ELMS apresenta lista com 43 inscritos para 2024, com crescimento do pelotão de LMP2
Sem espaço no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), as equipas privadas que competem com protótipos LMP2 tiveram que procurar os melhores programas para a próxima temporada e o European Le Mans (ELMS) saiu reforçado por essa decisão do Automobile Club de l’Ouest (ACO), promotor de ambas as competições. Conhecida a lista de inscritos com 43 carros, o pelotão da classe maior do ELMS viu aumentar para o dobro os concorrentes.
O ELMS de 2024 terá também 5 pilotos lusos em competição, além da Algarve Pro Racing a lutar pelo título de equipas.
Mais de metade da grelha do ELMS- 22 no total – são inscritos nas duas classes LMP2, passando a ser a maior reunião de protótipos LMP2, exceto as 24 Horas de Le Mans.
A entrada dos Protótipos de Le Mans foi reforçada com 10 carros LMP3 e 11 carros estão inscritos na nova classe LMGT3, com Aston Martin, Ferrari, Lamborghini e Porsche representadas.
Com o ELMS a tornar-se a ‘casa’ dos LMP2 a partir de 2024, o número de inscrições para a categoria passou de 7 para 14 carros, com a equipa campeã Algarve Pro Racing de regresso para defender o seu título e tentar a revalidação. O campeão de 2023, Alex Lynn, terá a companhia de Olli Caldwell e Matthias Kaiser no Oreca-Gibson n.º 25.
A United Autosports, campeã do ELMS de 2020, terá dois carros na categoria LMP2, com o antigo campeão de pilotos do ELMS, Filipe Albuquerque, no Oreca n.º 23, e o campeão do Asian Le Mans Series de 2022, Ben Hanley, no carro n.º 22.
Aos 14 carros em luta na classe LMP2, juntam-se oito carros entre os LMP2 Pro/Am. A Algarve Pro Racing terá um carro na categoria Pro/Am para o piloto grego Kriton Lendoudis, ao qual se juntará o vencedor das 24 Horas de Le Mans LMP2, Richard Bradley.
Entre os dez carros da LMP3, destacam-se a COOL Racing, que vai defender os seus títulos consecutivos em LMP3, com o Ligier-Nissan n.º 17 a ser tripulado em 2024 pelos pilotos portugueses Manuel Espírito Santo e Miguel Cristóvão e pelo suíço Cédric Oltramare.
O atual campeão da Michelin Le Mans Cup LMP3, Julien Gerbi, vai subir para o ELMS com a Team Virage, onde terá como companheiro de equipa o luso Bernardo Pinheiro. A Inter Europol Competition tem um carro na LMP3, pilotado por Kai Askey, Alexander Bukhantsov e Pedro Perino.
A primeira temporada da LMGT3 atrai onze carros para a grelha de carros no ELMS. São seis Ferrari 296 LMGT3, dois Porsche 911 LMGT3 R, dois Aston Martin Vantage AMR LMGT3 e um único Lamborghini Huracán LMGT3 Evo2.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI