ELMS: Casa cheia para a primeira do ano, em Barcelona

Por a 24 Março 2025 16:34

A abertura da 2025 European Le Mans Series (ELMS) no Circuito de Barcelona-Catalunha a 6 de abril de 2025, contará com uma grade completa de 44 carros, com 31 equipas e 131 pilotos de todo o mundo.

A corrida terá 13 carros LMP2, 8 LMP2 Pro/Am, 10 LMP3 e 13 LMGT3. A corrida marca a estreia na ELMS da Mercedes-AMG e da McLaren, bem como o regresso da Corvette à competição durante toda a época na LMGT3. A LMP3 irá também estrear uma nova geração de carros, incluindo o Toyota V6-powered Ginetta, Duqueine e Ligier.

Os fãs locais podem torcer por cinco pilotos espanhóis, incluindo Daniel Juncadella e Lorenzo Fluxa (LMP2), Miguel Molina e Fran Rueda Mateos (LMGT3), e Daniel Nogales (LMP3).

A classe LMP2 para as 4 Horas de Barcelona do ELMS de 2025 conta com 13 inscrições e um alinhamento altamente competitivo de 38 pilotos, incluindo campeões atuais e antigos.

Lorenzo Fluxa, o vencedor da corrida de Barcelona de 2024, junta-se à Algarve Pro Racing, campeões do ELMS de 2023 e atual campeã do Asian Le Mans Series, ao lado de Théo Pourchaire e Matthias Kaiser. A Nielsen Racing apresenta um alinhamento forte com os ex-campeões do ELMS, WEC e Le Mans LMP2 Filipe Albuquerque e Ferdinand Habsburg, aos quais se junta Cem Bölükbaşı.

A IDEC Sport alarga-se a dois carros, contando com Paul Lafargue, Paul-Loup Chatin e o antigo campeão de LMP3 Job Van Uitert , enquanto Daniel Juncadella, Jamie Chadwick e Mathys Jaubert conduzem o segundo carro. A Inter Europol Competition também inscreve dois carros, com o piloto Pedro Perino novamente nos eleitos da equipa.

A CLX Motorsport estreia-se com Aliaksandr Malykhin, Tristan Vautier e Tom Blomqvist, enquanto o seu segundo carro conta com Pipo Derani, Manuel Espírito Santo e Enzo Fittipaldi. O irmão de Enzo, Pietro Fittipaldi, compete pela Vetor Sport ao lado de Vlad Lomko e Ryan Cullen.

A United Autosports, apresenta um único carro com Manuel Maldonado, Grégoire Saucy e Benjamin Hanley. A Iron Lynx-Proton, vencedora em Mugello, regressa com Jonas Ried, Macéo Capietto e Matteo Cairoli. A Duqueine Team e a VDS Panis Racing completam a grelha LMP2.

A grelha LMP2 Pro/Am para as 4 Horas de Barcelona do ELMS de 2025 contará com oito entradas, incluindo dois campeões de equipas do ELMS. A AF Corse, a bicampeã em título, regressa com um alinhamento inalterado de François Perrodo, Matthieu Vaxiviere e Alessio Rovera, com o objetivo de conquistar o terceiro título consecutivo.

Os campeões de LMP2 de 2024 AO by TF passam para a categoria Pro/Am com PJ Hyett, Dane Cameron e o tricampeão do ELMS Louis Delétraz. A Proton Competition também vai apresentar um alinhamento inalterado, com Giorgio Roda, Bent Viscaal e René Binder, depois de ter vencido a última corrida de 2024 em Portugal.

Os Vice-Campeões de LMP2 Pro/Am de 2024, Kriton Lentoudis e Alex Quinn, vão regressar com Ollie Caldwell na Algarve Pro Racing. O Campeão de Pilotos de LMP2 de 2023, James Allen, junta-se à Nielsen Racing, fazendo equipa com Tony Wells e Sérgio Sette Câmara. Entretanto, a United Autosports, a TDS Racing e a DKR Engineering vão inscrever, cada uma, um único carro para completar o competitivo pelotão.

Nos LMP3, a classe passa a contar com motores Toyota V6 twin-turbo, com dez carros na grelha, incluindo oito Ligier JS P325, um Duqueine D09 e um Ginetta G61-LT-P325-Evo. Os atuais campeões RLR MSport regressam com Michael Jensen, Nick Adcock e Gillian Henrion, enquanto a DKR Engineering apresenta o único Ginetta com Wyatt Brichacek, Antti Ramo e Mikkel Gaarde Pedersen. A WTM by Rinaldi Racing inscreve o único Duqueine D09, com Torsten Kratz, Leo Weiss e Griffin Peebles. Vários outros campeões anteriores e equipas de topo, incluindo a Eurointernational, CLX Motorsport, Racing Spirit of Léman e Ultimate, irão competir na classe.

A classe LMGT3 conta com seis construtores – Aston Martin, Corvette, Ferrari, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche. A Iron Lynx, os campeões em título, mudam para a Mercedes-AMG, enquanto a Proton Competition e a Iron Dames lideram as entradas do Porsche 911 GT3 R. A United Autosports estreia-se na classe com um McLaren 720S LMGT3 Evo, e a Kessel Racing inscreve dois Ferrari 296. A TF Sport vai colocar em pista o único Corvette Z06, enquanto a AF Corse, a JMW Motorsport e a Spirit of Race trazem mais Ferrari 296 LMGT3 com Rui Andrade como um dos pilotos. A Racing Spirit of Léman vai correr com o único Aston Martin Vantage, e a GR Racing completa a grelha dos LMGT3.

As 4 Horas de Barcelona, a primeira ronda da temporada 2025 do ELMS, realiza-se de 4 a 6 de abril no Circuito de Barcelona-Catalunha, precedida pelo Teste de pré-temporada Prologue de 31 de março a 1 de abril.

Lista de Inscritos AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
2 dias atrás

Mas quantos bilhetes venderam? É que casa cheia, é espectadores, não carros. Isso é grelha cheia.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter

Instale a APP AutoSport

aqui
×
Ativar notificações? Sim Não, obrigado