DTM começa para a semana
Arranca no próximo fim de semana a 34ª temporada do DTM, o Deutsche Tourenwagen Masters 2020, a primeira temporada apenas com duas marcas em muito tempo, BMW e a Audi, sendo que esta última já avisou que vai sair no final do ano…
Não anda fácil a vida de Gerhard Berger e do DTM. Perto de ficar apenas com uma marca, a sobrevivência da competição quase só depende da adoção da GT3, sendo que o austríaco que lidera a competição pondera “meter mais uns pozinhos” nos GT3, esquecer a Classe 1, e torná-los GT3+. Será que resulta? Até lá, uma época pela frente que começa para a semana na Bélgica, em Spa Francorchamps.
A Audi regressa para a sua última temporada (a ver vamos se não fica com os GT3+) como campeã de Construtores, depois de ganhar o seu sétimo título em 2019 através da Audi Sport Team Rosberg. Nos pilotos, René Rast entra assegurou o ano passado o seu segundo título.
Depois da Aston Martin e da R-Motorsport terem decidido retirar-se do DTM, a época 2020 marca a primeira desde 2011 em que a série contará apenas com dois fabricantes. Harrison Newey, Robert Kubica e Fabio Scherer são os rookies de 2020.
A BMW aumentou o número de equipas, com a ART Grand Prix, e quanto aos pilotos Jonathan Aberdein e Pietro Fittipaldi saíram depois duma temporada com a Audi Sport Team WRT, sendo substituídos pelo piloto da Fórmula 3, Fabio Scherer e Harrison Newey.
Jonathan Aberdein foi para a BMW, em substituição de Bruno Spengler, que sai da competição após 15 anos para se juntar à BMW Team RLL no IMSA WeatherTech SportsCar.
O antigo piloto da Mercedes, Lucas Auer regressa à série com a BMW após um hiato de um ano, e substitui Joel Eriksson, que deixou o DTM. Ferdinand von Habsburg mudou-se para a Audi Sport Team WRT depois de Aston Martin ter saído. Os seus companheiros de equipa, Daniel Juncadella, Paul di Resta e Jake Dennis ficaram sem volante. O ex-piloto de Fórmula 1, Robert Kubica fará a sua estreia no DTM com a ART na BMW. Esteve inicialmente previsto um calendário de 10 provas, mas em resposta à pandemia da Covid-19 foi publicado um novo calendário com nove eventos, vários repetidos no mesmo circuito em semanas consecutivas.
Equipas e Pilotos
Audi
Carro: Audi RS5 Turbo DTM 2020
Audi Sport Team Abt Sportsline, Robin Frijns e Nico Müller
Audi Sport Team WRT, Harrison Newey, Fabio Scherer, Ferdinand von Habsburg
Audi Sport Team Phoenix, Loïc Duval, Mike Rockenfeller,
Audi Sport Team Rosberg, René Rast, Jamie Green
BMW
BMW M4 Turbo DTM 2020
BMW Team ART, Robert Kubica
BMW Team RMG, Marco Wittmann, Timo Glock
BMW Team RMR, Lucas Auer, Jonathan Aberdein
BMW Team RBM, Philipp Eng, Sheldon van der Linde
Calendário
1/2 agosto Bélgica/Spa-Francorchamps
15/16 agosto Alemanha/EuroSpeedway Lausitz
22/23 agosto Alemanha/EuroSpeedway Lausitz
5/6 setembro Holanda/TT Assen
12/13 setembro Alemanha/Nürburgring
19/20 setembro Alemanha/Nürburgring
9/11 outubro Bélgica/Zolder
17/18 outubro Bélgica/Zolder
7/8 novembro Alemanha/Hockenheimring