F2: Quem será o próximo campeão?
O GP de Abu Dhabi de F1 terá muitos pontos de interesse e apesar dos campeonatos estarem decididos, há ainda boas disputas para seguir ao longo do fim de semana. No entanto, na F2, está tudo por decidir. Os campeonatos de pilotos e de equipas vão ser entregues em Abu Dhabi e há três candidatos ao título.
Theo Pourchaire está prestes a conquistar o título que lhe escapou no ano passado, mas terá ainda de lidar com os ataques finais de Frederik Vesti e Ayumu Iwasa ambos ainda na luta pelo título.
Pourchaire é um dos grandes talentos jovens da atualidade. Depois de uma carreira brilhante nos karts, mudou-se para os automóveis onde venceu o campeonato francês e alemão de F4 (2018 e 2019, respetivamente). Foi vice-campeão de F3 em 2020 e na sua primeira época na F2, 2021, foi quinto classificado. No ano passado lutou pelo título com o brasileiro Felipe Drugovich, que acabou por conquistar o troféu, com Pourchaire a ter de se contentar com o segundo lugar. Este ano, Pourchaire chega a Abu Dhabi com 25 pontos de vantagem. Os 191 pontos conquistados (uma vitória, nove pódios, duas poles) e a diferença para os adversários são uma boa almofada. Pourchaire, piloto da Sauber tem tudo para ser campeão, mas precisa ainda de enfrentar os adversários nas duas corridas que faltam.
O adversário que mais próximo está de Pourchaire é Frederik Vesti. O piloto da Mercedes tem um currículo um pouco mais modesto que Pourchaire, mas já conta com um vice-campeonato na F4 dinamarquesa e um título na Fórmula Regional. Este ano conquistou 5 vitórias e mais três pódios (uma pole). O grande problema de Vesti é que ficou “a zeros” por cinco vezes, o que lhe complicou a vida. Ainda pode chegar ao título, mas terá de afastar todo o azar e esperar que Pourchaire tenha um fim de semana menos conseguido.
Ayumu Iwasa, da Red Bull, ainda é, matematicamente, candidato ao título. Campeão na F4 francesa, não teve muito sucesso na F3, mas deu-se bem na F2, onde conseguiu ser quinto na sua época de estreia, no ano passado. Tem três vitórias e três pódios, mas está a 39 pontos, o mesmo número de pontos em disputa no fim de semana. Terá de ter um fim de semana perfeito e esperar deslizes dos adversários para poder sonhar com o título.