CPTV: Arranque do campeonato no Estoril adiado para Braga
A prova de arranque do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismo, que estava previsto começar no Estoril, no fim de semana de 14 e 15 de abril, juntamente com o GT Open, foi anulada.
A causa desta decisão prende-se com as posições tomadas pelas equipas junto do Promotor, essencialmente devido a questões financeiras, pois até aqui ainda não tinha sido possível reunir um plantel condigno para o arranque da competição.
Na passada semana, em declarações ao AutoSport, o promotor do campeonato mostrou-se otimista, revelando esperar um nível de interesse semelhante ao do ano passado, mas as diversas negociações pendentes entre equipas e pilotos têm sido demoradas, e esse facto colocou muita pressão no arranque do campeonato.
O AutoSport sabe que houve conversações recentes entre as equipas e o promotor, em que foram colocadas em cima da mesa questões relativas aos custos da competição, que são muito elevados para alguns interessados, pelo que a solução encontrada para mitigar esses custos foi a anulação da primeira prova.
Desta forma, com menos uma prova, espera-se que os projetos possam ter viabilidade.
A duração das provas foi também diminuída para promover uma maior poupança, com apenas duas provas por fim de semana de 25 minutos.
O calendário passará a ter 4 provas, com a primeira ronda a ser feita em Braga, passando por Vila Real, Estoril (em vez da segunda passagem por Braga) e Portimão.
Eis o comunicado do promotor:
Campeonato vai arrancar em Maio, em Braga
Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos/TCR Portugal
O promotor da Velocidade Nacional, a Full Eventos, introduziu algumas alterações ao figurino do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos/TCR Portugal, indo de encontro à vontade manifestada pela maioria das equipas.
A Full Eventos foi contactada por várias equipas que manifestaram preocupação com o arranque do principal campeonato de circuitos nacional. Manifestaram a necessidade de um pouco mais de tempo para prepararem o início da época e fundamentalmente de uma redução dos custos de participação.
No seguimento destes contactos, foi realizada uma reunião entre o Promotor e a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), no sentido de serem encontradas soluções que respondessem às necessidades das equipas.
Assim, foi determinado que o Campeonato de Portugal de Velocidade Turismos/TCR Portugal, passa a ser constituído por quatro fins-de-semana de provas, com jornadas duplas, ou seja um total de oito corridas sprint para definirem o Campeão de Portugal.
Cada jornada será constituída por duas sessões de treinos livres, com duração de 20 minutos cada, uma sessão de qualificação com duas partes de 15 minutos cada e duas corridas com uma duração máxima de 25 minutos.
Calendário:
Braga a 26 e 27 de Maio
Vila Real a 23 e 24 de Junho
Estoril a 1 e 2 de Setembro
Portimão a 27 e 28 de Outubro
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Bom isto não está a começar bem! O que é que se passa? não há participantes suficientes? As equipas que têm os carros, não estão a conseguir arranjar pilotos que paguem? Mas é um problema de custos exagerados ou simplesmente não há gente com dinheiro em Portugal?