Vitória memorável de Filipe Albuquerque nas 4 Horas de Silverstone
Filipe Albuquerque e a equipa United Autosports venceram as 4 Horas de Silverstone, primeira prova do European Le Mans Series, depois de um final de prova épico, em que o piloto português conquistou mais de três segundos por volta a Ryo Hirakawa, a bordo do Oreca # 22 da G-Drive.
O japonês, com claros problemas de pneus, não conseguiu segurar o piloto português, que a minutos do final da prova concluiu da melhor maneira uma incrível recuperação, já que uma penalização tinha deixado o Ligier JS P217 # 32 – que Albuquerque dividiu com Will Owen e Hugo de Sadeleer a mais de uma volta. Isto apesar de Nicolas Lapierre, que já estava a ser dobrado no Oreca da DradonSpeed ter retido um pouco o piloto português para que não lhe ganhasse uma volta.
“Tivemos um ‘drive-through’ do qual tivemos de recuperar. De qualquer forma. Quando fui para o volante estávamos a cerca de 30 segundos atrás do líder, mas geri bem os meus pneus”, começou por explicar Filipe Albuquerque após a prova. “Quando estava a 15 segundos faltavam ainda dez voltas e pensei que seria muito difícil (ganhar), mas depois percebi que ele (Hirakawa) se estava a debater e rapidamente me aproximei e ultrapassei assim que pude. E na última volta foi só controlar e disfrutar desta vitória”, referiu também o piloto de Coimbra. “É um sonho, porque é a minha primeira corrida com a United Autosports em LMP2, e começar com uma vitória é fantástico. Agora é manter-nos concentrados e com os pés na terra e pensar no resto do campeonato, que é longo”, rematou Albuquerque.
No último lugar do pódio acabariam por terminar Anderson e jordbach, no Dallara P217 # 49 da Highclass Racing, que chegou a passar pela liderança da corrida, tal como os quartos classificados, James Allen, Fabio Matelli e Richard Bradley no Oreca 07 # 40 da Graff Racing. Já em LMP3 a vitória não fugiu à United Autosports, ainda que John Falb complicasse as coisas no Ligier JSP3 # 2 ao protagonizar uma aparatosa saída de pista ainda que sem consequências. Finalmente em GTE o triunfo sorriu à equipa do Aston Martin da TS Sport, apesar de nem sempre ter sido a mais rápida.
Classificação
Pos. | Equipa | Piloto (final corrida) | Carro | Voltas/dif. | Cat. |
1 | UNITED AUTOSPORTS | ALBUQUERQUE Filipe | LIGIER JSP217 – Gibson | 126 | P2 |
2 | G-Drive Racing | HIRAKAWA Ryo | Oreca 07 – Gibson | 6.339 | P2 |
3 | HIGH CLASS RACING | FJORDBACH Anders | Dallara P217 – Gibson | 28.158 | P2 |
4 | GRAFF | ALLEN James | Oreca 07 – Gibson | 53.426 | P2 |
5 | Tockwith Motorsports | MOORE Nigel | LIGIER JSP217 – Gibson | 1:00.297 | P2 |
6 | CETILAR VILLORBA CORSE | SERNAGIOTTO Giorgio | Dallara P217 – Gibson | 1:44.440 | P2 |
7 | GRAFF | PETIT Paul | Oreca 07 – Gibson | 1 Lap | P2 |
8 | IDEC SPORT RACING | LAFARGUE Paul | LIGIER JSP217 – Gibson | 3 Laps | P2 |
9 | Panis Barthez Competition | BURET Timothé | LIGIER JSP217 – Gibson | 1:03.236 | P2 |
10 | Racing Team Nederland | VAN EERD Frits | Dallara P217 – Gibson | 4 Laps | P2 |
11 | DragonSpeed | LAPIERRE Nicolas | Oreca 07 – Gibson | 6 Laps | P2 |
12 | UNITED AUTOSPORTS | FALB John | LIGIER JS P3 – Nissan | 7 Laps | P3 |
13 | 360 Racing | KAISER Ross | LIGIER JS P3 – Nissan | 41.166 | P3 |
14 | ULTIMATE | LAHAYE Jean Baptiste | LIGIER JS P3 – Nissan | 8 Laps | P3 |
15 | UNITED AUTOSPORTS | BOYD Wayne | LIGIER JS P3 – Nissan | 2.451 | P3 |
16 | AT Racing | JENSEN Mikkel | LIGIER JS P3 – Nissan | 39.907 | P3 |
17 | M.RACING – YMR | RICCI Romano | LIGIER JS P3 – Nissan | 42.107 | P3 |
18 | Inter Europol Competition | HIPPE Martin | LIGIER JS P3 – Nissan | 1:08.850 | P3 |
19 | RLR MSPORT | DONS Morten | LIGIER JS P3 – Nissan | 9 Laps | P3 |
20 | Panis Barthez Competition | DEBARD Eric | LIGIER Ligier JSP3 | 58.978 | P3 |
21 | M.RACING – YMR | CAPO Ricky | Norma M 30 LMP3 | 10 Laps | P3 |
22 | DUQUEINE ENGINEERING | BORGA Antonin | LIGIER JS P3 – Nissan | 2.993 | P3 |
23 | EUROINTERNATIONAL | DROMEDARI Andrea | LIGIER JS P3 – Nissan | 47.859 | P3 |
24 | TF SPORT | HANKEY Euan | Aston Martin Vantage V8 | 59.380 | GTE |
25 | Proton Competition | CAIROLI Matteo | Porsche 911 RSR 991 | 11 Laps | GTE |
26 | Beechdean AMR | GUNN Ross | Aston Martin Vantage V8 | 1.124 | GTE |
27 | SPIRIT OF RACE | GRIFFIN Matt | Ferrari 488 GTE | 1:02.306 | GTE |
28 | JMW Motorsport | FANNIN Jody | Ferrari 458 Italia | 12 Laps | GTE |
29 | SPIRIT OF RACE | BERTOLINI Andrea | Ferrari 488 GTE | 13 Laps | GTE |
30 | OREGON TEAM | RODA Davide | Norma M 30 – Nissan | 25.801 | P3 |
31 | COOL RACING BY GPC | ALEXANDER Iradj | LIGIER JS P3 – Nissan | 14 Laps | P3 |
32 | BY SPEED FACTORY | MULLER Tim | LIGIER JS P3 – Nissan | 22 Laps | P3 |
33 | Algarve Pro Racing | MCMURRY Matthew | LIGIER JSP217 – Gibson | 56 Laps | P2 |
34 | DUQUEINE ENGINEERING | HASSID Henry | LIGIER JS P3 – Nissan | 85 Laps | P3 |
35 | EUROINTERNATIONAL | MONDINI Giorgio | LIGIER JS P3 – Nissan | 109 Laps | P3 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Brilhante final de corrida para o Filipe, com uma condução espectacular, a proporcionar a vitória na primeira prova do ano. Depois da paragem extra nas boxes devido à penalização, não pensava que fosse possível voltar ao primeiro lugar, mas os pneus do carro da G-Drive estavam acabados. Sinal menos para o Nicolas Lapierre, que com uma volta de atraso dificultou sem sentido a dobragem do Filipe, incompreensível para um piloto deste gabarito. Foram sem dúvida a melhor equipa Ligier, e também ganharam na LMP3. Nota mais também para o Aston Martin da TF Sport, e que gosto dá ver Darren… Ler mais »
O Lapierre estava a esticar-se estava, era importante para a Dragonspeed que o Filipe não chegasse ao 1o lugar.
Parabéns ao Filipe e à equipa pela vitória.
“It´s not over until it´s over”. Mais uma excelente demonstração do Filipe, na presença do pessoal do WEC a demonstrar que merece ter nas mãos LMP1! Parabéns!
Foi uma bela corrida como é habitual na elms. Parabéns ao Filipe e à United Autosports!
Da velocidade e categoria do Albuquerque ninguém duvida. O problema era se os outros 2 eram coxos,tipo “Dolans reciclados”! Não sei porque não vi a prova.