CPVC: Honras repartidas nos Clássicos, Alegria domina nos 1300
A festa da velocidade nacional voltou ao Autódromo Internacional do Algarve para a terceira data do calendário 2020 dos campeonatos nacionais de velocidade. Apesar do aumento da incidência da Covid-19 em todo o país, o excelente exemplo dado por todos os participantes nas provas das disciplinas organizadas pela ANPAC permitiu que o evento fosse realizado na data aprazada no calendário.
Foram quase 60 as equipas presentes no Portimão 2 – Super Racing Series, igualmente divididos entre os Clássicos, Clássicos 1300 e os Legends. Contas feitas, nos Clássicos e Clássicos 1300 estão inscritos 29 automóveis distribuidos pelas diversas classes.
Destaque para a “armada” Ford com vários Escort RS, que iam tentar derrotar os Porsche 911 RSR. Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600), João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) e Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600), iam tentar reeditar as lutas vividas em Portimão e em Braga. Entre os pilotos dos Clássicos 1300, a luta esperava-se entre os vários Datsun 1200 que preenchiam as classes H71 – 1300 e H75 – 1300, aguardando-se uma aguerrida disputa pela vitória entre Luís Alegria e José Fafiães, com João Braga a espreitar uma oportunidade de se esgueirar rumo à vitória.
Carlos Vieira destaca-se na Qualificação, Alegria começou o show
Na sessão livre, Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600 Gr.5) estabeleceu o mote para a qualificação, com o tempo de 1m58,586s. Atrás do Escort de Vieira vinha a armada Ford com Joaquim Jorge a liderar, seguido de Rui Alves, Rómulo Mineiro, Jorge Areia e João Cruz. No entanto, referir que o sistema de cronometragem do carro de João Macedo Silva não funcionou durante toda a sessão, embora cronometragens privadas tenham indicado que o Porsche 911 RSR fez tempos semelhantes aos rubricados por Carlos Vieira.
Na qualificação, apenas três voltas foram necessárias para que Carlos Vieira reclamasse a “pole position” para a primeira corrida de domingo com o tempo de 1m58,246s. Porém, o piloto do Escort RS1600 teve a férrea oposição de João Macedo Silva que não conseguiu fazer uma única volta limpa, prejudicado pelas sucessivas interrupções da sessão. Primeiro uma bandeira vermelha devido à paragem do Porsche 911 RSR de Mário Meireles numa zona perigosa, depois um “full course yellow” devido ao óleo largado pelo Ford Escort de Paulo Vieira e pela paragem do Austin Mini de Tiago Vitorino.
Nas diversas classes, os mais rápidos na qualificação foram Ricardo Pereira (Ford Escort RS 1600), no Gr.1, Jorge Cruz (BMW 323i) nos H81, Carlos Barbot (Lotus Elan 26R) nos H71-T1600, João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) nos H75, Pedro Ferreira (BMW 323i) nos H81 e Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) no Gr.5.
Luís Alegria dominou as sessões livre e de qualificação dos Clássicos 1300. Ao volante do seu Datsun 1200, ficou com a “pole position” da categoria assinando um 15º tempo à geral. Logo de seguida ficaram José Fafiães, João Braga, Pedro Barbosa e Pais Cardoso. Este acabou por ser o melhor da categoria H71 – 1300, enquanto Luís Alegria foi o melhor dos H75-1300.
Dilúvio deu vitória a Azevedo, Alegria manteve-se na frente
A chuva que se abateu sobre o AIA acabou por prejudicar a primeira corrida. Foram cumpridas apenas seis voltas com a omnipresença do “Safety Car”. As condições muito adversas fizeram algumas vítimas no pelotão, entre eles o piloto que tinha feito a “pole position”, Carlos Vieira.
Na frente ficava João Macedo Silva, porém, com as condições da pista e muitos problemas de visibilidade, o piloto do Porsche 911 RSR acabou por, involuntariamente, ultrapassar Rui Azevedo (Ford Escort RS 1600) durante o período em pista do “Safety Car”. Apesar de involuntária, a manobra foi penalizada pelos comissários desportivos e João Macedo Silva acabou no 10º lugar esta primeira corrida.
Assim, a vitória sorriu a Rui Azevedo, seguindo-se Jorge Areia (Ford Escort RS 1600) e João Cruz (Ford Escort RS 1600), com Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600) a falhar o pódio, mas a contribuir para que a corrida terminasse com seis Ford Escort nos seis primeiros lugares.
Nos Clássicos 1300, a vitória foi para Luís Alegria ao volante do seu Datsun 1200, seguido de José Fafiães e Pedro Barbosa, todos em Datsun 1200, dpeois de João Braga ter sido penalizado em 30 segundos depois da corrida. Pais Cardoso foi uma das vítimas da inclemente meteorologia e foi forçado a abandonar.
Nas diversas classes em pista, Ricardo Pereira (Ford Escort RS 1600) ganhou o Gr.1, João Cruz (Ford Escort RS 1600) venceu o Gr.5 e nos H81, o melhor foi Jorge Cruz ao volante do seu BMW 323i. Nos H71-T1600 vitória para Carlos Barbot (Lotus Elan 26R), nos H75 ganhou Rui Azevedo, enquanto que nos H75-1300 a vitória foi para Luís Alegria.
Macedo Silva volta a vencer, Alegria faz a dobradinha
A segunda corrida voltou a ser disputada com piso molhado, mas sem o caos conhecido na primeira manga. Ainda assim, houve a intervenção do “Safety Car” depois de alguns despistes.
Após o abandono na primeira corrida, Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) tinha como missão recuperar até aos primeiros lugares, a mesma tarefa de Tiago Vitorino (Austin Mini) e João Macedo Silva. O piloto do Mini saiu, mesmo, do último lugar da grelha de partida, enquanto o piloto do Porsche 911 RSR saiu do 10º lugar.
Após o arranque, assistiu-se a um festival de pilotagem de Carlos Vieira e de João Macedo Silva numa pista com condições de aderência precária. Rapidamente chegaram aos primeiros lugares e a dupla em recuperação passou a trio ao apanhar o líder da corrida, o Ford Escort de Rui Azevedo.
A partir daqui foi uma pena não haver espetadores nas bancadas do AIA pois João Macedo Silva, Carlos Vieira e Rui Azevedo envolveram-se numa batalha épica pela liderança, com constantes trocas de posição. Com muito esforço, João Macedo Silva conseguiu chegar à frente da corrida e, com pista limpa à sua frente e beneficiando da intensa luta entre Rui Azevedo e Carlos Vieira, acabou por ganhar apesar da intervenção do “safety car”.
Dizer que na estreia do Austin Mini inscrito no Gr.5, Tiago Fino Vitorino conseguiu um excelente 7º lugar nesta segunda corrida, “vingando” o abandono na primeira corrida.
Entre os Clássicos 1300, esta segunda corrida voltou a não ter história: Luís Alegria (Datsun 1200) levou a melhor sobre João Braga e Pais Cardoso, ambos em Datsun 1200, depois de José Fafiães ter abandonado a corrida.
Quanto aos resultados nas classes, Paulo Vieira (Ford Escort RS 2000) ganhou o Gr.1, Carlos Vieira (Ford Escort RS 1600) venceu o Gr.5, enquanto nos H81, o melhor foi Jorge Cruz ao volante do seu BMW 323i. Nos H71-T1600 vitória para Carlos Barbot (Lotus Elan 26R), nos H75 ganhou João Macedo Silva (Porsche 911 RSR), enquanto que nos H75-1300 a vitória foi para Luís Alegria (Datsun 1200), enquanto que nos H71 foi o Datsun 1200 de Pais Cardoso o melhor.
Classificação Geral Corrida 1
1 12 Rui Azevedo Ford Escort RS 1600 H75 6 voltas
2 44 Jorge Areia Ford Escort RS 1600 H75 +0.848 seg.
3 33 João Cruz Ford Escort RS 1600 GR5 +1.347 seg.
Classificação Geral Corrida 2
1 3 João Macedo Silva Porsche 911 RSR H75 10 voltas
2 12 Rui Azevedo Ford Escort RS 1600 H75 +10.732 seg.
3 27 Carlos Vieira Ford Escort RS 1600 GR5 +10.893 seg.