Rampa da Falperra é no fim de semana

Por a 3 Maio 2017 13:06

Realiza-se no próximo fim de semana a mítica Rampa da Falperra – integra o Campeonato Europeu de Montanha, constituído por 12 eventos. A mais mediática de todas as rampas que fazem parte do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2017, tem, realiza-se como sempre no privilegiado palco da subida à Nossa Senhora do Sameiro.

Presentes vão estar os melhores pilotos do Europeu, numa lista bem recheada, tal como tem sucedido todos os anos, com os habituais Simone Faggioli (Norma M20FC) e Fausto Bormolini (Reynard K02) à cabeça, bem como Christian Merli (Osella FA30), vencedor da primeira prova na Áustria, realizada no passado dia 23 de abril. O evento do CAM é também a segunda prova do ano do Nacional de Montanha, competição que na Penha ficou marcada por grande equilíbrio, com Pedro Salvador a bater Rui Ramalho por 288 milésimas.

Detalhe do Nacional de Montanha

Segunda jornada desta competição na corrente época, a prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho, reúne à partida todos os principais candidatos aos títulos em disputa, que fazem parte de uma invejável lista de inscritos. Também em pista, vão estar os Campeonatos Europeu e de Espanha da especialidade, num fim-de-semana de grande intensidade para os amantes da modalidade.

Depois do triunfo na prova inaugural, Pedro Salvador e o pequeno Silver Car EF10 vão ter nova prova de fogo à juventude deste projecto, sendo esta uma rampa que não favorece o protótipo espanhol face às elevadas médias praticadas na Falperra, no que diz respeito às velocidades atingidas. Por seu turno, Rui Ramalho e o seu Osella PA2000 Evo 2 vão ter na rampa bracarense um terreno à exacta medida deste conjunto, depois da estreita e sinuosa Rampa da Penha.

Ainda na Categoria 1, Paulo Ramalho (Osella PA21s Evo) e Hélder Silva (Juno CN09), vão lutar pelo derradeiro lugar do pódio, com João Fonseca em BRC CM05 Evo, a ser o favorito na categoria CM.

Na Categoria 2 a luta pelo triunfo vai voltar a estar ao rubro, com qualquer um dos quatro pilotos inscritos a ter condições de chegar à vitória. Gonçalo Manahu em Porsche 997 GT3 Cup foi o primeiro vencedor do ano, mas a oposição aperta, e o imponente Nissan GT-R GT3 de José Correia pode assumir na Falperra algum favoritismo. Edgar Reis e Pedro Marreiros, ambos em Porsche 997 GT3 Cup estarão também na luta.

Depois da vitória conseguida na Penha, João Guimarães e o Peugeot 206 RC não vão ter vida fácil para bisar na Categoria 3, face à chegada de Pedro Saraiva com um Mitsubishi Lancer Evo. IX e ao forte andamento dos SEAT Leon de Carlos Luis e Pedro Saraiva. Na luta por um lugar no pódio há que contar ainda com a “armada” Citroen Saxo, encabeçada por Sérgio Nogueira, e que inclui ainda, Paulo Nogueira e Armando Freitas.

Na prova de abertura da época, assistiu-se ao domínio do espectacular Ford Fiesta R5+ de Manuel Correia na Categoria 4, primazia que este binómio deverá continuar a ter na Falperra, isto apesar da chegada do potente Mitsubishi Lancer Evo VI de Manuel Pereira e do competitivo Silvino Pires com um Ford Escort WRC.

Na Categoria 5, Luis Nunes em SEAT Leon Cup Racer e Joaquim Teixeira em Renault Megane Trophy V6 vão voltar a lutar pelo triunfo, adivinhando-se mais uma emocionante disputa entre estes dois pilotos. Francisco Marrão estará atento e aproveitará qualquer deslize para melhorar o resultado conseguido na Penha, o mesmo se poderá dizer de Alex Pereira e o seu VW Golf GTi. De saudar a presença de Jorge Meira (Citroen Saxo) e Roberto Meira (Renault Clio RS), depois de terem estado ausentes na primeira jornada do ano.

Na Taça Nacional TCR/TCS, Miguel Lobo, que conseguiu em Guimarães uma vitória solitária, vai ceder o seu Audi RS3 TCR a Patrick Cunha, alinhando com um SEAT Leon TCR, numa competição que recebe mais um piloto, com a chegada de Paulo Silva também com um SEAT Leon TCR.

Na Taça Nacional de Montanha 1300, os Toyota Starlet de Armando Freitas e José Magalhães vão lutar pelo triunfo, com Francisco Leite e Ricardo Sousa, ambos em Fiat Punto, numa categoria que se adivinha animada.

Dominador na Penha, José Pedro Gomes e o seu bem preparado Ford Escort MKI são os principais favoritos ao triunfo no Campeonato Nacional de Clássicos, com Parcidio Summavielle em Datsun 260Z e Augusto Vasconcelos em Ford Escort MKI, à espreita de um qualquer deslize de Gomes. Destaque para a presença de Flávio Sainhas e de Cândido Monteiro, também eles em Ford Escort MKI.

No Troféu Nacional Clássicos de Montanha, a luta adivinha-se animada entre Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII), Ricardo Loureiro também em Escort e Carlos Oliveira em BMW 323i.

No que diz respeito à Taça Nacional de Clássicos de Montanha 1300, João Peixoto pode estrear-se com uma vitória ao volante do seu Mini Cooper S, face à oposição de Domingos Fernandes em Autobianchi A112.

Programa/Horário

Sábado, 6 de Maio

09h30 Treinos Oficiais 1 C.N. Montanha

10h45 Treinos Oficiais 1 Europeu De Montanha/CNM

12h30 Treinos Oficiais 2 Europeu De Montanha/CNM

14h30 Treinos Oficiais 3 Europeu De Montanha

14h30 1ª Subida De Prova C.N. Montanha

Domingo, 7 De Maio

09.00 1ª Subida de Prova Europeu De Montanha

09h00 2ª Subida de Prova C.N. Montanha

11h00 2ª Subida de Prova Europeu De Montanha

11h00 3ª Subida de Prova C.N. Montanha

SÓ do Campeonato Nacional de Montanha Valvoline:

Sábado – 06.05.2017

09H30 Treinos Oficiais 1

10H45 Treinos Oficiais 2

12H30 Treinos Oficiais 3

14H30 Subida Oficial 1

Domingo – 07.05.2017

09H00 Subida Oficial 2

11H00 Subida Oficial 3

15H00 Entrega de Prémios

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado