Legends e Super Legends com corrida espetacular no Jerez Classic
Os receios, infundados, de alguns face à junção dos Legends com os SuperLegends foram desfeitos por uma corrida absolutamente espetacular, com lutas ao longo dos 4,423 km de perímetro do Circuito Jerez Angel Nieto, decorrida hoje naquele circuito andaluz.
Por um lado, Francisco Gonçalves (Lotus Elise), crónico vencedor entre os SuperLegends, venceu uma vez mais a categoria e a prova. Porém, o piloto do Lotus teve de se empregar a fundo para levar de vencida os mais rápidos da categoria Legends. Entretidos na sua luta particular para o Campeonato de Portugal de Velociade Legends, os dois BMW de Paulo Vieira e Paulo Sousa foram grandes catalisadores da ação, aproveitando para pressionar o líder dos Super Legends enquanto dirimiam a vitória no seu campeonato.
Uma corrida que terminou sem incidentes de maior e com poucos abandonos. Apenas o curioso e inédito Subaru Impreza de Sérgio Pinto, o BMW M3 E30 de Paulo Lima, o VW Golf GTI de José Miguel Ribeiro, o Honda Civic Type R de Filipe Ferreira, o Honda Civic Type R de Sérgio Monteiro e o Honda Civic 1600 de Ricardo Diniz, não viram a bandeira de xadrez. Curiosamente, todos da categoria Legends, exceto o Civic Type R de Filipe Ferreira pertença da Type R Legacy Cup que compete nos Super Legends.
Mas as lutas pelas primeiras posições não se limitaram aos primeiros lugares da classificação geral de cada um dos campeonatos ou ao topo da tabela classificativa desta primeira corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends e Super Legends. Nas diversas classes também foram experimentadas emoções fortes.
No Campeonato de Portugal de Velocidade Legends (CPVL), como referimos, vitória para Paulo Vieira (BMW M3 E36) seguido de Paulo Sousa (BMW M3 E36) e de José Meireles (BMW M3 E30). Foi este o pódio do CPVL. Nos Legends 90 o melhor foi o BMW M3 E30 de José Meireles seguido do Ford Sierra RS 500 de João Novo. Paulo Lima ficou pelo caminho com problemas no seu BMW M3.
Na luta entre os Renault Spider da categoria Legends Trophy, Pedro Bartolomeu levou a melhor sobre Pedro Calazans. Já nos Legends 99, vitória para Paulo Vieira seguido de Paulo Sousa, ambos em BMW M3 E36. O Subaru de Sérgio Pinto não colaborou e deixou o piloto apeado na pista a dez voltas do final da prova.
Gonçalo Novo (Peugeot 106 GTI) não deu hipóteses aos seus adversários. Alardeando o talento que já tinha dado nas vistas em 2023, o jovem piloto da Motofil venceu a L99/Taça Legends 1600 e conquistou um extraordinário 8º posto à geral entre os 35 carros dos dois campeonatos. Uma prestação de se tirar o chapéu. Seguiram-no Miguel Matias (Citroen Saxo Cup) e Manuel Mota também em Citroen Saxo Cup, que fecharam o pódio. Classificaram-se, ainda, o Peugeot 106 S16 de José Mota, tendo abandonado a corrida o Honda Civic 1600 de Ricardo Diniz.
Nos L99/Taça Legends 2000, Tiago Ribeiro e José Miguel Almeida, ambos em Honda Civic Type R, a vitória pendeu para o primeiro depois de uma corrida feita em luta constante e entusiasmante. O Peugeot 306 de Pedro Lisboa não acompanhou o ritmo dos dois primeiros, mas permitiu que o piloto ficasse no pódio. Fora desse pódio acabou o Renault Clio 1.8 16V de Paulo Ferraz.
Quanto ao Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends, vitória para o Lotus Elise de Francisco Gonçalves à geral e na categoria Super Extra, superiorizando-se a André Tavares (Honda S2000) e ao BMW E30 de João Paulo Sousa. Arlindo Beça e o seu Mini Cooper S ficaram com a quarta posição da categoria com Vicente Serrão a terminar na quinta posição dos Super Extra com o seu VW Golf Golf GTI.
Bernardo Sá Nogueira conseguiu a vitória na categoria Super Trophy ao volante do espetacular Alfa Romeo 147 Cup, com uma significativa vantagem para o segundo classificado e terminando num excelente 9º lugar à geral. Segundo lugar para o Renault Clio 16V de António Duarte, fechando o pódio desta categoria o Renault Clio de Eleutério Duarte. Atrás dos três homens do pódio ficaram os pilotos da Type R Legacy Cup com destaque para Joel Reis que levou de vencida Nuno Dias e António Correia. Ficaram, depois, Luís Delgado, Paulo Porto, João Ventura e Carlos Oliveira.
A segunda corrida dos Campeonato de Portugal de Velocidade Legends e SuperLegends será realizada amanhã às 13.45 (hora de Portugal).
O Jerez Classic e as provas da ANPAC terão transmissão online nas redes sociais da associação e para seguir todas as incidências das sessões de qualificação e corridas estará à disposição o live timing da Crono Jerez (https://live.crono-jerez.com/livetiming/#/).
Horário Jerez Classic
Domingo, 26 de maio
14.45 – 15.10 – Corrida 2 (CPV Legends e Super Legends)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI