Como vai ser a Porsche Cup C6 Bank no Estoril…
A etapa do Autódromo do Estoril da Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank é já no próximo fim-de-semana. Apresentamos seis pontos para que perceba melhor toda a dinâmica da competição e para que possa assistir à prova de trezentos quilómetros.
O FORMATO DA PROVA
A prova do Autódromo do Estoril, que abre a temporada do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank, terá a duração de 300 km, ou duas horas e meia, o que obrigará paragens nas boxes para troca de pilotos.
A corrida terá dois momentos em que serão distribuídos pontos, ocorrendo o primeiro aos 75% de prova. Neste momento, 40% do pecúlio será dividido de acordo com a classificação entre as equipas em pista que tenham realizado, pelo menos, um ‘pit-stop’. Os restantes 60% serão dados no final do confronto de 300 km.
A grelha de partida será formada pela média da melhor volta na qualificação de cada um dos pilotos que dividem cada um dos carros, sendo o equilíbrio das duplas determinantes para um bom lugar para a posição do arranque para a corrida de sábado.
AS MÁQUINAS EM PISTA
O pelotão do Endurance Challenge é composto por duas divisões e três subcategorias, apresentando-se no Estoril quarenta e um carros – vinte e sete inscritos na Carrera Cup e catorze na Challenge.
A divisão Carrera Cup é destinada aos Porsche 992 GT3 Cup, sendo estes carros equipados com o tradicional ‘flat-6’ da marca de Estugarda de quatro litros de cilindrada, capaz de debitar 510 cv. Este modelo está equipado com ABS, pesando 1260 kg.
A divisão Challenge é dedicada aos Porsche 991-2 GT3 Cup, também com um motor de seis cilindros oposto de quatro litros, que desenvolve 485 cv para 1200 kg.
Cada divisão tem três subcategorias, a geral, a Sport e a Trophy, sendo estas duas baseadas na categorização dos pilotos.
Haverá, ainda, uma classificação à geral, portanto, permitindo que tanto os 992 como os 991-2 possam vencer os 300 km do Estoril.
AS ESTRELAS
Nos 300 km do Estoril cada carro terá de ter, obrigatoriamente, dois pilotos, ao contrário dos 500 km de Interlagos, que termina a temporada, em que cada Porsche será partilhado por três condutores.
A prova portuguesa terá oitenta e dois pilotos em pista oriundos de diversas áreas do desporto motorizado, e, para além dos habituais competidores, serão inúmeros os pilotos de relevo internacional.
Os brasileiros de maior notoriedade serão os conhecidos globalmente Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, ambos com passagens pela Fórmula 1, e Tony Kanaan, campeão da IndyCar e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.
Para os adeptos portugueses, António Félix da Costa e Miguel Oliveira serão os pilotos de maior relevo, mas também José Maria Marreiros, Leandro Martins, Miguel Caetano e João Posser defenderão as cores lusas na prova do próximo fim-de-semana.
A grelha de partida da Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank terá pilotos oriundos de treze categorias distintas – FIA WEC, Campeonato do Mundo de Fórmula E, IndyCar, MotoGP, TCR South America, Copa Truck, Nascar Brasil, Copa HB20, Stock Series, GT Cup Europe, Iberian Supercars e Campeonato de España de GT – sendo a Stock Car a mais representada, com doze pilotos.
ANIMAÇÃO DE PADDOCK
Se a ação em pista será inebriante, com quarenta e um Porsche 911 conduzidos por pilotos de nível mundial, os motivos de interesse no paddock serão também sedutores para os adeptos portugueses de automobilismo e da Porsche.
Durante o fim-de-semana, todos aqueles que entrarem no paddock poderão encontrar uma exposição com carros marcantes e icónicos da história da Porsche, que farão as delícias dos fãs, como é o caso do 918 Spyder, Carrera GT, 911 GT3 RSR, 911 Dakar, etc.
Os adeptos poderão ainda contactar directamente com os pilotos, o que, com António Félix da Costa, Miguel Oliveira, Rubens Barrichello, Toni Kanaan e Nelsinho Piquet, é uma oportunidade única.
Também no paddock haverá uma zona de lazer, onde os adeptos poderão confraternizar, descansar das emoções em pista e alimentar-se, com uma praça de restauração capaz de agradar a todos.
BILHETES PARA TODOS
Os motivos de interesse serão muitos, tanto no fim-de-semana do Endurance Challenge, que se realiza já no próximo fim-de-semana, como no Sprint Challenge, a realizar nos dias 29 e 30 de Junho.
Os fãs portugueses poderão assistir à ação em pista completamente grátis, uma vez que a Bancada A do Autódromo do Estoril estará aberta, ao passo que o acesso ao paddock terá o custo de apenas 10 euros.
Os bilhetes para o paddock poderão ser adquiridos através do website oficial da Porsche Cup C6 Bank ou, no próprio dia, nas bilheteiras do Autódromo do Estoril.
O número de bilhetes está condicionado pelas dimensões do paddock da pista portuguesa.
TELEVISÃO PARA QUEM NÃO PUDER IR AO AUTÓDROMO
Como se pode constatar, assistir ao vivo à prova do Endurance Challenge da Porsche Cup C6 Bank será uma experiência única, mas aqueles que, por qualquer motivo, não puderem realizar a deslocação ao Autódromo do Estoril poderão seguir em direto à corrida de sábado na Sport TV5.
A transmissão dos 300 km do Estoril terá o seu início às 11h45, caindo o sinal verde para o início da corrida às 12h00, esperando-se que tenha a duração de 2h30m.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI