ELMS, 4h de Spa Francorchamps: O karma é… uma chatice!
Dizem que o karma é… uma chatice e as 4 Horas de Spa Francorchamps provaram isso mesmo a Mikkel Jensen, o jovem piloto que Roman Rusinov contratou para “tapar” a saída de Job van Uitert, vindo dos LMP3. Despistou-se quando tinha a vitória na mão e deixou caminho livre para a segunda vitória da United Autosports e para a primeira da temporada de Filipe Albuquerque e Phil Hanson.
A história conta-se rapidamente: após ter passado de forma brilhante por Phil Hanson em plena reta Kemmel (beneficiando dos pneus frios do Oreca britânico), Mikkel Jensen liderou com à vontade ao volante do Aurus da G-Drive até entregar o carro a Roman Rusinov. O russo encontrou em pista Filipe Albuquerque que, facilmente, o alcançou, ultrapassou e despediu-se. A G-Drive, perante o tempo perdido por Rusinov alterou a estratégia: o russo fez apenas um turno de condução e o dinamarquês regressou ao trabalho. Antes, em entrevista, tinha dito que “termos possibilidade de ganhar, veremos o que faz Roman face ao Filipe (Albuquerque) porque o Phil não é problema.”
Ora, quando voltou ao carro teve a felicidade de um ‘safety car’ acabar com a enorme vantagem que Filipe Albuquerque tinha, Mikkel Jansen passou pelo português e quando dava a ideia que iria acabar com o domínio da United, o dinamarquês foi surpreendido pelo corretor molhado de Pouhon e acabou com o Aurus destruído de encontro à barreira de pneus, o orgulho ferido e as orelhas a arder com o que Roman Rusinov deve ter dito dentro da box da G-Drive Aurus.
Acabou por ser este o destaque de uma corrida que começou com o Oreca da United Autosport pilotado por Filipe Albuquerque e Phill Hanson na ‘pole position’ e acabou com uma das mais sólidas duplas do campeonato no topo do pódio, fechando as quatro horas com mais de um minuto de vantagem sobre os adversários que se entretiveram numa luta pelo segundo lugar verdadeiramente espetacular.
Apesar da deselegância com Phil Hanson, Mikkel Jensen esteve irrepreensível ao volante do Aurus da G-Drive e não fosse o deslize a 55 minutos do final da prova, o Oreca da United Autosport dificilmente tinha ganho. Arrumada a questão da vitória para Filipe Albuquerque e Phil Hanson, o interesse destas 4 Horas de Spa-Francorchamps deslocou-se para a luta pela segunda posição.
Acabou por verter em favor do carro da Graff, mas Thomas Laurent teve de suar as estopinhas e trabalhar muito para conseguir levar até final o Oreca com pneus que já tinham entregue a alma ao Criador há demasiado tempo. A pressão movida por Will Stevens (Panis Racing) e Tristan Gommendy (Duqueine Team) foi terrível, mas Laurent suportou todos os ataques e o piloto da Duqueine acabou, mesmo, por fazer um pião nos últimos metros de prova, conseguindo, ainda assim, terminar no quarto lugar.
Com uma qualificação terrível, a equipa do Oreca da Panis Racing foi construindo uma belíssima recuperação e aproveitando os erros dos outros, Julien Canal, Nicola Jamin e Will Stevens receberam o troféu do terceiro lugar atrás de James Allen, Thomas Laurent e Alexander Cougnaud. Dizer, ainda, que a Panis Racing ofereceu á Goodyear um saboroso pódio.
Corrida cinzenta para o vencedor da primeira jornada do ELMS, o Oreca da United Autosports pilotado por Will Owen, Alex Brundle e Job van Uitert, muito por culpa de uma desatenção de Owen que embateu no Ferrari 488 GTE da Iron Lynx de Claudio Schiavoni, atirou-o contra o muro de pneus e acabou penalizado à conta dessa manobra menos pensada. Um quinto lugar que deixa Filipe Albuquerque e Phil Hanson na frente do campeonato graças a duas “pole position” (2 pts) um terceiro lugar (15 pts) e uma vitória (25 pts). Palavra, ainda, para a equipa Algarve Pro Racing que surgiu em Spa com dois carros para John Falb, Simon Trummer, Gabriel Aubry e Henning Enqvist, Loic Duval e Jon Lancaster, mas uma série de problemas impediram que fossem mais longe que o 9º e o 12º lugar à geral e na categoria.
United vence nos LMP3, Ferrari nos GT
A “pole position” rubricada por Wayne Boyd ao volante do Ligier JSP320/Nissan da United Autosports quase um segundo na frente dos seus adversários, deixou claro que a corrida poderia ser um passeio para o trio de britânicos (Wayne Boyd, Tom Gamble, Robert Wheldon). E assim aconteceu, numa corrida sem grande história, tendo como destaque o erro de Rob Hodes no carro a Nielsen Racing que arrastou Martin Hippe para o abandono: um pião do norte americano na frente do alemão, apanhou este de surpresa não evitando acertar em cheio na barreira de pneus. No segundo lugar ficou o outro carro da Nielsen, pilotado por Anthony Wells e Colin Noble, fechando o pódio o carro da Eurointernacional de Thomas Erdos, Niko Kari e Andreas Laskaratos.
A Ferrari regressou às vitórias, depois de ter sido o Porsche 911 RSR da Proton Competition a ganhar na prova inaugural no Paul Ricard. Desta feita, Christien Ried, Michele Beretta e Alessio Picariello acabaram longe dos primeiros depois de um assustador pião no topo do Radillon de Michele Beretta. O outro carro da Proton, adicionava interesse ao juntar Filipe Laser e Richard Lietz, o ator Michael Fassbender, o irlandês com ascendência alemã. Rubricou a “pole position”, mas foi-se atrasando e acabou por ser penalizado o Porsche 911 RSR com um “drive through” por não ter desligado o motor num reabastecimento.
Foram passando pelo comando da corrida vários carros, inclusive o Aston Martin de Paul Della Lana, mas o carro da Kessel pilotado por David Perel, Marcos Gomes e Micahel Broniszewski, foram os mais regulares e levaram de vencida o 488 GTE Evo de François Perrodo, Emanuele Collard e Harrison Newey, filho de Adrien Newey. Fechou o pódio dos GTLM o Aston Martin Vantage de Paul Della Lana, Augusto Farfus e Mathias Lauda. Destaque final para o abandono do Ferrari da AF Corse pilotado por Francesco Castellaci, um problema mecânico que trouxe para a pista o último “safety car” da corrida.
Albuquerque vence e dedica vitória ao pai!
Apesar de ter conhecido o falecimento do seu pai na semana passada, Filipe Albuquerque não deixou de exibir o habitual sorriso, já imagem de marca do piloto de Coimbra. E no final da corrida, onde teve participação importante para o resultado final, Albuquerque não esqueceu o pai. “Não poderia querer muito mais. Foi um fim de semana excecional com todos os objetivos alcançados. Estou muito contente e ao mesmo tempo melancólico, pois o meu maior fã, o meu pai, já não está comigo para festejar mais esta vitória. Este resultado é para ele, esteja onde estiver” comentou o vencedor da corrida emocionado. Recomposto da emoção, Filipe Albuquerque comentou que “tivemos muitas lutas, ganhámos e perdemos posições pelo que não foi uma corrida fácil. Pelo menos até á saída de pista do nosso principal adversário.” O piloto da United Autosports lembrou que “repetimos, exatamente, o mesmo resultado do ano passado e estamos na frente do campeonato, o que é excelente. Agora, o objetivo é manter este registo nas próximas provas.”
Classificação final
1º P.Hanson/F. Albuquerque Oreca 07-Gibson 4h02m01,361s (1º LMP2)
2º J.Allen/T.Laurent/A.Cougnaud Oreca 07-Gibson a 58,163s
3º J.Canal/N. Jamin/W.Stevens Oreca 07-Gibson a 1m01,115s
4º T.Gommendy/J.Hirschi/K. Tereschenko Oreca 07-Gibson a 1m14,321s
5º W.Owen/A.Brundle/J.van Uitert Oreca 07-Gibson a 1m23,874s
(…)
15º W.Boyd/T.Gamble/R. Wheldon Ligier JS P320-Nissan a 5 voltas (1º LMP3)
(…)
17º M.Broniszewksi/D.Perel/M.Gomes Ferrari 488 GTE Evo a 6 voltas (1º LMGTE)
Classificados 32 carros
Campeonato pilotos
1º Filipe Albuquerque 42 pts
2º Philip Hanson 42 pts
3º Alex Brundle 35 pts
3º Job van Uitert 35 pts
3º William Owen 35 pts
4º Alexander Cougnaud 20 pts
4º Thomas Laurent 20 pts
4º James Allen 20 pts
5º Mikkel Jensen 18 pts
5º Roman Rusinov 18 pts
5º Nick de Vries 18 pts
Classificados 42 pilotos
Campeonato pilotos LMP3
1º Robert Wheldon 52 pts
1º Tom Gamble 52 pts
1º Wayne Boyd 52 pts
2º Niko Kari 23 pts
2º Thomas Erdons 23 pts
3º Arnold Robin 22 pts
3º Maxime Robin 22 pts
3º Vincent Capillare 22 pts
Classificados 35 pilotos
Campeonato pilotos LMGTE
1º Davil Perel 44 pts
1º Michael Broniszewski 44 pts
2º Alessandro Picariello 37 pts
2º Christien Ried 37 pts
2º Michele Beretta37 PTS
3º Marcus Gomes 25 pts
4º Filipe Laser 25 pts
4º Michael Fassebender 25 pts
4º Richard Lietz 25 pts
5º Manuel Gostner 23 pts
5º Michele Gatting 23 pts
5º Rahel Frey 23 pts
Classificados 27 pilotos