DTM: Recordar os velhos tempos

Por a 21 Maio 2020 10:45

Os tempos são negros para o DTM e a sobrevivência do campeonato está em jogo nos próximos tempos.

O cenário já não era o mais animador para o Meisterschaft, que tinha visto no final da época passada o fim do projeto Aston Martin / R-Motorsport, o que deixava o campeonato apenas com 2 marcas representadas. Havia uma réstia de esperança com a entrada da Class One, que poderia trazer marcas japonesas, mas esse cenário sempre pareceu algo longínquo.

Para piorar ainda mais a situação veio a crise do novo coronavírus que precipitou a saída da Audi, que já tinha ameaçado bater com a porta para se focar noutro tipo de competição. Assim o DTM ficará apenas (parajá) com a BMW em 2021, ficando à mercê da marcar bávara para continuar neste formato.

O DTM deve reinventar-se e encontrar uma solução que permita, pelo menos, atravessar este período menos auspicioso. Como fazer?

As soluções em cima da mesa são várias, mas todas implicam uma mudança na filosofia do campeonato. Um regresso ao passado e ao uso de verdadeiros turismos de série pode ser uma solução, mas implicaria uma solução barata e que não seguisse os mesmos moldes dos turismos atuais que tem adotado a regulamentação TCR, que tem inúmeros campeonatos no mundo.

O uso de GT3 poderia ser a solução mais fácil, pois é uma das classes de maior sucesso em todo o mundo e criar um campeonato com essa regulamentação permitiria atrair mais marcas e equipas privadas que já têm estruturas estabelecidas. Mas assim, o DTM deixaria de ter o fator diferenciador do seu lado e seria apenas “mais uma” competição GT3, a juntar a muitas outras.

Os GTE parecem ser uma solução interessante. O lote de marcas que têm carros com essa regulamentação é interessante, permitiria um gird muito agradável e teria como elemento diferenciador vermos estas máquinas em corridas sprint, sendo usadas na maioria das vezes em provas de média/longa duração.

A solução que mais assusta e que não deve ser posta de parte é o fim, temporário ou definitivo da competição. Talvez uma pausa para preparar a nova regulamentação eléctrica implicaria um “esquecimento” do DTM que não seria saudável. A tarefa não é fácil e a solução para o campeonato não é óbvia. Resta relembrar os bons momentos enquanto o futuro não chega:

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DTM
últimas Autosport
dtm
últimas Automais
dtm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado