PERFIL: Robert Giannone, Campeão Nacional de Velocidade em 1977

Por a 19 Junho 2024 11:01

Robert Giannone vive hoje em Cascais (ndr, trabalho feito originalmente em 2004), numa situação, segundo ele mesmo confessa, de “semi-reformado.” Durante 37 anos teve o Porto como habitat, mas “era um mundo muito fechado. Aqui, é muito mais cosmopolita, internacional…”

Recordando 1977 e o seu título de Campeão de Velocidade, Giannone começa por referir ter sido “no primeiro ano que corri com o Porsche.” Era “um carrera RSR, que tinha sido de um piloto pouco conhecido, que morreu a caminho de Zandvoort, num acidente de estrada. Compreio-o na Alemanha, na oficina do Freisinger”, pai do dono da atual equipa de GT. O carro tinha 330 cavalos “e era uma base do RS, com a cilindrada do motor aumentada para três litros.” Imbatível, como se viu logo nesse ano: “Não foi difícil vencer o campeonato. Na altura, havia o Ribeiro da Silva, que chegou a ter um carro semelhante ao meu, o António Carlos Oliveira, o Tino Pereira, com o De Tomaso Pantera, que até era um carro bastante mais potente que o Porsche.”

Posteriormente, “o Eduardo da Garagem Aurora modificou-me o carro, nos irmãos Almeras” e o Carrera RSR passou a ter dois turbos e um aspeto muito mais musculado. Já na década de 90, depois de se retirar da competição ativa, Giannone ainda correu em provas de Clássicos com o Porsche, antes de o vender “mal vendido” após somente duas corridas: “Fiquei um pouco desiludido. No meu tempo, o ambiente era muito mais aberto. Não havia o pseudo-profissionalismo que se instalou mais tarde.”

Agora, Giannone é o feliz possuidor de um Porsche 356 Cabriolet, um jaguar E e um Dino Ferrari. E é alternando estes carros que vai participando “em provas de Regularidade para clássicos. Mais pelo convívio, a gastronomia, conhecer lugares belos.” Confessa ter “acompanhado pouco” a automobilismo nos últimos anos: “Apenas sigo a F1. Acho fantástico, ver quando se tem a melhor equipa, o melhor carro e o melhor piloto, tudo isto reunido num só. Dá o que dá: ninguém bate a Ferrari e o Michael Schumacher, que até nem apreciava no início pela sua arrogância alemã e um certo ‘hooliganismo’, amadureceu e hoje é imbatível.”

Quem é quem

Robert Joseph Giannone nasceu em Bruxelas, capital belga, a 8 de Agosto de 1938. É naturalizado francês e vive em Portugal desde 1965. Criou a marca de confeções “Giannone”. Estreou-se em 1967. Correu em Fórmula V e Fórmula Ford.

Títulos: Campeão Nacional – 1975 (Gr. 2 a 5); 1977 (Gr. 2 a 5 e Absoluto). Vitórias no Campeonato Nacional de Velocidade: 16. 1973 – Rampa do Targa. 1975 – Rampa da Pena. 1976 – GP ACP. 1977 – Circuitos da Costa Verde; Costa do Sol; verão; Vila do Conde; GP ACP. 1978 – Circuitos da Costa Verde; Primavera; 500 Kms. do Estoril. 1979 – Circuitos de Vila Real; Vila do Conde. 1981 – Circuitos de Vila Real; Costa Verde; Vila do Conde.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado