Velocidade: Começa a época nos Clássicos e Legends

Por a 15 Julho 2020 13:00

O desporto motorizado nacional e internacional começa a dar os primeiros passos, nesta nova era em que a pandemia continua a condicionar as nossas vidas. É agora a vez dos nacionais de velocidades Clássicos e Legends fazerem o regresso.

Os Clássicos e os Legends têm sido o garante da velocidade em Portugal, com grelhas sempre bem compostas, boas corridas e projetos interessantes. O ano 2020 preparava-se para ser um dos melhores dos últimos tempos, mas a Covid-19 veio estragar os planos. No entanto, como a vontade de voltar para as pistas é grande, os Clássicos e os Legends vão fazer o regresso às pistas no Autódromo Internacional do Algarve. Esta é a primeira de quatro datas agendadas no calendário, que conta ainda com uma visita ao Circuito Vasco Sameiro (12 e 13 de Setembro), nova ida a Portimão para o Algarve Classic Festival (23 a 25 de outubro) e o encerramento da época será feito no Estoril ( 5 e 6 de Dezembro).

As medidas de segurança que serão aplicadas poderão criar um ambiente muito diferente do habitual. Paulo Miguel, da ANPAC admitiu que será estranho para todos mas está otimista quanto à progressão do campeonato, apesar das limitações:

“Vai ser um fim de semana um pouco estranho. Uma das grandes componentes das competições de Clássicos e Legends é a interação e o convívio e isso não poderá ser feito. Os pilotos obviamente compreendem a necessidade destas medidas, mas não lhes agrada, pois será um fim de semana em que estarão muito condicionados. Isso também pode ter reflexo na lista de inscritos pois há muitos pilotos que gostam de ir com os amigos para conviver e nestes moldes talvez não apareçam. Mas também há muita vontade de ir para a pista. Não temos ainda um numero certo de inscritos. Temos falado com os pilotos para termos uma ideia de quantos participantes vamos ter, mas muitos estão na dúvida. Se tivermos entre 15 a 20 carros na grelha será satisfatório embora implica uma quebra de quase 40% em relação aos números habituais.”

Os efeitos da pandemia não se fazem sentir apenas em pista:

“Tínhamos dois bons patrocinadores apalavrados para este ano e que neste momento recuaram. Há duas ferramentas para divulgar os patrocinadores no circuito, além das redes sociais que são os carros e os pódios. Os carros, evitamos ao máximo para dar a possibilidade aos pilotos arranjarem os seus próprios patrocinadores, e assim os pódios passam a ser um elemento chave na divulgação dos patrocinadores. Sem essa ferramenta é difícil manter esses patrocínios. “

Esta primeira prova será analisada ao pormenor pela ANPAC para entender que passos dar no futuro a curto prazo:

“Esta primeira prova irá servir de barómetro. Iremos analisar o número de inscritos, a forma como tudo decorre e a partir daí iremos tomar decisões para as restantes provas. A organização deste tipo de provas acarreta custos que têm de ser pagos e teremos de analisar todos os fatores para vermos o que vamos fazer com as outras provas. A nossa vontade clara é fazer o campeonato completo, e temos tudo preparado para isso, mas vamos a cada passo analisar todos os fatores, internos e até externos como é o caso da evolução da Pandemia.”

“O início do ano era de grande entusiasmo e pensávamos que iria ser o melhor ano da velocidade. Chegamos a acordo com outros promotores e fizemos um calendário que era do interesse de todos, inclusivamente com uma ida a Espanha que era a grande vontade dos pilotos. Todos deram os parabéns à ANPAC pelo calendário proposto. Temos uma série de novos projetos e carro prontos para ir para a pista. Mas esta situação veio atrapalhar este impulso positivo. “

Por fim fica a mensagem de agradecimento aos pilotos:

“A ANPAC quer dar os parabéns a todos os pilotos que estão dispostos a participar num campeonato em condições destas. Não abandonam, estão cientes de todo o esforço que está por trás desta organização e querem fazer parte, mesmo nestas condições. Eles estão a passar dificuldades, tal como nós, mas vamos fazer um esforço conjunto para termos corridas. “

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado