CPM: Mudanças no calendário em 2024, segundo Joaquim Teixeira
Apesar do balanço das primeiras três rondas do Campeonato de Portugal de Montanha ser amplamente positivo até agora, Joaquim Teixeira, Presidente da APPAM – Associação dos Pilotos Portugueses de Automóveis de Montanha, entidade que, juntamente com os clubes organizadores, faz parte do consórcio promotor do campeonato, acredita que são necessárias mudanças.
Segundo o responsável, as primeiras três provas mostram que o CPM está de boa saúde, mas entende que o calendário de 2023 não se adequa às necessidades do campeonato:
Com três provas para analisar, duas realizadas e a deste fim-de-semana, as listas de participantes revelam, e comparação com 2022, que foi já um ano recorde, um crescendo consolidado da média de pilotos por prova. Estamos com uma média superior a seis dezenas de inscritos por prova e agora vamos trabalhar para manter e, se possível, ainda melhorar estes registos nas cinco provas subsequentes do calendário”, disse Teixeira, citado pela vmotores.pt .
“As mudanças cirúrgicas que têm vindo a ser introduzidas no regulamento técnico e desportivo do campeonato, mesmo tendo provocado, como é natural, alguma celeuma, estão a revelar-se capazes de serem sedutoras para mais pilotos. Para o que resta da época, para além de mantermos o atual número, excelente quer em quantidade, quer em qualidade dos protagonistas e dos carros”.
“Temos tido algumas reclamações por parte dos pilotos, sobretudo no que respeita ao calendário. Têm toda a razão, embora o alinhamento de provas deste ano tenha tido de obedecer a alguns condicionalismos que provocaram alterações ao primeiro calendário apresentado e que levaram a que os eventos ficassem muito perto uns dos outros. Aliás, teremos quatro provas no espaço de mês e meio, algo que é incomportável para as equipas, incomportável ainda para os pilotos, quer a nível financeiro, quer no que concerne à gestão técnica da época. Uma avaria, uma falha de material e a falta de tempo pode provocar danos nas ambições desportivas. Isto tem de ser resolvido no próximo ano. O campeonato não se pode resumir a quatro ou cinco meses, com um interregno de meio ano para a época seguinte. A época de Montanha deverá ter começo, como agora, em março, mas deverá estender-se até outubro, novembro, com o máximo de uma prova por mês.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI