4 Horas do Estoril: Os pilotos portugueses presentes

Este ano não há qualquer piloto luso a lutar pelo título da competição principal, tal como sucedeu nos dois anos anteriores com Filipe Albuquerque e a Jota Sport, mas em contrapartida há vários portugueses espalhados em todas as competições. Assim sendo, Miguel Ramos, Pedro Moleiro, Rui Águas, Filipe Barreiros, Henrique Chaves e Miguel Faísca são os seis pilotos que pode ficar a conhecer um pouco melhor em baixo:
Miguel Ramos (Renault Sport Trophy)
Nasceu em Oliveira do Douro em Setembro de 1971, tendo começado a competir aos 18 anos de idade, em provas de autocross, onde conseguiu logo de seguida os dois primeiros títulos da sua carreira. Depois do autocross e do Troféu BMW, Ramos passou pelos fórmulas e até pelos Superturismos italianos, para começar a correr com os GT em 2002, ano em que foi campeão de Espanha de GT, ao volante de um Saleen S7-R. Nesse mesmo ano, conheceu a primeira de duas presenças nas 24 Horas de Le Mans, a prova com que qualquer piloto sonha participar.
Tendo vencido o campeonato GT Open de 2015 com um McLaren 650S, este ano Ramos mantém-se nessa competição europeia com um BMW M6 GT3 e ainda no muito competitivo Renault Sport RS01 Trophy, a competição monomarca com o extraordinário Renault R.S.01 de 550 cv que virá correr pela última vez ao Estoril no fim-de-semana das 4 Horas do Estoril.
Pedro Moleiro (Renault Sport Trophy)
Começou a competir em Enduro antes de passar para os karts e para os Fórmula. Por essa altura iniciou uma carreira como instrutor de pilotagem complementada a partir de 2010 com uma presença assídua no Campeonato Portugês de GT, onde em 2012 foi o vice-campeão da classe GT Cup em 2012 e regressa aqui no Estoril às competições Internacionais como primeiro passo de uma nova fase da sua carreira.
Henrique Chaves (Formula Renault 2.0)
Vive o segundo ano de uma carreira internacional na Eurocup Formula Renault 2.0 e no Northern European Cup, depois de ter sido múltiplo campeão português de Karting. Chaves nasceu em Torres Vedras em Março de 1997 e em pista define-se como “frio, focado e ambicioso” características que lhe valeram ser conhecido por Henrique “Iceman” Chaves. No fim-de-semana das 4 Horas do Estoril, será o único representante nacional na prova da Eurocup Formula Renault 2.0, campeonato que representa uma porta de acesso para a Fórmula 1. Apesar de ter apenas 19 anos, o seu extenso palmarés inclui diversos títulos de campeão de karts. Desde o início de 2015 tem-se dedicado aos monolugares da Fórmula Renault 2.0 onde prossegue a sua aprendizagem, tendo obtido alguns resultados de relevo como o 5º posto em Red Bull Ring.
Filipe Barreiros (Michelin GT3 Le Mans Cup)
O homem forte da equipa Ferrari Portugal é um grande entusiasta de provas de Grande Turismo. Nascido há 54 anos, Barreiros construiu primeiro uma carreira profissional como empresário antes de enveredar pela competição, onde apenas começou a partir de 2010. A aposta do piloto de Cascais foi clara desde o início, tendo começado desde logo por se dedicar às provas internacionais com carros de GT e desde então, quase sempre fiel à marca do Cavallino Rampante, tem vindo a construir uma carreira internacional com excelentes resultados na classe dedicada aos “Gentleman Drivers”.
Rui Águas (4 Horas do Estoril, GTE)
Ao volante do Ferrari F458 Italia nº51 da equipa AF Corse, é um dos candidatos ao triunfo na classe GTE. O piloto português nasceu em Nampula há 44 anos e tem vindo a construir uma carreira internacional de grande mérito, quase sempre ligado à Ferrari, comandando neste momento a classe GTE Am no Campeonato do Mundo de Endurance.
Miguel Faísca (4 Horas do Estoril, LMP3)
Mudou o rumo da sua vida aos 24 anos de idade quando adquiriu uma consola e concorreu à GT Academy Nissan Playstation de 2013, batendo quase 1 milhão de adversários virtuais na luta pelo lugar de topo. Em seguida fez diversas provas no Reino Unido e o campeonato Blaincpain Endurance Series para se estrear ao volante de um sport-protótipo LMP2 nas 4 Horas do Estoril de 2014. Este ano regressará ao volante de um outro sport-protótipo, um Ligier JS P3 da classe LMP3.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
- F1, Carlos Sainz: “Todos os que mudam de equipa demoram o seu tempo…”17 Abril 2025 18:16
- Equipas do WRC terão mais pneus no Rali de Portugal17 Abril 2025 18:8
- GP Arábia Saudita F1: Lando Norris ‘quer’ responder a Oscar Piastri…17 Abril 2025 14:51
- Audi apresenta A6 Limousine17 Abril 2025 15:53
- Wayne Griffiths sucede a Carlos Tavares na Stellantis17 Abril 2025 12:33
- Adamastor “abre porta” a mais modelos16 Abril 2025 17:25
- Renault 5 E-Tech Roland-Garros já disponível para encomenda16 Abril 2025 15:28