F2: Recorde o campeonato até aqui…

GP Bahrein
Lando Norris e Artem Markelov dividiram as vitórias no primeiro fim de semana da Fórmula 2, com o jovem ‘reserva’ da McLaren a liderar já o campeonato, nove pontos na frente de Markelov, com Sérgio Sette Camara em terceiro, dois pontos mais atrás.
Lando Norris começou da melhor maneira a sua temporada de estreia na F2, fez a pole position, venceu a primeira corrida e conseguiu ainda a volta mais rápida, dominando uma contenda em que terminou com uma vantagem de 7.6s para Sérgio Sette Câmara, seu colega de equipa na Carlin. O brasileiro foi um dos destaques da corrida, já que arrancou da sexta posição, terminando em 2º.
Artem Markelov, que arrancou das boxes, esteve em grande destaque, chegando ao pódio, vencendo depois a segunda corrida do fim de semana. O russo, que é apoiado pela Renault, arrancou de sexto, depressa chegou a terceiro. Nyck de Vries liderou a prova desde o início, mas parou cedo a acabou apenas em quinto. Quem aproveitou foi Markelov, com Maximilian Günther a ser segundo, na frente de Sette Câmara, que teve de resistir aos ataques do seu companheiro de equipa, Lando Norris, quarto.
GP Azerbaijão
A Fórmula 2 foi até ao Azerbaijão para o seu segundo fim de semana de competição. Resultado, mais duas boas corridas. Alexander Albon e George Russel foram os vencedores. Na primeira corrida, Albon falhou o arranque, mas na curva 3 recuperou. Mais tarde, caiu para quarto na ida às boxes com Russel a liderar confortavelmente a corrida. Mas o Safety Car misturou tudo, e no recomeço, Russel e Nyck de Vries erraram e entregaram a liderança a Antonio Fuoco sendo que o italiano foi ultrapassado por Albon, que venceu na frente de Aitken, piloto que fez uma magnífica recuperação, e Fuoco.
Na segunda corrida, Russel arrancou de 12º, mas chegou facilmente a 5º, e depois a segundo. A recuperação foi completa quando ultrapassou Sérgio Sette Câmara, chegando assim ao primeiro posto.
O brasileiro brilhou na segunda corrida e, na primeira volta, passou de quinto para segundo, posição em que terminou, mas foi depois desqualificado por falta de combustível. Com isto, de Vries subiu a segundo e Nicholas Latifi foi terceiro, com Norris a subir a quarto. Nas contas do campeonato, Norris é primeiro, com 55 pontos, mais 14 do que Albon e 15 do que Sette Câmara.
GP Espanha
Foi um fim de semana em grande para a ART Gran Prix, que viu os seus pilotos venceram as provas do passado fim de semana em Barcelona. Na primeira corrida a chuva que caiu sobre o circuito complicou a vida no início da prova aos pilotos. Alexander Albon não foi capaz de segurar o primeiro lugar conquistado na qualificação e foi Nyck de Vries a liderar nas primeiras voltas até ser passado por George Russell. Albon ainda recuperou até ao segundo posto, mas as borrachas não corresponderam e caiu na classificação. Lando Norris e Jack Aitken usaram estratégias alternativas e conseguiram recuperar posições – Norris largou de oitavo e Aitken de quinto. Aitken ficou na frente de Norris depois da paragem nas boxes, mas este último devolveu a posição ao piloto da ART pouco depois em pista. Russel e De Vries lutaram muito, mas a vitória caiu para o jovem da Mercedes, Russell, seguido de De Vries e Lando Norris, ambos pilotos da McLaren. Na segunda corrida Aitken liderou desde a partida, depois de ter começado em terceiro, ultrapassando Sérgio Sette Câmara e Artem Markelov. Manteve-se na frente de Alex Albon que conseguiu passar Sette Câmara, este último obrigado a desistir, facto que permitiu a Lando Norris voltar a subir ao pódio. Após a terceira ronda da Fórmula 2, Lando Norris lidera o campeonato com 80 pontos, mais 13 do que Albon e 18 que Russell.
GP Mónaco
Lando Norris chegou aos 100 pontos no Mónaco e estendeu a sua liderança na Fórmula 2 com Artem Markelov e Alexander Albon a completarem o top 3 da competição, ambos com 71 pontos. O duo da ART Grand Prix, George Russell e Jack Aitken, completam o top 5, com 62 e 49 pontos, respetivamente. Mas como aqui chegámos? Arten Markelov venceu a primeira corrida, apesar de arrancar de terceiro pois aproveitou um estranho incidente entre Nyck de Vries e Alexander Albon – primeiro e segundo, bateram à entrada da via das boxes – para subir à liderança, terminando com uma vitória tranquila. Sean Gelael foi segundo mas a mais de 10s de Markelov e o espanhol Roberto Merhi terceiro. Lando Norris arrancou de 17º e terminou em 6º, mas com uma penalização pelo meio.
A segunda corrida foi muito acidentada, terminando, inclusive, atrás do safety car. Antonio Fuoco foi o vencedor, depois de partir da pole position e de ter conseguido suster todos os ataques de Lando Norris, que terminou em segundo e aumentou com isso a sua liderança no campeonato.
A fechar o pódio ficou o colega de equipa de Fuoco na Charouz Racing System, Louis Delétraz. O piloto suíço também teve uma boa luta com o vencedor da primeira corrida, Artem Markelov, que, desta vez, terminou em quarto.
GP França
Paul Ricard marcou o quinto fim de semana do ano da Fórmula 2, uma competição em que os ‘protegidos’ das equipas de Fórmula 1 continuam a lutar entre si pela primazia no campeonato. Apesar de Lando Norris (ligado à McLaren) ainda manter o ascendente no campeonato, o último fim de semana não lhe correu nada bem, já que somou apenas seis pontos, algo bem diferente dos 29 que somou George Russell (Mercedes F1), que dessa forma se aproximou fortemente da frente do campeonato, com Norris a ter agora apenas 13 pontos de avanço.
Também Nyck de Vries (McLaren F1) realizou uma excelente operação em França. Depois de três corridas sem pontos, somou também 29 em Paul Ricard, o que lhe permitiu regressar aos lugares da frente no campeonato.
Na primeira corrida o triunfo foi para George Russell. O piloto britânico arrancou da pole position e conseguiu manter-se sempre na primeira posição. No entanto, nas últimas voltas foi muito pressionando por Sérgio Sette Câmara. Mas o brasileiro da Carlin, apesar das várias tentativas, nunca conseguiu subir à liderança, tendo que se contentar com o segundo lugar.
Roberto Merhi foi o terceiro classificado, mas já a 33 segundos. Lando Norris, líder do campeonato, partiu mal e apostou na chuva, que acabou por não surgir, tendo por isso que fazer uma paragem adicional, terminando apenas em 17º.
Na segunda corrida, foi a vez de Nyck De Vries brilhar, com um triunfo dominador, numa corrida em que vários pilotos foram afetados por contratempos mecânicos, o que mostra que o carro deste ano da F2 continua a ter problemas a esse nível. George Russell e Nirei Fukuzumi foram para as boxes após a volta de formação, bem como Artem Markelov. Ralph Boschung e Roberto Merhi não arrancaram para a corrida. Sean Gelael também desistiu com problemas mecânicos.
O homem da pole, Makino, arrancou mal, Nicholas Latifi assumiu a dianteira, com Louis Deletraz e de Vries logo atrás. Pouco depois, ambos passaram o líder, Latifi, e por fim foi a vez de De Vries, que também não demorou muito a chegar à liderança. Com um ritmo superior, construiu uma margem de 9.6s, e venceu. Deletraz segurou o segundo lugar, por pouco face a Luca Ghiotto.
Antonio Fuoco defendeu o quarto posto face a Sergio Sette Camara, com o brasileiro a perder, mais tarde, a posição para Lando Norris.
GP Áustria
Mais um bom fim de semana para George Russel, que em dois fins de semana somou 70 pontos, bem mais que os 24 alcançados por Lando Norris, que perdeu a liderança da competição e vê agora o ‘protegido’ da Mercedes destacar-se no campeonato. Com a F2 a atingir o meio da temporada, George Russell vai para Silverstone com 132 pontos, mais 10 que Lando Norris, com Artem Markelov a passar para terceiro no campeonato com 94 pontos. George Russell venceu a primeira corrida do fim de semana, com o piloto britânico a conquistar a pole position e a manter-se quase sempre na primeira posição. Esta foi a quarta vitória de Russell esta temporada. Lando Norris, líder do campeonato, terminou em segundo, depois duma boa luta com Roberto Merhi, levando a melhor sobre o espanhol, que acabaria por terminar apenas em quarto, atrás de Antonio Fuoco, que completou o pódio.
Na segunda corrida, o triunfo foi para Artem Markelov. Uma vitória tranquila depois de arrancar da pole position, fruto da grelha invertida. Esta foi a terceira vitória do ano para Markelov. George Russell foi o piloto do dia – e do fim de semana – terminando em segundo, depois de arrancar de sétimo. Sergio Sette Câmara fechou o pódio e Lando Norris não foi além do 11º lugar, perdendo o comando do campeonato.
GP Grã-Bretanha
Alexander Albon e Maximilian Günther dividiram os triunfos nas duas corridas da F2 em Silverstone. No campeonato, George Russell lidera agora com 170 pontos, mais 37 do que Lando Norris. O terceiro posto pertence a Albon, com 115 pontos, mais 5 do que Artem Markelov.
Na 1ª corrida, Alexander Albon foi mais forte que o autor da pole position, George Russell, e venceu a primeira corrida de Silverstone da Fórmula 2, conquistando aquela que é a sua segunda vitória em 2018. Albon, piloto da DAMS, aproveitou da melhor forma uma paragem nas boxes menos boa do líder do campeonato, para vencer. Russell foi segundo, apesar duma penalização, e o que fez foi suficiente para dilatar a sua vantagem no campeonato face a Lando Norris, que também perdeu posições devido a uma má paragem nas boxes. Já Antonio Fuoco, conquistou o seu segundo pódio de três corridas, terminando em terceiro.
Na 2ª corrida, Maximilian Günther assegurou a sua primeira vitória na F2. O piloto alemão partiu da pole position e manteve sempre o primeiro lugar, apesar de ter sido pressionado por Nyck de Vries, e depois por George Russell, que arrancou do sétimo posto e conseguiu recuperar até segundo, terminando a corrida a pressionar Günther, mas sem conseguir passar para a liderança. A fechar o pódio ficou Lando Norris, que arrancou de 10º, mas conseguiu recuperar até ao pódio.
GP Hungria
Continua muito interessante a luta dos jovens lobos aspirantes à F1. Cinco vencedores diferente em oito eventos, numa competição em que existem claramente bons valores para alimentar a F1 num futuro próximo.
Na primeira corrida, o vencedor foi Nyck de Vries, numa corrida que começou apenas após várias voltas atrás do Safety Car devido ao piso molhado.
O brasileiro Sérgio Sette Câmara (Carlin) conseguiu a pole, mas o espetáculo esteve, nesta primeira parte da corrida, por conta de Lando Norris (Carlin), protegido da McLaren. Largando do quarto lugar e tendo assistido aos problemas do líder do campeonato, George Russell (ART) – que foi obrigado a largar das boxes devido a um problema mecânico – Norris precisou de 11 voltas para to- mar conta do primeiro lugar com um ritmo intratável em que, em algumas voltas, chegou a ser três segundos mais rápido que os seus adversários. A pista molhada destacava o talento do jovem britânico.
George Russell acabou por abandonar e Sette Câmara foi escorregando pela classificação à medida que a pista secava e foi aí que a corrida mudou de protagonista.
Nyck de Vries, piloto da Prema, mostrou-se imediatamente rápido com os pneus para seco, derretendo a enorme vantagem de Norris, passando para o comando da corrida na 27a volta. Nunca mais ninguém o ‘viu’. Lando Norris colocou-se à mercê de Sette Câmara, e a luta foi interessante até o brasileiro cometer um erro e cair na classificação, deixando Antonio Fuoco no lugar mais baixo do pódio, com Jack Aitken colado aos escapes do Dallara do italiano. A corrida terminou com a vitória de Nyck de Vries, seguido de Lando Norris e Antonio Fuoco.
Na segunda corrida foi Alexander Albon a vencer. O piloto tailandês, nascido em Londres, beneficiou, tal como Luca Ghiotto, de um arranque menos conseguido dos homens da linha da frente, Artem Markelov e Sérgio Sette Câmara. Albon e Ghiotto ficaram com as posições da frente, com vantagem para o italiano da Campos Racing, que foi capaz de a aumentar depois de um período de Virtual Safety Car, originado por um toque na primeira volta.
Albon atacou forte e conseguiu encurtar a distância para Ghiotto e perto do final o piloto da DAMS conseguiu subir à primeira posição e cavar um fosso considerável. O despromovido ao segundo lugar ainda teve Sette Câmara por perto, mas o brasileiro ficou-se pelo terceiro posto na corrida. Artem Markelov perdeu muitas posições e quem aproveitou foi Lando Norris que ficou com a quarta posição à frente de Roberto Mehri. Nyck de Vries, vencedor da primeira corrida, ficou-se pela sétima posição, atrás de Nirei Fukuzumi (que lhe roubou o sexta posto). A completar o top 10 tivemos George Russell, que fez uma excelente recuperação, tendo largado de último (o britânico teve problemas no seu monolugar no sábado), Louis Deletraz e Jack Aitken.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI