F2, GP do Bahrein: Theo Pourchaire vence corrida louca
Se é isto o que a F2 tem reservado para nós durante esta época 2022, vamos ter uma temporada louca. A primeira corrida principal do ano teve um pouco de tudo, com grandes prestações, jogadas estratégicas, toques e (muitos) erros nas paragens nas boxes. Theo Pourchaire foi o piloto que melhor geriu tudo o que aconteceu na corrida e venceu a prova.
Jake Doohan largou da pole mas teve um mau arranque, tal como Pourchaire, com Juri Vips e Ralph Boschung a assumirem os primeiros lugares, com vantagem para Vips que parecia decidido a conseguir uma vitória.
Marcus Armstrong, Calan Williams e Olli Caldwell destacavam-se por terem conseguido recuperar muitas posições no arranque mas a estrela era mesmo Ayumu Iwasa, largando de último, foi subindo até chegar ao top 10.
O primeiro safety car do dia foi motivado pelo pião de Frederik Vesti que ficou parado na pista, reagrupando o pelotão. Isso não motivou grandes mudanças na frente, mas as paragens nas boxes mudaram a face da corrida. Vips parou para trocar de pneus, mas uma falha no macaco hidráulico fez o piloto estónio perder muito tempo e atirou por terra a possibilidade de vitória. Pourchaire e Doohan estavam ainda na luta, quando Doohan saiu das boxes, depois da troca de pneus, entrou em luta direta com Pourchaire. O duo não evitou o toque e o pole sitter ficou com a asa danificada, sendo obrigado a regressar às boxes. Quem aproveitou foi Liam Lawson que assumiu o segundo lugar. Atrás, além de Iwasa, também o estreante Dennis Hauger dava nas vistas com uma espetacular ultrapassagem a Roy Nissany. Mas a corrida ainda ia dar mais uma cambalhota.
A apenas cinco voltas do fim, uma batalha entre cinco carros acabou com Enzo Fittipaldi a tocar e a atirar Richard Verschoor em pião, obrigando a nova entrada do Safety Car. Várias equipas tentaram tirar partido disso, com paragens nas boxes, mas em alguns casos a decisão revelou-se desastrosa com Hauger e Williams a arrancarem sem que todas as rodas fossem devidamente apertadas, pelo que ficaram apenas com três rodas montadas.
No meio de todo este caos, Pourchaire mantinha-se na frente da corrida e viu a bandeira de xadrez em primeiro, seguido de Lawson e Vips que ainda conseguiu recuperar até chegar ao pódio. Pourchaire é o primeiro líder do ano no campeonato e o jovem piloto que foi considerado para um lugar na Alfa Romeo começa da melhor forma o ano.
🏆 @TPourchaire, three-time #F2 race winner! 👏#BahrainGP #F2 pic.twitter.com/FN2isd2p3e
— Formula 2 (@Formula2) March 20, 2022
Our point-scorers from the first Feature Race of 2022!
Well done to all 👏#BahrainGP #F2 pic.twitter.com/KMw7NRX5Xb
— Formula 2 (@Formula2) March 20, 2022
Pos | Piloto | Equipa | Tempo |
---|---|---|---|
1 | Theo Pourchaire | ART Grand Prix | 1h01m54.454s |
2 | Liam Lawson | Carlin | +0.925s |
3 | Juri Vips | Hitech GP | +1.714s |
4 | Ralph Boschung | Campos Racing | +3.863s |
5 | Marcus Armstrong | Hitech GP | +4.606s |
6 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | +5.722s |
7 | Logan Sargeant | Carlin | +6.539s |
8 | Roy Nissany | DAMS | +7.256s |
9 | Jake Hughes | Van Amersfoort Racing | +8.008s |
10 | Jack Doohan | Virtuosi | +8.854s |
11 | Enzo Fittipaldi | Charouz Racing System | +10.074s |
12 | Marino Sato | Virtuosi | +11.353s |
13 | Amaury Cordeel | Van Amersfoort Racing | +12.704s |
14 | Jehan Daruvala | Prema | +14.361s |
15 | Cem Bolukbasi | Charouz Racing System | +15.965s |
16 | Ayumu Iwasa | DAMS | +31.170s |
17 | Olli Caldwell | Campos Racing | +1 lap |
Ret | Calan Williams | Trident | |
Ret | Dennis Hauger | Prema | |
Ret | Richard Verschoor | Trident | |
Ret | Clement Novalak | MP Motorsport | |
Ret | Frederik Vesti | ART Grand Prix |
Classificação do campeonato
1 Pourchaire 25
2 Lawson 24
3 Vips 18
4 Boschung 17
5 Drugovich 12
6 Verschoor 10
7 Armstrong 10
8 Sargeant 9
9 Daruvala 8
10 Nissany 4
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI