Fórmula 2, Barcelona: Jak Crawford vence corrida principal
Jak Crawford garantiu a sua primeira vitória numa corrida de Fórmula 2 em Barcelona, com o seu companheiro de equipa na DAMS, Juan Manuel Correa, a juntar-se a ele no pódio após utilizar uma estratégia alternativa. Franco Colapinto (MP Motorsport) alcançou o segundo lugar da classificação.
Na largada, o polesitter Paul Aron (Hitech Pulse-Eight) manteve a liderança, enquanto Crawford conseguiu segurar Franco Colapinto no segundo lugar. A corrida foi rapidamente interrompida com a entrada do Safety Car, na sequência de uma colisão entre Victor Martins (ART Grand Prix) e Dennis Hauger (MP Motorsport) na curva 2, que deixou ambos os pilotos na gravilha.
No recomeço da corrida, Aron começou por criar uma vantagem, mas Crawford, cuja equipa DAMS demonstrou um forte ritmo com os pneus duros durante a corrida Sprint de sábado, fez uma paragem no final da oitava volta. Aron fez a paragem três voltas mais tarde e, nessa altura, os pneus duros de Crawford já tinham atingido a temperatura. Isto permitiu a Crawford ultrapassar Aron por fora da curva 3, assumindo a liderança.
Seguiu-se um breve período de Safety Car virtual (VSC) para retirar o carro da AIX Racing de Taylor Barnard do interior da última curva. Após o reinício, Aron teve dificuldades e acabou por deslizar pela gravilha na última curva, ficando atrás de Gabriel Bortoleto (Invicta Racing), Colapinto e Zak O’Sullivan (ART Grand Prix).
Seguiu-se outro período de VSC quando o companheiro de equipa de Barnard, Joshua Duerksen (AIX Racing), que liderava com uma estratégia alternativa, abrandou e parou. Nessa altura, Duerksen tinha 6,6 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Correa, e 28,4 segundos sobre Crawford.
Após o segundo recomeço, Colapinto ultrapassou Bortoleto para o que seria o segundo lugar e começou a aproximar-se de Crawford. Entretanto, Aron recuperou para terceiro, mas teve de se defender de Correa, que usava pneus macios novos após ter parado a dez voltas do fim. Correa passou rapidamente pelo pelotão, ultrapassando Isack Hadjar (Campos Racing) e Bortoleto antes de ultrapassar Aron, em terceiro, a cinco voltas do fim.
Apesar do ritmo rápido de Correa, Crawford manteve a liderança e venceu com 1,4 segundos de vantagem sobre Colapinto. Correa terminou 4,4 segundos atrás de Colapinto, assegurando o seu lugar no pódio após ter perdido o terceiro lugar de sábado devido a uma penalização pós-corrida por excesso de limites de pista.
Aron terminou em quarto, aumentando a sua vantagem no campeonato sobre Hadjar, que subiu impressionantemente do 11.º para o quinto lugar. Kush Maini (Invicta Racing) terminou em sexto, apesar do contacto na última volta com o seu companheiro de equipa, Bortoleto, quando este fazia uma manobra por fora na primeira curva.
O top 10 foi completado por Zane Maloney (Rodin Motorsport), Amaury Cordeel (Hitech Pulse-Eight) e Josep Maria Marti (Campos Racing).
Foto: Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Eu faço aqui uma pergunta aos meus colegas foristas que acompanham a F2: já viram alguma corrida do Antonelli que justifique a sua passagem à F1? Eu ainda não vi nada, muito menos numa equipa de topo, mas vi a maioria das corridas, mas não todas. O melhor rookie, para mi, é o Bortoleto, mas mais uma vez foi demasiado agressivo no início da corrida e nas defesas de posição e isso mata-lhe o último terço das corridas. Tem de limar essas arestas. Já agora, é devida uma vénia ao Juan Manuel Correa, pela sua perseverança. Nem antes do acidente… Ler mais »