DTM/António Félix da Costa: “Tenho sido mais competitivo em pistas que o ano passado não era

António Félix da Costa realiza este fim de semana a prova mais esperado do ano, já que foi em Zanvoort que obteve o ano passado a sua primeira vitória no competitivo DTM, mas pelo que se viu no primeiro treino livre, os sinais não são os mesmos que sentiu o ano passado. Há várias razões para isso, e para já em Zandvoort é a Mercedes que está na frente, colocando aí três Mercedes-AMG C-63 DTM e quatro carros nos cinco primeiros, surgindo o primeiro BMW apenas na sexta posição. Bem diferente do ano passado: “O equilíbrio do carro foi para mim uma surpresa negativa, talvez nem tanto o equilíbrio mas perceber os pneus que é o que tenho tido mais dificuldade este ano. E esta é supostamente uma pista em que não haveria esse problema. Fiz várias voltas, sempre sem aderência nos pneus e os tempos a piorar, e andámos um segundo e meio mais rápido que os tempos do ano passado, a pista está limpa, está calor, devia estar com boa aderência. Não estávamos à espera desta reação do carro. Isto vem como um choque pois nesta pista não devia acontecer” começou por dizer Félix da Costa no final do dia de hoje, explicando depois o que pode estar a acontecer:
“O set up da BMW evoluiu muito desde o ano passado, mas chegámos aqui e copiámos o set up do ano passado. Teríamos sempre que experimentar, pois assim ficámos a saber. Mas vamos voltar à filosofia das últimas corridas, acho que é um carro mais linear, prega menos surpresas, e que eu gosto mais para ser sincero. Até o Tomczyk, que nunca me tinha batido em nenhuma sessão este ano foi mais rápido. Portanto amanhã vou mudar a afinação. Foi pena porque perdemos uma sessão e um set de pneus novos, mas tinha que se experimentado” disse o piloto da Schnitzer.
Mas afinal porque eram os BMW tão bons nesta pista o ano passado, e este ano as coisas não estejam a dar sinais se ser assim? “O peso já não é igual, portanto a distribuição de pesos já não é a mesma, temos uma asa maior, logo para compensar a aerodinâmica tem que se mexer nas alturas do carro, portanto há várias diferenças. Um ano não é igual ao outro e para ser sincero acho que temos um carro bem melhor este ano. Tenho sido mais competitivo em pistas que o ano passado não era competitivo, em Norisring pontuámos, em Hockenheim andámos bem, em Spielberg andei muito melhor este ano do que o ano passado, por isso acho que temos um carro melhor e por isso vou mudar as afinações amanhã. O ano passado chegámos aqui a Zandvoort 30 Kg mais leves este ano temos só 5 Kg a menos, portanto há uma diferença de 25 Kg que correspondem a cerca de dois décimos, e esses dois décimos davam para aí quinto ou sexto na sessão de hoje. Não acabei este dia como gostava, vamos ver amanhã”, revelou o piloto. Com o que se vir amanhã saber-se-á o que pode acontecer no fim de semana de Zanvoort.
Tempos
1 Robert Wickens Mercedes-AMG C 63 DTM 1:31.693
2 Daniel Juncadella Mercedes-AMG C 63 DTM 0.045
3 Christian Vietoris Mercedes-AMG C 63 DTM 0.098
4 Mattias Ekström Audi RS5 DTM 0.123
5 Gary Paffett Mercedes-AMG C 63 DTM 0.201
6 Bruno Spengler BMW M4 DTM 0.244
7 Lucas Auer Mercedes-AMG C 63 DTM 0.269
8 Mike Rockenfeller Audi RS5 DTM 0.297
9 Nico Müller Audi RS5 DTM 0.329
10 Martin Tomczyk BMW M4 DTM 0.368
11 Augusto Farfus BMW M4 DTM 0.386
12 Maxime Martin BMW M4 DTM 0.481
13 Miguel Molina Audi RS5 DTM 0.527
14 Timo Glock BMW M4 DTM 0.559
15 António Félix da Costa BMW M4 DTM 0.576
16 Esteban Ocon Mercedes AMG C 63 0.593
17 Jamie Green Audi RS5 DTM 0.672
18 Timo Scheider Audi RS5 DTM 0.711
19 Maximilian Götz Mercedes-AMG C 63 DTM 823
20 Adrien Tambay Audi RS5 DTM 1.057
21 Paul Di Resta Mercedes-AMG C 63 DTM 1.084
22 Tom Blomqvist BMW M4 DTM 1.168
23 Edoardo Mortara Audi RS5 DTM 1.218
24 Marco Wittmann BMW M4 DTM 1.403
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI