Fórmula 2, Abu Dhabi: Gabriel Bortoleto é Campeão

Por a 8 Dezembro 2024 10:49

A temporada de Fórmula 2 de 2024 chegou ao fim numa emocionante corrida final no Circuito de Yas Marina, que viu Joshua Duerksen conquistar a sua primeira vitória e Gabriel Bortoleto garantir o título do Campeonato de Pilotos. Foi um final adequado para uma temporada cheia de drama, estratégia e desempenhos de destaque, com a Invicta Racing também a selar o Campeonato de Equipas.

A corrida de Bortoleto começou com nota alta, fazendo uma brilhante largada, assumindo a liderança desde o início. O piloto da Invicta Racing estava determinado a terminar a sua época com um desempenho de afirmação, mas a corrida estava longe de ser simples. Logo no início da corrida, Kush Maini colocou-se em segundo lugar, criando um comboio de DRS atrás de si que incluía Duerksen, Martí, Beganovic e Martins.

Bortoleto enfrentou desafios ao longo da corrida. Ele teve problemas nos travões e acabou fora da pista na curva 6 (na volta 8), permitindo que Joshua Duerksen e Victor Martins passassem. Apesar deste contratempo, o brasileiro manteve a compostura. O seu foco passou a ser manter o controlo e ficar à frente dos seus rivais pelo título.

Enquanto Bortoleto geria as suas aspirações no campeonato, foi Joshua Duerksen que roubou as atenções ao executar uma corrida quase perfeita. O piloto da PHM Racing aproveitou as jogadas de estratégia e as batalhas em pista, acabando por roubar a liderança a Bortoleto. A condução limpa e o ritmo consistente de Duerksen ajudaram-no a afastar a concorrência, especialmente nas últimas voltas, onde manteve uma diferença crucial de 2,1 segundos. A vitória marcou o seu primeiro triunfo na Fórmula 2 e assegurou que o seu nome seria recordado como parte deste dramático final de época.

A luta pelos últimos lugares do pódio não foi menos dramática. Richard Verschoor demonstrou uma excelente manobra de corrida, usando a aderência superior dos seus pneus novos para passar pelo pelotão. Na volta final, Verschoor estava no DRS de Victor Martins, e seguiu-se uma batalha emocionante, que sorriu a Verschoor.

Para alguns, a corrida foi uma história de frustração. A corrida de Isack Hadjar terminou antes de começar, após uma falha no arranque. As aspirações ao título morriam logo aí.

Ao cair da bandeira axadrezada, a classificação final do campeonato foi confirmada. Gabriel Bortoleto conquistou o Campeonato de Pilotos, tornando-se um título consecutivo após o seu triunfo na Fórmula 3 de 2023.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
13 dias atrás

Campeão justíssimo. É um piloto muito rápido e muito inteligente.
Atenção a Durksen, para o próximo ano. Se estivesse numa equipa melhor, teria entrado na luta este ano.
Não fazia tenção de voltar a uma história que já passou á história, mas teve de ser. Há cerca de uma década, Helmut Marko descartou Félix da Costa, porque ele não aguentava a pressão. Pergunto Isack Hadjar aguenta a pressão? Os seus rádios dizem o contrário. Se, como se especula, ele estará na “Toro Rosso” no próximo ano, vão ter de lhe arranjar um bom psicólogo. Rápido ele é, mas falta-lhe cabeça.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
13 dias atrás

Ele tinha 2 voltas de atraso e pensava que ao ultrapassar o Bortoleto estava na mesma volta e insistiam como se estivessem a disputar alguma coisa. Parece que às vezes é alucinado.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
13 dias atrás

Ele parece ser muito nervoso, o que o prejudica bastante. É o oposto do Bortoleto.

Cágado1
13 dias atrás

Não digo muito diferente da Pity:
Totalmente merecido do Bortolet, um grande piloto, que soube crescer ao longo do ano.
O Hadjar não tem cabeça nem categoria para mais.
Durksen um grande candidato para o ano que vem, mas há rookies com muito boas indicações.

ZeCambota
ZeCambota
12 dias atrás

Esperemos que para o próximo campeonato a SportTV encontre alguém à altura para comentar as corridas de F2. O Sérgio Veiga pode ser que tenha algum jeito para análises de Fórmula1, agora para fazer comentários de F2 em directo vale muito pouco. Conjecturas, enganos parvos, previsões fantasiosas, enfim, um rol de disparates. SportTV, por favor ponham lá outra pessoa que realmente seja competente para a função de comentador.

Pity
Pity
Reply to  ZeCambota
12 dias atrás

O meu caro tem andado muito “a leste do paraíso”. Há já algum tempo que se sabe que, a partir da próxima época, a F1 e associadas, passam para a DAZN (ex Eleven)

últimas Formula 2
últimas Autosport
f2
últimas Automais
f2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado