Fórmula 2, Abu Dhabi: Jack Doohan garantiu a última pole position da época
Jack Doohan batu Victor Martins na discussão pela última pole position da temporada do Campeonato FIA de Fórmula 2, conquistando o primeiro lugar na grelha de partida para corrida principal da ronda em Abu Dhabi, que decide o campeão de 2023.
Jack Doohan assegurou a última pole position da época de 2023 com um tempo de 1:35.567s, batendo Victor Martins e Kush Maini, no circuito de Yas Marina, numa sessão de qualificação dominada pelos pilotos da Academia Alpine.
Na luta pelo título, Théo Pourchaire tem um fim de semana difícil pela frente, depois de ter falhado um lugar entre o top 10 ao ter terminado a qualificação na 14ª posição. O seu rival direto, Frederik Vesti, vai começar a corrida Sprint de amanhã da primeira linha da grelha de partida, depois de ter terminado a sessão em nono.
Roman Stanek, da Trident, foi o primeiro a registar um tempo com 1:37.591s, mas não se manteve no topo da tabela de tempos durante muito tempo, uma vez que Ayumu Iwasa passou a ser o mais rápido com 1:37.181s, três décimos à frente de Amaury Cordeel.
Martins voltou a entrar em ação depois de ter sido o mais rápido nos treinos livres, mantendo 0,489s de vantagem sobre Iwasa, com 1:36.692s.
Reforçando a sua posição na liderança da tabela de tempos na sua segunda tentativa, Martins melhorou o seu registo anterior em 0,341s. Apesar de um setor intermédio pouco animado, Doohan voltou a ficar a cinco milésimos de Martins, enquanto Maini também ficou a menos de um décimo da pole provisória em terceiro e Vesti subiu ao sexto posto.
Depois de uma breve paragem nas boxes, o pelotão voltou a sair a 16 minutos do fim. Iwasa recuperou o tempo mais rápido com 1:36.085s, e a resposta de Martins deixou-o a 0,008s do piloto da
piloto da DAMS. No entanto, Doohan atacou e entrou na casa dos 1:35s, passando a estar na pole provisória, dois décimos à frente de Maini. Martins e Iwasa tentaram encontrar uma resposta para o australiano, mas não conseguiram, até porque Doohan não mostrou sinais de abrandamento, melhorando o seu tempo anterior para conquistar a pole com mais de dois décimos de vantagem.
Maini ficou em terceiro, à frente de Zane Maloney, da Rodin Carlin, que igualou o seu melhor resultado de qualificação na Fórmula 2. Iwasa ficou com o quinto tempo, à frente de Dennis Hauger, Richard Verschoor e Isack Hadjar. Vesti manteve-se na luta pelo título em nono e vai começar a corrida de sábado na primeira fila da grelha ao lado de Enzo Fittipaldi, o pole sitter para a Sprint. Pourchaire vai alinhar no 14º posto em ambas as corridas.
Foto: Clive Mason/ Formula Motorsport Limited
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI