CPV – Mora e Abreu voltaram a brilhar mas decisão do título foi adiada

Por a 1 Novembro 2021 16:24

Realizou-se no Autódromo Internacional do Algarve a penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade. Depois de uma longa pausa, as máquinas voltaram à pista.

Foram mais de dois meses de espera, mas o CPV voltou às pistas para a penúltima prova do ano, em nova visita ao AIA, depois da organização ter sido forçada a mudar a data da realização desta jornada devido a uma sobreposição de outras provas que disputaram provas fora de Portugal.

Esta situação motivou a ausência de alguns pilotos do habitual plantel, sendo que Mariano Pires referiu mesmo que deixava a competição em desacordo com as mudanças e com o BoP. Ainda assim tivemos uma dezena de carros em competição na pista algarvia, com destaque para a estreia de Miguel Praia na competição com um Porsche 911 GT3 Cup 3.8 e para Ondrej Krupta que pilotou, pela primeira vez, o Ferrari 458 Challenge da equipa Monteiros Competições.

A organização, como prometido, fez mudanças no Balance of Performance (BoP), na tentativa de promover maior competitividade. Assim, os líderes do campeonato(Francisco Mora e Francisco Abreu) receberam mais 25 kgs de lastro e na corrida Endurance 25 segundos extra de paragem nas boxes. Os segundos classificados da competição, Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro, receberam mais 10 segundos de paragem nas boxes.

Corrida 1 – Mora voou baixinho

Partindo da “pole position” para uma corrida com o piso molhado, Francisco Mora arrancou bem e não deu chances aos seus adversários. Aproveitando uma pista a secar, o piloto do Porsche 911 GT3 Cup 4.0 bateu, cinco vezes, a volta mais rápida da corrida, melhorando o tempo final em cerca de 3 segundos. Paulo Pinheiro não foi bafejado pela sorte e um pião logo na primeira volta fê-lo cair várias posições. Encetada a recuperação, o piloto do Porsche 911 GT3 Cup 4.0 acabou por não ter tempo suficiente para recuperar o segundo lugar, vital para as contas do campeonato. O obstáculo para a missão de Paulo Pinheiro depois do incidente da primeira volta chamou-se Ondrej Krupka. O piloto checo, ao volante do Ferrari 456 Challenge conseguiu resistir aos avanços do piloto português e reclamou um saboroso segundo lugar.

Na categoria GT Light, José Maria Marreiros controlou a corrida da luz à bandeira com o Porsche Cayman GT4 MR, na frente do Mercedes AMG GT4 de Fred Blok, numa pista que não esteve propriamente fácil para o jovem piloto. Finalmente, nos Turismos, vitória para Jorge Silva, ao volante do Audi RS3 LMS (únicos participantes na sua categoria), aproveitando a pista molhada para rubricar um excelente 4º lugar à geral.

Corrida 2 – Pedro Marreiros adiou a decisão do título

Depois da primeira corrida onde Francisco Mora fez “pole position”, volta mais rápida e ganhou a corrida com grande à vontade, Francisco Abreu quis igualar o seu companheiro de equipa na segunda corrida do fim de semana e esteve perto de o conseguir. O antigo Campeão Nacional de Velocidade saiu da “pole position”, mas não teve uma prova tão descansada como o seu companheiro de equipa. E o grande culpado foi Pedro Marreiros, que dificultou, e de que maneira, a tarefa de Abreu.

Foi uma corrida verdadeiramente emocionante devido à prestação de Marreiros, que quando viu o “Safety Car “ em pista – devido ao despiste de Ondrej Krupta – pensava ter sido o seu esforço deitado ao lixo. Porém, o “Safety Car” saiu antes da última volta e Pedro Marreiros deu tudo por tudo para conquistar o primeiro lugar, depois de ter estado toda a corrida encostado aos escapes do Porsche do seu adversário. E na curva 7, Pedro Marreiros passou Francisco Abreu por fora, numa manobra arriscada, mas leal, que acabou com o pião para o piloto madeirense e a vitória na corrida para Pedro Marreiros.

Com esta vitória e o terceiro lugar de Francisco Abreu, Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro adiaram a decisão do título nacional de velocidade para a última jornada a disputar-se no Estoril. Ondrej Krupta não conseguiu repetir o segundo lugar da primeira corrida ao abandonar, deixando o lugar mais baixo do pódio para o Audi RS3 LMS de Pedro Silva. O pião de Francisco Abreu promoveu o vencedor dos Touring Cars ao segundo lugar do pódio. Na categoria GT Light, Bernardo Pinheiro igualou o resultado de José Maria Marreiros na primeira corrida, levando o Porsche Cayman GT4 MR à vitória, na frente do Mercedes AMG GT4 de Álvaro Ramos.

Corrida 3 – Mora e Abreu não deram hipótese

No final da corrida 3, de longa duração, com 45 minutos, tivemos mais vitória para a dupla Francisco Mora / Francisco Abreu para a já sua vasta coleção de troféus conquistados este ano. A dupla do Porsche Porsche 991 GT3 Cup 4.0 #26 não deu hipóteses e venceu uma corrida bem controlada.

A dupla de Franciscos largou na frente da corrida, sempre pressionados pelo Porsche 991 GT3 Cup 4.0 #1 da dupla Paulo Pinheiro / Pedro Marreiros. No entanto, a distância entre ambas as máquinas foi aumentando ao longo do primeiro stint, antes da paragem obrigatória. Mais atrás, a luta entre Ondrej Krupka (Ferrari 458 Challenge) e Miguel Praia (Porsche 991 GT3 Cup 3.8) era a mais renhida, mas ainda antes da abertura da via das boxes para a paragem um obrigatória, um incidente entre Praia e Krupka levou a desistência do piloto do Porsche. Também Nuno Batista (Mitjet Supertourisme V6) que largou do fundo da grelha tentava recuperar terreno e passava o Mercedes AMG GT4 da dupla Álvaro Ramos / Fred Blok (GT Light), que estava a alguma distância dos líderes da sua categoria, José Maria Marreiros / Bernardo Pinheiro (Porsche Cayman GT4 MR). As paragens nas boxes mexeram um pouco com a corrida, mas não com a ordem.

O #26 manteve-se na frente do #1, agora com uma distância menor, mas a vitória da dupla Mora / Abreu nunca pareceu verdadeiramente em causa. Assim, levaram para casa o segundo troféu de primeiro lugar do fim de semana, enquanto a dupla Marreiros / Pinheiro festejou o segundo posto (ainda com possibilidade de tentar o título na última ronda), a larga distância de Ondrej Krupka que completou o top 3 à geral e na categoria GT Cup. Em GT Light vitória clara para a dupla Marreiros / Pinheiro (filhos dos vencedores da GT Cup), num fim de semana 100% vitorioso e com mais uma boa evolução. Sem concorrência na categoria Touring Car, a dupla Jorge e Pedro Silva conquistou mais um triunfo, completando o top 5 à geral.

Ficou assim concluída a penúltima jornada do CPV. A competição regressa nos dias 11 e 12 de dezembro, para nova visita ao Circuito do Estoril, onde todas as contas serão feitas e os títulos atribuídos.

Resultados AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado