Fórmula 2, Monza: Théo Pourchaire foi o mais rápido numa sessão de qualificação lamentável
A sessão de qualificação da ronda de Monza do Campeonato FIA de Fórmula 2 foi um triste espetáculo para quem a viu, com as equipas e pilotos a passarem mais tempo à espera para ver quem seria o primeiro em pista para entrarem em pista no seu cone de aspiração, tentando tirar partido disso. O problema foi que ninguém queria ser o primeiro. Uma cena lamentável e pouco digna para o automobilismo.
Do pouco que se fez em pista, Kush Maini foi o primeiro a registar um tempo na tabela, 12 minutos após o início da sessão. Na luta particular entre os dois pilotos candidatos ao título, Frederik Vesti foi o quinto mais rápido, estando vários lugares à frente do rival Pourchaire, caindo depois para oitavo.
Pourchaire melhorou o seu anterior registo e com 1:32.328s passou para a frente da tabela de tempos, enquanto Oliver Bearman foi o segundo mais rápido. Todos regressaram às boxes para substituir os pneus, mas Jak Crawford não chegou a iniciar a sua próxima tentativa, uma vez que teve um princípio de incêndio ainda no pitlane. Enquanto isso, em pista era uma confusão, uma vez que todos regressaram em grupo e não tiveram a oportunidade de melhorar os tempos anteriores. Ralph Boschung tentou sozinho marcar um tempo e alcançou o 10º mais rápido. Os restantes iam acelerando o seu ritmo quando o tempo da sessão ia terminando. Uma confusão tremenda, com alguns momentos mais perigosos em que os pilotos podiam ter batido, como nas travagens para as chicanes e para a parabólica.
Apesar de não ter melhorado o seu anterior tempo, Pourchaire garantiu a pole com uma vantagem de 0,159s sobre Bearman, enquanto Boschung conquistou o primeiro lugar da grelha de partida para a corrida sprint.
Foto: Sauber Motorsport
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Se não chegaram a nenhuma espécie de acordo, amanhã ainda acontece o mesmo na F1.
Não seria a primeira vez. Não me lembro bem se em 2020 ou 2021, tivemos uma cena muito parecida na F1.
Foi em 2019, mas na altura, curiosamente, ninguém achou «lamentável».
Foi a primeira vez. Toda a gente achou estranho, mas passou. Só que hoje, foi na F3, na F2… e veremos se não vamos ver o mesmo na F1. Na F2 foi mesmo vergonhoso. É que só acontece em Monza. Quem ligasse a TV naquela altura, e visse tantos carros praticamente parados, pensaria que era um engarrafamento no IC19, não numa pista de automóveis.
Situação muito fácil de resolver, basta proibir os cones de aspiração ou, melhor ainda, aplicar uma multa valente às equipas.