Estoril Classics: Grande corrida nos F1 Históricos
Exceção feita ao número de espectadores, este Estoril Classics é claramente o maior até aqui realizado. A todos os níveis! Para já, vamos falar apenas dos Fórmula 1, mas há mais para vir.
Michael Lyons e o seu Mclaren M24 dominaram a primeira corrida do fim de semana, em que a Lotus e a Williams voltaram a travar uma intensa batalha no Estoril, tal como sucedeu em 1986, por exemplo, quando os dois carros arrancaram na frente, ou em 1984, quando chegaram à primeira curva também um Williams e um Lotus na frente.
Desta feita, os 13 carros que compõem o pelotão da Classic GP-Pre 1986 receberam a luz verde para arrancar para a primeira corrida do fim de semana. Recordando a qualificação que decorreu no dia de ontem, Michael Lyons obteve a Pole Position de forma magistral. O piloto do Mclaren M26 deixou Mark Hazel e Steve Brooks, em Williams FW08C e Lotus 91 respetivamente, no seu espelho retrovisor.
Como manda a regra, a partida da corrida de Fórmula 1 Históricos deu-se de forma parada e Michael Lyons foi o mais rápido na reação ao semáforo chegando com o seu Mclaren à travagem da curva 1 com uma vantagem confortável para os seus dois adversários que seguiam logo atrás. Lyons mostrou toda a sua mestria ao volante do seu fórmula construindo uma vantagem de 40 segundos vencendo o primeiro desafio do fim de semana.
Mark Hazel que arrancava na linha da frente da grelha em conjunto com o piloto do Mclaren, no entanto o piloto do Williams FW08C falhou o arranque permitindo que Steve Brooks se adiantasse com o seu Lotus 91. Este duo de pilotos batalharam ao longo dos 20 minutos de corrida, providenciando um espetáculo de som, Fair Play e emoção que nos remetia para décadas passadas. Brooks foi o segundo piloto a receber a bandeira axadrezada, seguido de Hazel a um escasso segundo. Brooks no final confessou “Foi uma corrida muito divertida numa pista fantástica, o Mike (Hazel) não me deixou respirar um bocadinho, tenho que lhe dar os parabéns pois fez uma corrida fantástica. Espero que todo o público presente tenha gostado tanto como eu.”. Hazel confessou que andou a corrida toda a tentar passar o piloto do Lotus 91 com as cores da John Player Special: “Foi correr atrás do prejuízo, pois falhei o arranque, estava muito calor mas acabou muito satisfeito pois foi uma corrida muito divertida. Só espero que amanhã seja igual, mas comigo à frente” brincou o piloto britânico.
Mark Devis foi o quarto classificado, o sempre bem-disposto piloto belga ao volante do seu Surtees TS16. Quem seguiu o piloto foi Mister John of B, o piloto francês levou o seu Ligier JS J11/15-04 ao terceiro posto da classe B, dedicada a carros com fundo plano ou Efeito de Solo.
Vincent Rivet, Paul Tattersall, Phillipe Bonny e Judy Lyons completaram a classificação da primeira corrida dedicada aos Fórmula 1 Históricos.
Frederick Lajoux e Chris Perkins sofreram problemas técnicos nos seus monolugares o que levou ao abandono dos dois pilotos. Amanhã, dia 10 de Outubro, os Fórmula 1 Históricos voltam à ação com a derradeira corrida às 13h25.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Estive lá, ainda que poucos, os carros eram muito mais bonitos que os actuais, também não é difícil!
No principio do século, o Estoril assistiu a autênticos GPs históricos, de quase 30 F1s, dos anos 70 e princípios dos 80s. Contudo neste evento, as grelhas das outras competições parecem muito boas.
A economia nessa altura estava bem melhor que hoje e claro, havia mais liberdade !( as restrições e Ca. tiram a vontade a muita gente).