Open de Velocidade: Última serenata à chuva
O Open de Velocidade de Portugal by Michelin visitou o Circuito do Estoril para o derradeiro fim de semana do ano. A chuva marcou presença e apimentou o capitulo final da competição.
O Open de Velocidade surgiu no início deste ano como um novo vigor. O apoio da Michelin e o prémio monetário, assim como os títulos nos GT e nos Turismos permitiram atrair mais pilotos com grelhas que tiveram números interessantes. Para este fim de semana tivemos 11 carros em pista divididos pelas categorias G1, G2, G3 (GT) e TCR (Turismos).
Uma das baixas mais notada para este fim de semana foi Fábio Mota. O piloto de Vila Nova de Gaia teve de faltar às últimas provas do ano por ter testado positivo para a Covid-19. Numa época em que já se sagrou campeão nacional de Montanha, José Correia ia tentar terminar o ano de forma positiva também no Open de Portugal de Velocidade, com o piloto do Nissan GT-R Nismo GT3 a tentar chegar à vitória entre os GT e ainda tentar alcançar o título da categoria com a dupla Paulo Pinheiro /Pedro Marreiros em boa posição para a conquista do mesmo.
A prova de abertura do Open de Velocidade, em Portimão, marcou a estreia competitiva de Luís Silva ao volante de um TCR, uma experiência que teve sequência no histórico Circuito do Estoril, palco da derradeira prova do campeonato. Foi o regresso à competição para o piloto de Famalicão, que fez dupla com Manuel Sousa.
Daniel Teixeira “apresentou-se ao serviço” desta feita sem a companhia habitual do patrão da equipa e piloto Joaquim Santos que, por motivos profissionais, não pôde estar presente no Estoril. Por outro lado, a equipa contou com o apoio técnico da Racing4All, no que à preparação do Cupra TCR diz respeito, o que constituiu uma novidade para ambas as partes.
Começo auspicioso para Correia
José Correia (Nissan GTR Nismo) dominou as duas qualificações do Open de Velocidade. Na primeira sessão bateu Paulo Pinheiro e Pedro Marreiros (Porsche 991 GT3 Cup) por 2.825, com Francisco Mora (Cupra TCR) em terceiro a 2.943s e na segunda, exatamente os mesmos protagonistas, com Paulo Pinheiro / Pedro Marreiros (Porsche 991 GT3 Cup) a 1.909s e Francisco Mora (Cupra TCR) a +4.393s.
O piloto do JC Group, apesar do piso molhado e traiçoeiro, venceu a primeira corrida do Open de Portugal de Velocidade by Michelin. Correia reclamou a vitória à geral e na categoria G1, com um andamento forte que não foi acompanhado pelo Porsche 911 GT3 Cup 4.0 de Pedro Marreiros (G2), a jogar a cartada da cautela pois o título absoluto de GT estava ao virar da esquina. O pódio foi completado com o Porsche 911 GT3 Cup de José Monroy, com Paulo Marques a levar o seu Porsche 911 GT3 Cup ao quarto lugar final, na frente de Francisco Mora (Cupra TCR), o melhor dos carros de Turismo. A classificação da prova ficou fechada com Daniel Teixeira (Cupra TCR), segundo dos Turismos, Francisco Gonçalves (Lotus Exige), primeiro na categoria G3, Alvaro Ramos (Mercedes AMG GT GT4), Jorge Silva (Audi RS3 LMS TCR) e Manuel Sousa (Cupra TCR).
Francisco Mora destacou-se
A segunda corrida conheceu domínio de José Correia até que o Nissan GT-R GT3 começou a dar dores de cabeça ao piloto nortenho. Já Francisco Mora fez uma corrida espetacular ao volante do Cupra TCR e ganhou, na frente de José Correia e de Paulo Pinheiro. O piloto do Cupra levou a melhor no Turismos, enquanto que nos GT, o piloto do Nissan levou de vencida a luta com Paulo Pinheiro. Na quarta posição ficou José Monroy, seguido de Paulo Marques e de Pedro Silva (Audi RS3 LMS TCR), que levou a melhor sobre Daniel Teixeira na luta pelos Turismos. Luís Silva (Cupra TCR) foi o oitavo classificado na frente de Fred Blok (Mercedes AMG GT GT4).
A terceira corrida da última jornada do Open de Portugal de Velocidade by Michelin, assistiu a nova vitória de Francisco Mora (Cupra TCR) à geral, reclamando, assim, o título de Turismos. O segundo lugar de José Correia, uma vez mais apoquentado com problemas no Nissan GT-R GT3, não foi suficiente para o piloto do JCGroup sagrar-se campeão absoluto de GT, contentando-se com a vitória na categoria G1. Isto, apesar do abandono dos campeões absolutos de GT e da categoria G2, Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro do Parkalgar Racing Team. José Monroy levou o seu Porsche 911 GT3 Cup da M Driving até ao degrau mais baixo do pódio, sendo seguido de Paulo Marques, igualmente ao volante de um Porsche 911 GT3 Cup, terminando um fim de semana muito regular para o piloto da Mobycar. A dupla Jorge Silva e Pedro Silva levou o Audi RS3 LMS TCR até ao quinto lugar da geral, ficando na frente do Lotus Exige de Francisco Gonçalves, do Cupra TCR de Daniel Teixeira, do Cupra TCR de Manuel Sousa e Luís Silva e do Mercedes AMG GT GT4 de Álvaro Ramos e Fred Blok. Francisco Mora conseguiu rubricar a volta mais rápida da corrida.
Estão assim entregues os títulos nesta competição que se espera que possa continuar a crescer e a trazer mais carros para a pista, revitalizando assim a velocidade nacional que bem precisa de um impulso novo.
Classificação corrida 1
1 50 J. Correia Nissan GTR Nismo G1 11 voltas
2 45 P. Pinheiro / P. Marreiros Porsche 991 GT3 Cup G2 +28.315
3 58 J. Monroy Porsche 991 GT3 Cup G2 +52.452
4 40 P. Marques Porsche 991 GT3 Cup G2 +57.395
5 26 F. Mora Cupra TCR TCR +57.795
Classificação corrida 2:
1 26 F. Mora Cupra TCR TCR 12 voltas
2 50 J. Correia Nissan GTR Nismo G1 +3.046
3 45 P. Pinheiro / P. Marreiros Porsche 991 GT3 Cup G2 +14.933
4 58 J. Monroy Porsche 991 GT3 Cup G2 +37.607
5 40 P. Marques Porsche 991 GT3 Cup G2 +48.283
Classificação corrida 3
1 26 F. Mora Cupra TCR TCR 21 voltas
2 50 J. Correia Nissan GTR Nismo G1 +0.519
3 58 J. Monroy Porsche 991 GT3 Cup G2 +27.204
4 40 P. Marques Porsche 991 GT3 Cup G2 +27.904
5 11 J. Silva / P. Silva Audi A3 TCR TCR +1:35.468