Pedro Salvador vence a Rampa da Falperra
Passaram 30 anos, houve uma nova ‘greve’ dos principais pilotos, e um português voltou a vencer uma grande prova internacional. Pedro Salvador venceu a Rampa da Falperra à geral, porque ao contrário dos cotados pilotos do Europeu de Montanha, com Simone Faggioli à cabeça, não teve medo das difíceis condições do traçado perto de Braga, e venceu o evento, com seis segundos de avanço para um Vilariño. Ou melhor, ‘uma’, pois foi Angela Vilariño, filha do grande Campeão, que colocou o seu SilverCar EF10 no segundo lugar. No pódio à geral ficou o espanhol José Lopez Fombona, num Audi R8 LMS, com Rui Ramalho, no seu novo Osella PA 21S Evo a terminar em quarto e no pódio do Nacional de Montanha.
Pedro Salvador tornou-se assim no primeiro português a vencer uma prova do Campeonato Europeu de Montanha. Claro que aproveitou o boicote dos principais pilotos do Europeu, mas mostrou-lhes que a Falperra estava em condições para ali se andar depressa. A chuva deu poucas tréguas durante os dois dias de prova, mas para as contas nacionais, pouca diferença fez, pois o vencedor foi o mesmo que na Penha: “Estou muito contente e acho que ainda nem realizei bem o que se passou. Tinha o sonho de um dia vencer esta prova, mas tinha também a consciência de que com o meu carro, uma vitória à geral era praticamente impossível de conseguir. “Não concordo com os motivos que levaram à retirada de alguns dos concorrentes do Campeonato da Europa, mas a partir desse momento a determinação em conseguir a vencer a Falperra foi enorme… Estou para lá de contente!” Afirma o homem do Norma M20FC.
Com este resultado, Pedro Salvador, foi também o vencedor da prova nacional. Recorde-se que já no final do dia de ontem, estava com uma vantagem confortável sobre o segundo classificado. O tempo final de 4m 38,153s dá-lhe uma vantagem de 19,91s sobre o seu mais directo adversário na luta pela melhor posição do CNM: “Consigo aqui mais uma vitória, a segunda em duas provas disputadas e ganho mais alguns pontos para a conquista do Campeonato Nacional de Montanha. Quero agradecer aos meus patrocinadores, à minha equipa e a todos os espectadores que me apoiaram nesta prova e me ajudaram a concretizar um sonho.” Remata o líder do Campeonato Nacional de Montanha.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Um piloto português mostrou aos merdosos pilotos estrangeiros que a Falperra em dia de chuva é para homens de barba rija.
Com as condições meteorológicas que afectaram o país nas últimas 24 horas, é lógico que a prova deveria ter sido adiada(uma rampa é totalmente diferente duma prova disputada num autódromo).
A Rampa nunca foi segura, muito menos com chuva. Percebe-se a atitude dos pilotos que boicotaram, há boicotes que chegam tarde demais como no Rali de portugal 86… A Falperra é uma grande prova e a montanha é, por inerência, perigosa. No entanto não podemos ignorar este aviso… vide o Rali de Portugal de 2000 e o preço que pagámos nos anos seguintes.
Hoje a segurança comanda tudo.
É frustrante para quem acompanha ao vivo e para quem se deslocou a falperra…mas sinceramente, mais vale o boicote, do que um acidente que afastasse a rampa por questões de segurança como aconteceu no passado! Espero que para o ano corra melhor.
E os acidentes que acontecem com o piso seco, devem-se a quê? E quando acontecem o público deixa de aparecer? Se há pneus específicos para chuva, afinal, em que é que esses pilotos estão habilitados? Só sabem correr no seco? Mas qualquer tipo com carta de condução faz o mesmo! No Molhado é que se vê quem tem kit d’unhas.
Não sei se já leu a opinião de pilotos portugueses como Luís Silva…
Não colocando a sua opinião em questão, vou tentar responder ás suas questões. Na minha opinião, acidentes em piso seco é que se devem à falta do kit de unhas. Quanto ao público, enquanto for de borla a malta aparece, caso contrário, só os verdadeiros fans… Eu julgo que estes pilotos estão habilitados e licenciados para todo o tipo de piso. Felizmente a falperra não é para qualquer tipo com carta.