DTM: Audi pode ficar se GT3 entrarem em cena

Por a 15 Julho 2020 14:30

A Audi oficializou a saída do DTM no final deste ano, mas poderá dar um passo atrás se a regulamentação mudar.

As máquinas atuais não estão a convencer qualquer marca nova a apostar no DTM e com a saída da Audi. ajuntar à saída da R-Motorsport que colocou em pista os Aston Martin, o campeonato fica apenas com a BMW para 2021. Tal pode obrigar a uma mudança nos regulamentos.

Os GTE já foram referidos como opção, mas os GT3 poderão ser a solução. Uma versão mais potente dos atuais GT3 pode ser a base para um campeonato ligeiramente diferenciado, mas que pode atrair muitas mais marcas, dada a quantidade de carros GT3 disponíveis.

A própria Audi poderá dar o dito por não dito e manter-se na competição se os GT3 avançarem:

“No momento, o R8 ainda está a ser construído”, disse Dieter Gass, chefe da Audi, ao Motorsport.com. “Essa é outra discussão que ainda está em andamento no momento. Ainda não há 100% de clareza. Atualmente, estamos a trabalhar na nossa estratégia de automobilismo. Veremos todos os casos possíveis. Existe o portfólio da Audi. Isso está em discussão tanto quanto a estratégia do automobilismo. Como e se haverá um carro desportivo no futuro [para substituir o R8] não está decidido de acordo com minhas informações. ”

A plataforma GT3 pode ser uma solução que permita revitalizar até o DTM. Uma versão mais hardcore dos GT3 poderia ser escolhida com um pouco mais de potencia e downforce, sem que isso implicasse muito investimento das marcas. Assim o DTM continuaria diferenciado mas poderia receber um número de marcas bem superior ao que viu até agora.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
4 anos atrás

Epá…. Nem sei por onde começar, tamanha é a estupefacção com que fiquei depois de ler que querem colocar um carro de GT3 num campeonato que tem a palavra TURISMO no nome. A sério, sem palavras. Um GT num campeonato de turismo… 😤 Ainda mais quando assinaram um acordo com os Japoneses para criar uma classe única, onde uma das regras é ter motores frontais. Isso para mim, abre a possibilidade da Ferrari lá colocar carros GT3, assim como outras marcas. Se a Audi não quer fazer mais carros DTM, então que não se ponham com ideias e acabem com… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Já existiu o Blancpain sprint, mas para mim tinha o defeito de ter 2 pilotos por carro que é coisa que não me seduz muito. Pena não fazerem um campeonato sprint só com 1 piloto por equipa com os LMP1.

Scb2
Scb2
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

A Audi não quer, nem a mercedes, nem Aston Martin nem os japoneses querem correr no DTM.
Então acabam ou mudam. Eu prefiro uma bela competição do que não ter. provavelmente discorda em favor do purismo do Turismo.

Donadel
Donadel
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Isso que dizes não faz qualquer sentido quando os DTM (supostos turismos) andam mais do que os GT3 (GT´s). Se reparares, os carros do Super GT (Acordo com os “Japoneses”) são carros GT, tanto que o Honda NSX, Nissan GTR e Lexus andam nos GT’s a volta do mundo. Logo menos sentido faz o que dizes e se esses carros fossem correr para o DTM, eram carros de GT e não de turismo. A Audi tanto que não quer mais, como já anunciou a saída… Assim como a Aston Martin e Mercedes. Logo a DTM só tem duas opções… Fica… Ler mais »

tp84
tp84
Reply to  Donadel
4 anos atrás

O que nao faz qq sentido é ter 2 competições praticamente iguais. Para quê um DTM com equipas clientes com GT3 mais caros qd exite um ADAC GT Masters que já é orientado para equipas clientes e com menor custo? Ou o DTM é virado para equipas oficiais e tem carros proprios, ou então, se as equipas nao querem, o melhor mm é fechar portas.

dumberdog
dumberdog
Reply to  tp84
4 anos atrás

Já que menciona o ADAC GT Masters, porque não juntá-lo com o DTM e criar um campeonato como o antigo DRM( Ford Capri Zakspeed, Lancia Beta Montecarlo turbo, Toyota Celica turbo, Porsche 935 moby dick, BMW 320i turbo)?

dumberdog
dumberdog
4 anos atrás

É uma solução mas transformaria o DTM em mais um campeonato GT3. Se os alemães olhassem para o que se passa na Austrália, poderiam criar um campeonato com base nos V8 Supercar, até porque a Opel e a Holden partilham o mesmo topo de gama, Imsignia e Commodore respectivamente, bastando trazer a Mercedes com um classe E(que já lá correu há uns anos atrás), a BMW com um série 5 e a Audi com o A6. Além de que é um campeonato não muito dispendioso se compararmos com o DTM, e os australianos conseguem manter o campeonato só com a… Ler mais »

Last edited 4 anos atrás by [email protected]
últimas DTM
últimas Autosport
dtm
últimas Automais
dtm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado