António Félix da Costa: “Evento com mais acontecimentos negativos que me lembro na minha carreira”
Foi para esquecer o dia de Félix da Costa na 5ª ronda da FIA Fórmula E, que teve lugar no circuito Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. Tudo aconteceu ao jovem luso, desde problemas mecânicos nos treinos livres, penalizações na grelha de partida, um drive-through durante a corrida e um acidente que ditou o seu abandono, num dia que Félix da Costa quererá esquecer rapidamente.
O dia começou da pior maneira para o piloto de 24 anos, que foi obrigado a trocar a bateria do seu carro logo na sessão inicial devido a um problema de origem eletrónica. Apesar de pouco ter rodado nos treinos livres e em clara desvantagem perante os seus adversários o piloto do Team Aguri efetuou uma excelente sessão de qualificação e foi o 7º mais rápido, mas a agravar a situação Félix da Costa viria a sofrer uma penalização de dez lugares na grelha de partida por ter mudado a caixa de velocidades que tinha cedido também nos treinos livres.
Já na corrida de hoje, largando do 17º lugar da grelha desde cedo que AFC atacou, recuperando até ao 13º posto nas voltas iniciais, mas o dia não era definitivamente de sorte para as cores Nacionais e depois de um toque, Félix da Costa foi obrigado a parar nas boxes para mudança do nariz frontal do seu monolugar. Mais tarde e já com bastante atraso para os seus adversários o piloto de Cascais foi penalizado com um drive-through devido a uma alegada vantagem ganha por ter cortado uma chicane e por fim na parte final da corrida um toque obrigou António ao abandono, num dia que o piloto português considerou “dos piores e com mais acontecimentos negativos que me lembro na minha carreira. Parecia que sempre que algo negativo se passava, imediatamente a seguir surgia novo obstáculo. Não costumo utilizar a palavra azar no meu dia a dia e muito menos nas corridas mas hoje não foi mesmo o meu dia de sorte. É preciso manter a cabeça levantada e em conjunto com a equipa olhar em frente e manter-nos concentrados no nosso trabalho, pois a verdade é que a nossa performance tem sido boa e só temos de estar motivados e confiantes para a próxima corrida em Long Beach”, analisou o piloto do Team Aguri, que viu Jerome d´Ambrosio vencer a corrida de hoje, depois da desclassificação de Lucas di Grassi (por estar a baixo do peso mínimo), seguido de Sebastien Buemi e Nicolas Prost a fechar o pódio.
A próxima corrida da FIA Fórmula E tem lugar no carismático circuito de Long Beach, nos Estados Únidos no dia 2 de Abril. Félix da Costa tem sido um dos pilotos que mais se tem evidenciado, sendo dos únicos que mesmo estando inserido numa estrutura privada (Team AGuri) tem sido capaz de lutar contra as equipas oficiais caso da Renaul E-Dams, Audi ABT ou Virgin Citroen.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
‘Nariz frontal’! Se tivesse sido o nariz traseiro teria sido muito pior…
Piadas à parte, será que ainda há quem não perceba que este betinho não está na F1 por causa dele próprio? Se não consegue manter a compostura na FE, na WSR ou no DTM, que teria ido fazer para a F1? O Dr Marko pode ser tudo o que quiserem dizer dele, mas conhece o valor dos pilotos que recruta.
lol bateram na traseira e bateu no carro da frente e partiu o nariz da frente e teve de ir a boxe reparar . e os stewarts nao souberam ajuizar a corrida muitos pilotos cortaram as chiquanes e nao foram penalizados
Também não concordo com a sua análise à corrida e carreira do AFC, e o motorsportfan tem razão. Viram-se repetições bem claras de pessoal a cortar a direito as chicanes, e sem razão que justifique tal (toques, falta de espaço, etc..), e creio que não existiram penalizações para eles…
Há dias de manhã, que uma pessoa à tarde, não deve sair à noite. Foi isto que aconteceu ao AFC. O drive through foi de uma injustiça atroz, já que foi o único a ser penalizado por cortar a chicane. Assim de repente… o Di Grassi cortou duas ou três vezes, o Buemi ou o d’Ambrosio, não me recordo ao certo, também cortou, mas só viram o AFC, talvez devido à nova decoração do carro… :). O único erro importante, foi o despiste final, talvez porque se estaria a preparar para atacar a volta mais rápida, já que era o… Ler mais »
Dizem vocês, comentadores de bancada, que este é o melhor piloto do mundo e arredores, LOLOLOLOLOL!!!
E já agora caro JLA, este texto merecia um pouco mais de isenção, isto não é um texto digno de um jornalista, parece mais um texto de um burro com palas nos olhos.
E pronto.As coisas correram mal,saíram os abutres.Os que nunca marcam presença quando as coisas vão bem.Os melhores do mundo atrás de um monitor.Com um volante nas mãos,queria vêr.