Gabriel Bortoleto vs Isack Hadjar: a luta pelo título mais renhida da história da F2

Por a 6 Dezembro 2024 11:25

Depois de 13 provas, tudo se resume a meio ponto! O líder do Campeonato de Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, e o seu adversário, Isack Hadjar, estão separados por apenas meio ponto.

As corridas do último fim de semana no Qatar criaram uma última ronda em Abu Dhabi de roer as unhas, depois de uma temporada de altos e baixos, com a dupla a lutar para ser coroada Campeã de Pilotos.

O Campeonato de Pilotos de Fórmula 2 nunca esteve tão próximo como agora. O meio ponto de Bortoleto na Sprint Race de Monza, terminando num empate com Dennis Hauger, significa agora que lidera a tabela para as duas últimas corridas de 2024, por uma margem mínima.

O regresso do piloto da Kick Sauber tem sido constante, mas seguro, depois de ter tido um início de campanha ‘lento’. Só na quarta ronda é que subiu ao pódio na F2, mas desde então tem sido um exemplo de consistência.

De Imola em diante, terminou apenas uma vez fora do top 10 e conquistou duas vitórias em Feature Race nesse período. A primeira foi em Spielberg, quando lutou diretamente com o rival Hadjar, resistindo à pressão do piloto da Campos, vencendo confortavelmente.

A segunda vitória surgiu em Monza, contra todas as probabilidades, uma vez que, após um erro e um pião na qualificação, começou ambas as corridas em 22º e último.

Depois de ter subido na ordem para se juntar a Hauger na linha de meta em P8 no Sprint de sábado, Bortoleto foi ainda melhor na Feature, tornando-se o primeiro piloto na história da F2 a partir de último na grelha e a vencer.

Seguiram-se duas classificações entre os cinco primeiros em Baku para completar a sua ascensão ao topo da tabela, uma vez que Hadjar não conseguiu pontuar nas rondas de Itália e do Azerbaijão.

A corrida do fim de semana passado em Lusail também parecia estar a correr-lhe bem, quando lutou com Paul Aron pela vitória, mas um Safety Car virtual a meio da corrida mudou a situação e acabou por dar a vitória ao estónio, depois de ter sido penalizado com cinco segundos.

O mais importante é que Hadjar ficou um lugar acima de Bortoleto no pódio, colocando o piloto da Red Bull Junior Team de novo na luta pela vitória.

A campanha de Hadjar tem tido mais altos e baixos em comparação, mas o piloto da Campos Racing também tem sido impressionante. Teve igualmente um início lento em 2024, mas conseguiu a sua primeira vitória na F2 na terceira ronda, em Melbourne. Na prova seguinte, lutou diretamente com Bortoleto pela vitória na Feature de Imola, resistindo à pressão no final da corrida para acrescentar uma segunda vitória ao seu palmarés.

Teve a infelicidade de não conseguir a terceira vitória consecutiva em Monte Carlo, uma vez que uma intervenção tardia do Safety Car lhe tirou uma vitória quase certa das mãos, mas na 8ª ronda fez as pazes com a sorte.

Ao conquistar a sua terceira vitória na Feature Race da época em Silverstone, Hadjar tomou o lugar de Aron no topo do Campeonato de Pilotos e aumentou essa vantagem com a quarta vitória do ano em Spa-Francorchamps.

Mais uma vez, o francês lutou com Bortoleto e Aron pela vitória e levou a melhor.

Esta vitória colocou-o a uma curta distância do recorde de Charles Leclerc na F2 de cinco vitórias em Feature Race numa única época. Mas depois veio uma fase difícil, pois não conseguiu pontuar nas rondas de Monza e Baku, precisamente quando Bortoleto atingiu a sua melhor forma do ano.

Portanto, agora, meio ponto, não é ‘nada’, e o título resume-se a quem ficar na frente do outro, desde que nos pontos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado