CPVL – Volvo foi a marca da moda

Por a 1 Novembro 2021 15:22

Na última ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, destacaram-se máquinas suecas nas duas provas, disputadas com chuva, em condições desafiantes.

A primeira corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, também presente no fim de semana do Algarve Classic Festival, foi marcada pela muita chuva. Paulo Vieira (BMW M3) foi o primeiro homem a surgir na frente da corrida, logo após a partida lançada, mas ainda na primeira volta foi ultrapassado por Hélder Moura e Gonçalo Jordão, ambos em Volvo S60. Se a dupla da frente se afastava da concorrência, Vieira tinha agora de se defender de Joaquim Soares (BMW M3), numa altura em que entrou o Safety Car. 

Hélder Moura não deu hipótese na corrida 1

No recomeço, as posições mantiveram-se inalteradas, mas as distâncias eram muito curtas. Hélder Moura manteve a sua posição na frente, que manteve até ver a bandeira de xadrez, terminando com mais de oito segundos de vantagem para Gonçalo Jordão, ambos a pontuarem em Super Trophy. Paulo Vieira, 3º à geral, venceu na classe L99, à frente de Nuno Figueiredo (Volvo 850 T Estate) que pressionou Vieira nas últimas voltas da prova, e de António Barros (BMW M3), todos a correrem na mesma classe.

João Luís, em Renault Spider (primeiro na categoria Trophy) garantiu o sexto lugar à geral, à frente de Rui Garcia (BMW 635 CSI), 7º e primeiro da classe L85.

André Monteiro (Citroen Saxo-Cup) concluiu esta prova no 8º posto à geral e primeiro entre os L99-1600 que levou a melhor sobre Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R) numa boa luta em pista, à frente de Raul Oliveira (BMW 635 CSI), respetivamente nos 9º e 10º postos finais. Tiago Ribeiro venceu em L99-2000, António Conceição (Mercedes 190 2.3 16V) em L90, Sérgio Pinto (Honda Civic) em L90-1600 e a dupla Arlindo Beça /José Magalhães (Peugeot 106 S16) venceu em Super Turismo.

Nuno Figueiredo terminou o ano com vitória

A segunda corrida da última jornada da competição teve Nuno Figueiredo a vencer de forma categórica com o Volvo 850R Estate. O piloto lisboeta aproveitou o embalo da excelente recuperação que fez na primeira corrida e a pista molhada desta segunda manga para vencer.

A prova ficou marcada pelo desentendimento entre o Renault Spider de João Luís e o Volvo S60 de Henrique Jordão em plena reta da meta, na largada. O piloto algarvio fez um excelente arranque, mas foi traído pelo “aquaplaning” e acertou no Volvo. Este entrou em pião e bateu nos rails do lado esquerdo da reta da meta, terminando a sua prova. Pouco depois, o Renault Spider entrava nas boxes com a suspensão da frente direita partida, dando por concluída a sua corrida.

António Barros (BMW M3) disse que gostava de pistas molhadas e a sua experiência permitiu-lhe estar na frente das operações durante algumas voltas, mas não conseguiu resistir aos ataques de Nuno Figueiredo e de Miguel Garcia, que ao volante do BMW 635 CSI, fez uma prova fantástica me conquistou um excelente segundo lugar à geral. António Barros ficou num excelente terceiro lugar.

Jorge Serôdio terminou num excelente 5º lugar com o BMW 320 iS, atrás do BMW 635 CSI de Paulo Silva. Atrás de Filipe Monteiro terminou no sétimo lugar Tiago Ribeiro, cujo Honda Integra Type R chegou a andar no pódio.

Contas feitas às classes, Nuno Figueiredo venceu nos L99 com a Volvo 850 Estate, Rui Garcia ganhou nos L85 ao volante do BMW 635 CSI, o Honda Integra Type R de Tiago Ribeiro foi o melhor nos L2000, enquanto Nuno Basílio (Honda Civic) superiorizou-se nos L1600. António Conceição levou o Mercedes 190E 2.3 16 à vitória nos L90. Nos Trophy, vitória para o BMW 320 iS de Jorge Serôdio, com Luís Império a ficar no segundo lugar em carro idêntico. Nos SuperTurismo, José Magalhães (Peugeot 106) foi o melhor.

Na categoria SuperTrophy, o despiste do Volvo S60 de Henrique Jordão e os problemas do Honda S2000 de André Tavares e Miguel Mota – que esteve ausente na primeira corrida – entregaram a vitória ao Volvo S60 de Filipe Monteiro, tendo conquistado um sexto lugar à geral.

Nas contas pelo título (a serem confirmadas pela FPAK) Artur Monteiro venceu em L1600, Paulo Vieira em L99, Arlindo Beça em Super Turismo, Tiago Ribeiro nos L2000, Sérgio Pinto em L90 e a dupla Manuel Fernandes / Hugo Mestre em Super Trophy. Luís Império foi o vencedor na categoria Trophy.

Resultados AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado