Fórmula 2: Nyck De Vries vence prova com duas faces
O Hungaroring foi o palco para a oitava jornada de doze previstas no calendário do Campenato FIA de Fórmula 2, sendo disputada hoje a corrida “Feature” com 37 voltas e amanhã a “Sprint” com 28 voltas. A Pirelli trouxe para a Hungria os pneus médios e supermacios, além dos intermédios e de chuva forte.
A corrida começou após várias voltas atrás do “safety car” devido ao piso molhado, começando ligeiramente mais tarde e com pneus para piso molhado.
O brasileiro Sergio Sette Câmara (Carlin) conseguiu a “pole position” para a corrida “Feature” (e os 4 pontos de bónus), mas o espetáculo esteve, nesta primeira parte da corrida, por conta de Lando Norris (Carlin), protegido da McLaren. Largando do quarto lugar e tendo assistido aos problemas do líder do campeonato, George Russell (ART) – que foi obrigado a largar das boxes devido a um problema mecânico – Norris precisou de 11 voltas para tomar conta do primeiro lugar com um ritmo intratável que, em algumas voltas, chegou a ser três segundos mais rápido que os seus adversários. A pista molhada destacava o talento do jovem britânico.
Já o dia de George Russell, protegido da Mercedes, começou mal como referimos, mas após uma dúzia de voltas tornou-se ainda pior, pois foi forçado a entrar nas boxes para abandonar a corrida, com um carro claramente inferiorizado. Largou das boxes e não largou o último lugar até deitar a toalha ao chão, enfurecido com o problema e com a liderança do seu maior adversário, Lando Norris.
Entretanto, o “pole sitter”, Sette Camara, foi escorregando pela classificação à medida que a pista secava e quando parou nas boxes para trocar de pneus, seguia já na quarta posição. O líder parou mais tarde e caiu para a terceira posição, tudo ao sabor das paragens nas boxes. Com a pista a secar, todos deitaram mão aos pneus para piso seco e a corrida mudou de protagonista.
Nyck de Vries, piloto da Prema, mostrou-se, imediatamente rápido com os pneus para seco, enquanto que o carro da Carlin perdia andamento. Não espantou, por isso, que o holandês derretesse a enorme vantagem de Norris como um cubo de gelo ao sol e à 27ª volta, passou para o comando da corrida.
O piloto protegido pela McLaren nem se deu ao trabalho de esboçar a defesa e com George Russell fora de corrida, todos os pontos são preciosos. E a verdade é que assim que passou pelo piloto da Carlin, Nyck de Vries foi-se embora e em um par de voltas colocou a diferença em quase 10 segundos!
Com notórias dificuldades com a afinação do seu carro para piso seco, Lando Norris colocou-se à mercê de Sette Camara, seu colega de equipa. E uma vantagem que chegou a ser de 12 segundos, desapareceu em mais uma mão cheia de voltas e com várias voltas mais rápidas, o brasileiro colou-se ao britânico que, nessa altura da corrida, tinha os pneus em péssimo estado e lutava por se manter em pista.
Porém, as corridas têm destas coisas e a seis voltas do final, Nicolas Latifi ficou parado na pista e fez com que a direção de prova instalasse um Safety Car Virtual, dando o balão de oxigénio que Lando Norris precisava, numa altura em que Sette Camara estava a aproximar-se dos escapes do seu monolugar e o terceiro posto parecia uma inevitabilidade. Os comissários foram rápidos a retirar o carro de Latifi, mas no cronómetro estavam a indicação de cinco minutos para o final do tempo de corrida. Apesar disso, a corrida retomou pouco depois com Sette Camara a fazer a vida negra a Lando Norris. Na frente, Nyck de Vries estava a caminho de uma confortável vitória.
Um par de ataques de Sergio Sette Camara a Lando Norris, seu colega na Carlin, mostraram que estava mais rápido que o britânico e numa fase de algum desespero o brasileiro, cometeu um erro e deu um trambolhão de terceiro para sétimo, deixando Antonio Fuoco no lugar mais baixo do pódio, com Jack Aitken colcado aos escapes do Dallara do italiano.
Entretanto, Ralph Boschung (MP Motorsport) “roubava” os dois pontos de bónus para a volta mais rápida ao fazer 1m32,472s na 34ª volta, depois de mais uma passagem pelas boxes para trocar pneus.
Atrasado, Sette Camara tentou, ainda, recuperar alguma coisa e envolveu-se numa luta com Luca Ghiotto (Campos Racing), mas o tempo máximo escoou-se e a corrida terminou com a vitória de Nyck de Vries, seguido de Lando Norris e Antonio Fuoco. Fecharam os cinco primeiros Jack Aitken (ART Grand Prix) e Alexander Albon (Dams). Como referimos, George Russell (ART Grand Prix) não terminou a corrida, oferecendo a Lando Norris a oportunidade de se aproximar na luta pelo título, ele que estava a 37 pontos do piloto da Mercedes e segue para a corrida “Sprint” de amanhã com um défice bem mais curto de apenas 19 pontos, pois Russel marcou zero pontos.
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