António Félix da Costa Campeão da Fórmula E

Terminou há momentos a quarta corrida de Berlim da fórmula E e o português António Félix da Costa Campeão assegurou antecipadamente o título da Fórmula E, depois de ter sido segundo na corrida de hoje, logo atrás o vencedor, o seu colega de equipa Jean Eric Vergne.
Depois de ter chegado à Berlim na frente do campeonato, depois de ter vencido em Marraquexe, no fim de fevereiro, Félix da Costa apresentou-se no aeroporto de Tempelhof, em Berlim, pronto para fazer uma ponte aérea para o título e fê-lo duma forma absolutamente espantosa, convertendo um avanço de 11 pontos em 68, em três corridas. Hoje, chancelou o título com mais uma grande demonstração de classe ao contribuir para o primeiro triunfo do ano do seu colega de equipa, Jean Eric Vergne, que também passou a ser o segundo classificado da competição.
Com este conjunto de resultados, a DS Techeetah também é já a Campeão de equipas. Piloto campeão, segundo do campeonato, Campeã de Equipas, que mais se podia pedir na DS Techeetah. É o corolário de um grande trabalho, e a prova que a troca da BMW pela DS Techeetah tinha um objetivo muito claro: ganhar. Este é claramente um dia de glória para o automobilismo português.
António Félix da Costa conquista desta forma o seu primeiro título da Fórmula E, isto quando ainda faltam duas corridas para o final da época, que termina na próxima quinta-feira em Berlim. A DS Techeetah dominou este regresso quase a seu bel prazer, registou uma dobradinha nesta corrida, passou a tê-la no campeonato de pilotos e ainda assegurou o título das equipas.
Vergne, que arrancou da pole, arrancou bem o mesmo sucedendo com Félix da Costa. A DS Techeetah planeou uma troca de líder de modo a contribuir para a poupança de energia de ambos (sabe-se que quem vai atrás poupa mais), e permitiu a Vergne conservar também a sua energia, que permitiu que os dois DS cortassem a meta em primeiro e segundo.
Já na parte final da corrida, Félix da Costa permitiu que Vergne voltasse a passar para a frente da corrida, o campeonato estava perfeitamente assegurado, e os Nissan de Sebastien Buemi e Oliver Rowland não conseguiram, apesar de terem tentado, especialmente o suíço que passou Rowland e foi atrás de Félix da Costa. Buemi terminou a corrida em terceiro, enquanto Rowland acabou de perder a quarta posição para Nyck de Vries (Mercedes) que o ultrapassou na última volta da corrida. Lucas di Grassi fez uma corrida quase solitária e terminou em sexto, à frente de Mitch Evans.
A corrida foi interrompida por alguns momentos no seu início, pois o vencedor da corrida de sábado, Max Guenther, bateu no NIO333 de Oliver Turvey. O piloto da BMW i Andretti foi considerado culpado por esse incidente pelos Comissários Desportivos após uma investigação e vai ser penalizado em três lugares na grelha para a próxima corrida, na quarta-feira. O segundo classificado da corrida de ontem Robin Frijns, nem arrancou, devido a um problema com a bateria do seu Envision Virgin.
CAMPEÕES
Três a falar português, dois a falar francês…
2019/2020 António Félix da Costa
2018/2019 Jean-Eric Vergne
2017/2018 Jean-Eric Vergne
2016/2017 Lucas di Grassi
2015/2016 Sébastien Buemi
2014/2015 Nelson Piquet Jr
VITÓRIAS
1º Sébastien Buemi (13) 2014-2017,2019
2º Lucas di Grassi (10) 2014-2019
3º Sam Bird (9) 2014-2019
3º Jean-Eric Vergne (9) 2017-2020
5º Félix da Costa (5) 2015,2018,2020
6º Nicolas Prost (3) 2015,2016
6º Felix Rosenqvist (3) 2017,2018
6º Jerome d’Ambrosio (3) 2015,2016,2019
9º Nelson Piquet Jr. (2) 2015
9º Daniel Abt (2) 2018
9º Robin Frijns (2) 2019
9º Mitch Evans (2) 2019,2020
9º Maximilian Günther (2) 2020
14º Edoardo Mortara (1) 2019
14º Alexander Sims (1) 2019



O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Finalmente!
PARABÉNS ANTÓNIO.
Grande Antônio, a escrever o seu nome a letras de ouro neste campeonato, voltando a colocar a sua carreira novamente nos trilhos. Espero que assim continue.
Aí está o sonho cumprido.
De Portugal para o mundo, PARABÉNS ANTÓNIO!!!!!
Onde está os detractores do António?
Onde andam os que diziam que o piloto português era fraco e que seria batido pelo Vergne?
Onde andam os velhos do Restelo?
Nas filas da Farmácia?
Que se entenda este feito, temos um piloto português Campeão do Mundo FIA numa das competições bandeira da Federação.
Totalmente merecido.
PARABÉNS ANTÓNIO.
Pequena correcção: Não é campeão do mundo da FIA, apenas para o próximo ano está previsto que o campeonato de Fórmula E tenha o estatuto de campeonato do mundo. Isso não retira nada ao valor do título, a Fórmula E está em enorme crescimento, com equipas e pilotos verdadeiramente profissionais, com um lote de quase 2 dezenas de candidatos à vitória à partida de cada corrida.
Parabéns António. Um abraço da Invicta. Obrigado !
Parabéns António! Titulo inteiramente merecido. Campeão!
Cumprimentos
mais uma vez um Português no lugar mais alto do pódio… vou estar atento aos noticiários… bolas, mas só agora percebi, António não joga à bola…
Mas vai ser falado, acredite. E provavelmente vao dizer que é campeao do mundo. Sabe como são a maioria dos jornalistas. Mas aqui não é grave.
É bem verdade, infelizmente. Dá-se mais importância à contratação de um qualquer jogadrzeco de futebol do que à conquista de um título mundial.
PARABÉNS ANTÓNIO FELIX DA COSTA!
Mais um dia de glória para o automobilismo Português.
Campeão com todo o mérito e a demonstrar que é um dos melhores.
Gostava de ver aqui os comentários dos detratores do AFC, que antes do reinicio do campeonato afirmavam com “toda a sua sabedoria”, que este é um piloto vulgar e que falha sempre nos momentos decisivos. Apareçam e tenham a modéstia de reconhecerem que não conhecem a carreira do AFC.
Mais uma vez, Parabéns AFC!
Apesar de achar uma competição com algumas coisas ridiculas, fan boost a cabeça e sempre bom ver um doa nossos la em cima…valeu antonio!! Parabens !!!
GRANDE
Não consigo comentar! É uma emoção grande demais! Um sonho tornado realidade!!! Grande AFC!!!
ps – E continuem a votar pois ainda há 2 corridas e ainda pode bater o record de pontos numa temporada!