DTM, Gerhard Berger: “Não é segredo nenhum, odeio os lastros”

Por a 20 Agosto 2017 15:35

Gerhard Berger admite que não é apologista dos lastros que normalmente fazem parte das competições de carros de turismo, sendo que o DTM não é uma exceção. O novo responsável pelo promotor do campeonato germânico (ITR) diz mesmo que detesta essa forma de equilibrar a competição, que foi alterada para a terceira ronda da temporada, em Hungaroring, concentrando-se na performance em corrida em vez da qualificação.

Contudo as estratégias de equipa para fazerem diminuir a média por volta, de modo a minimizar o impacto dos lastros levou a novos regulamentos a implementar na quinta ronda da época, em Moscovo. Medida que foi revertida poucas horas depois. Vários pilotos são contra os lastros, nomeadamente Gary Paffett e Mattias Ekström, embora os construtores continuem ser favoráveis a um sistema que penalize os carros mais rápidos de modo a nivelar a performance do pelotão.

Gerhard Berger não tem problemas em expressar o seu ponto de vista sobre o assunto: “Penso que não é segredo nenhum, odeio os lastros. Continuo a pugnar (pela abolição) por isso. O problema não é realmente o lastro, mas as consequências dele”. O presidente da ITR lembra a controvérsia surgida após Norisring: “Quando surgiram as estratégias (das equipas) para não terem lastro, deixou de se andar o mais depressa que se podia, por isso prejudica-se um pouco a competição”.

O austríaco é a favor da competição onde o mais rápido ganha, sem intervenção na performance do carros para além dos regulamentos técnicos e desportivos: “Gostaria de mudar isto, mas não tem a ver com o lastro. Do ponto de vista desportivo precisamos de mudar, mas precisamos que todos estejam de acordo, mas toa a gente tem interesses diferentes”. Berger diz que vai continuar a lutar para que o DTM recupere o seu DNA, que não deve ter a ver “com peso ou lastro. Deve ser automobilismo profissional onde o melhor ganha”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Continuo a admirar o Berger. Torci por ele na F1 e continuo a gostar da sua maneira de ser. É frontal e assertivo. Aliás, dum ex-piloto de F1, onde não há lastros, não é de estranhar esta posição, o contrário é que seria de admirar.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado