CPV: Diferenças curtas nos treinos livres em Portimão
Os treinos livres do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) no Autódromo Internacional do Algarve, ficou marcada pelo equilíbrio entre os quatro primeiros. Ficaram separados por uma margem inferior a um segundo.
A dupla Jorge Rodrigues/Patrick Cunha, no Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, foi, ao princípio da tarde deste sábado, a mais rápida nos treinos livres da terceira jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Hankook (CPV) – e segunda do Iberian Supercars Endurance.
Face a este equilíbrio de andamentos, tudo indica que a qualificação para as duas corridas de domingo, a decorrer a meio desta tarde, vai ser bastante renhida, com os GT4 a discutirem a primazia da grelha e na expectativa de ver até onde os TCR podem chegar. O Audi bateu o McLaren dos espanhóis Aso e Pintos por 0.364s e a uma diferença de apenas 0.463 ficou o Mercedes de Gião e de Niskanen, com Cristóvão e Carvalho a fecharem o “top 4” no McLaren alugado, apressadamente e depois dos problemas nos treinos privados matinais, à equipa espanhola SMC Motorsport. É que o motor do carro número 88 da Araújo Competições “partiu” durante aquela sessão e a única via que Miguel Cristóvão e Francisco Carvalho encontraram para poder alinhar foi recorrer à equipa espanhola que dispunha no seu camião de duas unidades de reserva, disponibilizando uma delas.
Com os cinco melhores tempos monopolizados pelos GT4, Jorge Silva e Pedro Silva, no Audi RS3 LMS da Veloso Motorsport, embora não muito distantes daqueles, em termos de “performance”, destacaram-se entre os concorrentes da categoria TCR, batendo por menos de um segundo Daniel Teixeira, cujo CUPRA, mesmo tendo recebido novos componentes no sistema de alimentação do motor, voltou a registar falhas, sendo que António Coimbra e Luís Silva, no Hyundai Elantra N TCR da Sports & You, conseguiram situar-se no mesmo segundo do piloto de Vila Real.
Na categoria GTC, o britânico Chris Hillaby (Porsche 911 Cup), estreante no campeonato e na pista algarvia, esteve em bom plano, ao superiorizar-se à dupla Álvaro Ramos/Fred Block (McLaren 570 S) e ainda a Bruno Pires e Alvaro Fontes, obrigados a algumas cautelas devido aos problemas de sobreaquecimento do Porsche 911 Cup.
TREINO LIVRE
1º, Jorge Rodrigues/Patrick Cunha (Veloso Motorsport/Audi R8 LMS GT4/GT4 Bronze), 1.54.260
2º, Guillermo Aso/Tomás Pintos (SMC Motorsport/McLaren 570S GT4/GT4 Pro), 1.54.624
3º, Manuel Gião/Elias Niskanen (Lema Racing/Mercedes AMG GT4/GT4 Pro), 1.54.723
4º, Miguel Cristóvão/Francisco Carvalho (Araújo Competições/McLaren 570S GT4/GT4 Bronze), 1.55.197
5º, Fernando Navarrete/Gonzalo de Andrés (SMC Motorsport/McLaren 570S GT4/GT4 Pro), 1.55.567
6º, Jorge Silva/Pedro Silva (Veloso Motorsport/Audi RS3 LMS/TCR), 1.55.869
7º, Daniel Teixeira (JT59 Racing Team/CUPRA TCR/TCR), 1.56.729
8º, António Coimbra/Luís Silva (Sports & You/Hyundai Elantra/TCR), 1.56.810
9º, Chris Hillaby (Mental Motorsport/Porsche 911 Cup/GTC), 1.56.994
10º, Álvaro Ramos/Fred Block (Araújo Competições/McLaren 570S/GTC), 1.57.328
11º, Bruno Pires/Alvaro Fontes (Fabela Sport/Porsche 911 Cup/GTC), 1.57.355
12º, Andrius Zemaitis (PROGT/Porsche Cayman GT4/GT4 Bronze), 1.59.512
13º, João Silva/Quique Bordás (Garagem João Gomes/Porsche Cayman GT4/GT4 Pro), 2.01.553
14º, Leandro Martins (Porsche 911 Cup/GTC), 2.04.513
15º, Nuno Gonçalves Pedro (Porsche Cayman GT4/GTC), 2.10.86