A ascensão e consagração de Pascal Wehrlein até o topo na Fórmula E

Por a 15 Dezembro 2024 12:16

Pascal Wehrlein selou o seu nome na história do automobilismo ao conquistar o seu primeiro título mundial na Fórmula E, em 2024, após uma temporada marcada por corridas e triunfos memoráveis, reviravoltas dramáticas e uma consistência invejável. O piloto alemão da TAG Heuer Porsche iniciou o ano em grande forma, mantendo o domínio do México à abertura da temporada e, ao longo do campeonato, mostrou resiliência diante dos altos e baixos que definem a imprevisível natureza das corridas. Com três vitórias cruciais e uma regularidade impressionante, Wehrlein superou adversários fortes como Mitch Evans e Nick Cassidy para alcançar a tão almejada coroa de Pilotos, consolidando a sua trajetória de sucesso desde o karting até o topo.

Pascal Wehrlein arrancou a temporada em boa forma na Formula E, mantendo o seu domínio do México para converter a pole position num quinto triunfo da sua carreira na competição de abertura, enquanto lançava corajosamente o desafio aos seus 21 fortes adversários.

O piloto da TAG Heuer Porsche, colega de equipa de António Félix da Costa, foi protagonista da luta pelo título durante toda a temporada, embora só voltasse a vencer em Misano, três meses mais tarde, beneficiando de um erro de cálculo de energia de Oliver Rowland, para ultrapassar o britânico, quando estava quase à vista a bandeira axadrezada, em Itália.

O resultado representou uma reviravolta notável em relação às 24 horas anteriores, quando uma colisão com Jean-Ric Vergne tinha deixado Wehrlein de mãos a abanar. Estes altos e baixos são típicos da famosa natureza imprevisível da Fórmula E.

Apesar de ter perdido a liderança do campeonato em casa, em Berlim, quando a Jaguar começou a andar à ‘caça’ de metade da época, uma série de quatro resultados consecutivos entre os cinco primeiros, incluindo um pódio em Xangai, manteve o alemão firmemente na luta.

Um furo provocado por contacto na segunda corrida, na China, ameaçou fazer descarrilar o desafio pelo título de Wehrlein, deixando-o a 25 pontos do topo da tabela, quando faltavam apenas quatro eventos, mas um quarto lugar em Portland trouxe-o de volta à luta, e o piloto de 30 anos entrou no final da jornada dupla em Londres a apenas 12 pontos do topo da classificação.

A vitória no dia de abertura na capital britânica levou-o a aumentar o ritmo, e o segundo lugar 24 horas mais tarde, quando os rivais da Jaguar, Nick Cassidy e Mitch Evans, ficaram sem hipóteses, garantiu a Wehrlein a cobiçada coroa de Pilotos.

Recordando um pouco o que tem sido a carreira de Pascal Wehrlein, o almão começou a andar de kart aos oito anos, vencendo vários campeonatos regionais antes de passar para as fórmulas juniores em 2010. Ganhou o seu primeiro campeonato no ADAC Formel Masters em 2011, antes de passar para a Fórmula 3 Euro Series, onde foi vice-campeão na sua época de estreia. Depois mudou-se para as corridas de carros de turismo em 2013, assinando com a Mücke no DTM. Mudou-se para a HWA na época seguinte, batendo vários recordes antes de vencer o campeonato em 2015, tornando-se o mais jovem campeão de sempre do DTM, com 20 anos.

Membro da Mercedes Junior Team desde 2014, Wehrlein assinou pela Manor em 2016, fazendo a sua estreia na Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália. Marcou o único ponto de campeonato da Manor no Grande Prémio da Áustria, antes de se mudar para a Sauber em 2017. Depois de falhar as duas rondas iniciais na sequência de uma lesão na Corrida dos Campeões, Wehrlein conseguiu mais pontos em Espanha e no Azerbaijão.

Apesar de ter marcado todos os pontos da Sauber nessa época, foi substituído por Charles Leclerc em 2018, pondo fim à sua carreira na Fórmula 1.

Depois de outra temporada no DTM com a Mercedes, Wehrlein mudou-se para a Fórmula E para a temporada 2018-19 com a Mahindra, permanecendo com a equipa até o ePrix de Marrakesh de 2020 antes da sua saída a meio da temporada. Juntou-se depois à Porsche em 2020, conquistando a sua primeira vitória no ePrix da Cidade do México de 2022 antes de obter várias outras vitórias ao longo da sua campanha de 2022-23. Em 2024, Wehrlein ganhou o seu primeiro Campeonato do Mundo, depois de vencer três ePrix no meio de uma renhida luta pelo título com Mitch Evans.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 dias atrás

A ser verdade a explicação sobre a ausência no Ruanda, o acidente no Brasil teve consequências mais graves do que pareceu na altura, já que saiu do carro aparentemente ileso.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado