E. 17 | Renault e.dams | +0.719 |
10 | Alex | LYNN | DS Virgin DSV-03 | DS Virgin Racing | +0.421 |
11 | Daniel | ABT | Audi e-tron FE04 | Audi Sport ABT Schaeffler | 7.431 |
12 | Mitch | EVANS | Jaguar I-Type II | Panasonic Jaguar Racing | 5.327 |
13 | Maro | ENGEL | Venturi VM200-FE-03 | Venturi Formula E Team | +0.637 |
14 | Antonio Felix | DA COSTA | Andretti ATEC-03 | Andretti Formula E | 14.201 |
15 | Jérôme | D’AMBROSIO | PENSKE EV-2 | DRAGON | 12.689 |
16 | Luca | FILIPPI | NextEV NIO Sport 003 | NIO Formula E Team | 1 volta |
17 | Edoardo | MORTARA | Venturi VM200-FE-03 | Venturi Formula E Team | 2 voltas |
NC | Oliver | TURVEY | NextEV NIO Sport 003 | NIO Formula E Team | |
NC | André | LOTTERER | Renault Z.E. 17 | TECHEETAH | |
NC | Lucas | DI GRASSI | Audi e-tron FE04 | Audi Sport ABT Schaeffler |
Campeonato
1 | Sam BIRD | DS Virgin Racing | 35 |
2 | Jean-Eric VERGNE | Techeetah | 33 |
3 | Félix ROSENQVIST | Mahindra Racing Formula E Team | 29 |
4 | Edoardo MORTARA | Venturi Formula E Team | 24 |
5 | Mitch EVANS | Panasonic Jaguar Racing | 15 |
6 | Nick HEIDFELD | Mahindra Racing Formula E Team | 15 |
7 | Nelson PIQUET JR | Panasonic Jaguar Racing | 12 |
8 | Daniel ABT | Audi Sport ABT Schaeffler | 11 |
9 | Antonio Felix DA COSTA | MS&AD Andretti | 8 |
10 | Oliver TURVEY | NIO | 8 |
11 | Maro ENGEL | Venturi Formula E Team | 6 |
12 | Nicolas PROST | Renault e.Dams | 6 |
13 | Alex LYNN | DS Virgin Racing | 6 |
14 | Sébastien BUEMI | Renault e.Dams | 1 |
15 | Luca FILIPPI | NIO | 1 |
16 | André LOTTERER | Techeetah | 0 |
17 | Lucas DI GRASSI | Audi Sport ABT Schaeffler | 0 |
18 | Kamui KOBAYASHI | MS&AD Andretti | 0 |
19 | Jérôme D’AMBROSIO | Dragon Racing | 0 |
20 | Neel JANI | Dragon Racing | 0 |
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Contínuam as “boas” prestações do AFC na fórmula dos carrinhos eléctricos da feira….
E como sempre arranjam desculpas para os maus resultados.
Pois ele até fez uma grande primeira parte, com o carro “bom”. Depois, teve, efectivamente, azar com o FCY. Teve ele e mais dois, mas isso faz parte das corridas. Uma volta mais tarde e tudo poderia (ou não) ter sido diferente, até porque o segundo carro, aquele com que bateu na qualificação, não deveria estar a 100%. A qualificação é que estragou tudo, na corrida nada há a apontar.
Pois é, quem comenta sem ver, ou a ver só com um olho, arrisca sempre a dizer disparate.
Quanto aos carros da feira, não tarda muito são os da F1, mas da feira de antiguidades.
Efectivamente comentei com base no que li na notícia, já que não vi nem verei nenhuma prova de fórmula E, porque não gosto desta fórmula e no dia que a F1 se tornar em algo semelhante eu deixo de a ver. São gostos…. Costuma-se dizer que gostos não se discutem, eu discordo e acho que os gostos se devem discutir mas não se podem impor, e a mim ninguém me impõe gostar de fórmula E ou de outras que futuramente se tornem também em carrinhos eléctricos zumbidores. O meu comentário acerca da prova tem a ver com o facto de… Ler mais »
Entrando na discussão… Na minha modesta opinião, acho que devia ver uma corrida da FE, pelo menos, para poder opinar com algum conhecimento de causa. Pessoalmente, também não me entusiasma, só vejo porque está lá o AFC. São corridas muito peculiares, onde o valor do piloto é tão importante como a sua capacidade de gerir a energia disponível. Quanto ao AFC, efectivamente ele tem corrido sempre em equipas fracas. Tem perdido muitos pontos por erros das boxes, onde, até hoje, havia um tempo mínimo obrigatório na paragem para mudança de carro. Felizmente, a partir da próxima corrida, tal deixa de… Ler mais »
Cara Pity, claro que para eu poder ter uma opinião acerca da FE já vi umas duas corridas e alguns resumos logo quando esta fórmula surgiu. Só vendo que podia dizer se gosto ou não, e não gostei, daí a minha opinião negativa acerca destas corridas. Os carros são muito lentos e fazem um barulho ridículo, e o facto de terem de mudar de carro a meio da corrida ainda me cativou menos (aliás pensava que esta época já não haveria mudança de carro, como eu li que iriam passar a fazer), mas como a Pity referiu vai entrar em… Ler mais »
Não fui muito explícita, o que vai acabar é o tempo mínimo de paragem, não a substituição de carro, essa, só no próximo ano, com as baterias mais potentes. Pelo menos, foi o que depreendi dos comentários do Eurosport.