Vila Real e ANPAC: Romaria à ‘Bila’ com mais de 120 pilotos inscritos
É com uma lista de inscritos de luxo que a edição deste ano do Circuito de Vila Real se vai engalanar. São 126 os pilotos a fazerem a romaria à ‘Bila’ nos quatro campeonatos de Portugal de Velocidade da ANPAC.
Cada Campeonato de Portugal de Velocidade terá corridas próprias no sábado e domingo e haverá transmissão televisiva das provas nas redes sociais da ANPAC.
A terceira jornada dos Campeonatos de Portugal Clássicos 1300, Clássicos, Legends e Super Legends será realizada nos próximos dias 28 a 30 de junho tendo como grandioso palco o Circuito Internacional de Vila Real. A ‘Bila’ voltará a receber a animação das grandes tardes de Vila Real com a presença da Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC).
Contas feitas, estão inscritos mais de 125 pilotos distribuídos pelos quatro campeonatos de Portugal geridos pela ANPAC e que vão encher os 4,785 km de perímetro do Circuito Internacional de Vila Real. São vinte e quatro curvas mais a descida de Mateus e tantos e tantos locais onde a pista transmontana forjou a sua reputação. E porque estamos numa zona montanhosa, a pista tem grandes desníveis que com as curvas para todos os gostos são os fatores que levam os pilotos a ter uma paixão desmesurada pela “Bila”.
É essa paixão que levou mais de 125 pilotos a preencherem a sua inscrição com 34 carros no Campeonato de Portugal de Clássicos 1300. Juntam-se mais 20 joias entre os Clássicos, 39 automóveis nos Legends e 32 nos poderosos Super Legends.
Por isso mesmo, todos os campeonatos terão corridas em separado com o programa a dividir a primeira corrida no sábado e a segunda no domingo. Prometendo emoção, competitividade e muito espetáculo para os milhares de espetadores que, anualmente, fazem a peregrinação a Vila Real.
A grande novidade de 2024 reside na nova categoria Stock Cup. Destinada a viaturas com ano de fabrico entre 2003 e 2008 e equipadas com motores atmosféricos até 1400 cm3, estarão integradas no Campeonato de Portugal 1300 sendo a categoria 6. Os veículos em questão devem ter montados os sistemas de segurança segundo a regulamentação FIA/FPAK e as alterações técnicas são muito limitadas e descritas no regulamento disponível em www.stockcup.pt.
Recordamos que o Campeonato de Portugal 1300 terá sete categorias, a saber, Desafio ANPAC; Categoria 2 (Clássicos até 1971), Categoria 3 (Clássicos até 1975), Categoria 4 (Clássicos atá 1981), Categoria 5 (Legends 85/90/99) e Taça 1000 (todas as viaturas até 1050 cm3). Junta-se a estes a grande novidade de 2024, a Stock Cup. Destinada a viaturas com ano de fabrico entre 2003 e 2008 e equipadas com motores atmosféricos até 1400 cm3, estarão integradas no Campeonato de Portugal 1300 sendo a categoria 6. Muitos projetos estão a ganhar forma e, por essa razão, mais uma vez está apenas inscrito um piloto com um Rover 25.
Entre os inscritos, destaque para o regresso do campeão de 2023, Luís Alegria (Datsun 1200), a presença de uma senhora, a Andreia Fonseca ao volante de um Toyota Starlet 1.3S que dividirá com Rui Fonseca e a diversidade de automóveis presentes nesta competição.
O Campeonato de Portugal de Clássicos aglutina as joias dos modelos clássicos com os Ford Escort RS 1600 e MKII a pressionarem os poderosos Porsche 911 RS e RSR. Uma luta que não será fácil para os modelos de Weissach face aos foguetes de Boreham, com Rui Costa, o regressado Rui Azevedo, João Novo, Joao Cruz e António Soares a tentarem desfeitearem João Macedo Silva. Estão alinhadas sete categorias. Categoria 1 (H65), Categoria 2 (H71), Categoria 3 (H75), Categoria 4 (H81), Categoria 5 (H85), Categoria 6 (Gr.5) e Categoria 7 (Gr. 1/3).
Clássicos mais recentes, os automóveis do Campeonato de Portugal Legends oferecem espetáculo garantido. E com tantos carros, a pista de Vila Real será justa para tanta qualidade. Destaque, desde logo, para a presença da RodaCLássica, a equipa formada pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares. O português estará ao volante de um BMW M3 na companhia do CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imperato. Por outro lado, Jean-MarcFinoit, diretor-geral da Stellantis Motorsport estará ao volante de um BMW 325i, carro idêntico para o antigo responsável da PSA Motorsport, François Wales.Estão previstas as seguintes categorias: Legends 90, Legends 99 e LegendsTrophy. Depois há, ainda, duas Taças: Taça Legends 1600 (que agrupa os carros dos L90, L99 e LTrophy até 1600 cm3) e Taça Legends 2000 (carros dos L90, L99 e LTrophy até 2000 cm3). A grelha dos Legends será a mais animada com quase quarenta automóveis, algo verdadeiramente espetacular.
Mantendo a presença da Type R Legacy Cup (estão inscritos uma dúzia de Honda CivicType R), o Campeonato de Portugal SuperLegendsconta com quatro categorias: Super Turismo, SuperTrophy 2000, SuperTrophy +2000 e Super Extra. Vila Real irá assistir ao regresso de Hugo Mestre à competição com o BMW 320d, a presença do original e inusitado Mercedes SLK de Alex Pereira e, ainda, o BMW 323 Compact de Hugo Lisboa. Naturalmente que os habituais pilotos deste campeonato vão estar presentes com destaque para o Lotus Elise de Francisco Gonçalves e o garrido Alfa Romeo 147 Cup de Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares.
Perante tão excelente plantel nos Campeonatos de Portugal 1300, Clássicos, Legends e SuperLegends, o fim de semana do Circuito Internacional de Vila Real será muito animado e fica o convite para as gentes de Vila Real e todos os que amam as corridas de velocidade, não faltem ao grande espetáculo.
Como é tradição nas provas da ANPAC, poderá seguir toda a ação do fim de semana de competição no Circuito de Vila Real através da transmissão em direto das corridas nas redes sociais da ANPAC.
Horário Circuito Vila Real
Sexta-feira, 28 de junho
09.30 – 10.00 – Treino (CPV1300)
10.15 – 11.45 – Treino (CPVSL)
11.45 – 12.15 – Treino (CPVL)
12.30 – 13.00 – Treino (CPVC)
13.55 – 14.25 – Qualificação (CPV1300)
14.40 – 15.10 – Qualificação (CPVSL)
16.10 – 16.40 – Qualificação (CPVL)
16.55 – 17.25 – Qualificação (CPVC)
Sábado, 29 de junho
09.55 – 10.25 – Corrida 1 (CPV1300)
11.00 – 11.30 – Corrida 1 (CPVSL)
13.05 – 13.35 – Corrida 1 (CPVL)
17.15 – 17.45 – Corrida 1 (CPVC)
Domingo, 28 de junho
08.50 – 09.15 – Corrida 2 (CPV1300)
09.50 – 10.15 – Corrida 2 (CPVSL)
11.50 – 12.15 – Corrida 2 (CPVL)
18.15 – 18.40 – Corrida 2 (CPVC)
Campeonatos de Portugal 1300, Clássicos, Legends e SuperLegends
13 e 14 abril – Cascais Racing Weekend (Estoril)
24 a 26 maio – Jerez AngelNieto
28 a 30 junho – Circuito Internacional de Vila Real
14 e 15 setembro – ANPAC (Estoril)
25 a 27 de outubro – Algarve Classic Festival (Portimão)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI