CPM, João Fonseca: “Dificuldade não foi guiar, mas sim estar à partida”

Por a 3 Outubro 2019 15:43

A Rampa de Boticas foi o palco da consagração de João Fonseca como novo campeão nacional de Montanha, repetindo o título alcançado em 2015. O piloto da Covilhã venceu a sétima prova da temporada, mas não escondeu as dificuldades que teve de ultrapassar ao longo da época.

João Fonseca, título absoluto, título de protótipos, dupla vitória final que é o culminar de uma época que te correu quase a roçar a perfeição.

“Sim, é verdade. E julgo que é muito merecido. Quem está ao perto – equipa, amigos e patrocinadores – sabe da dificuldade que sentimos, não de conduzir, pois esse é um trabalho que faço sempre com cabeça e com empenho, mas sim de estar à partida e ter conseguido trazer o carro para as corridas, prova a prova, essa sim foi a grande dificuldade, porque enfrentamos sempre muitas limitações financeiras. Os objetivos estão alcançados. Participamos na última prova com cabeça e não com o coração, pois o objetivo estava prestes a ser atingido e não podíamos deitar tudo a perder. Resolvida a questão, dei tudo para chegar a mais uma vitória, para festejar os títulos da melhor maneira e felizmente que assim aconteceu”.

Foste o grande dominador da época mas isso não quer dizer que tenha sido um campeonato pouco competitivo.

“Não, nem pouco mais ou menos. O Hélder Silva e o José Correia estiveram sempre fortes, continuamente a evoluir e parabéns aos dois pelo excelente campeonato que fizeram. Valorizaram os meus títulos e mereceram por inteiro estar no pódio final dos dois campeonatos. No caso do José Correia, obviamente a sua adaptação ao Osella demorou mais, tendo em conta que é o carro com maior potencial do campeonato e vai ser um caso sério como adversário na época de 2020, sendo claramente um dos favoritos às vitórias e aos títulos.

Foi uma luta renhida entre os três, que durou até final, o que tornou este campeonato mais bonito, mais aliciante para os espectadores e para todos quantos seguem a Montanha”.

João, agora que temos 2019 encerrado e logo com 2 títulos, com que perspetivas partes para a época de 2020?

“Com calma mas com vontade, com intenção de concretizar um projeto que temos em mente. Está em cima da mesa mas, tal como em 2019, a grande dificuldade será reunir todos os apoios necessários para o concretizar. Mas que não haja dúvidas. Queremos lutar pela renovação dos títulos e estar à partida de todas as provas para vencer!”

Para além dessa aposta na defesa dos títulos, tens ambição de vires a ter uma carreira internacional?

“Já pensei nisso mas os custos são muito elevados. Agora, uma ou duas provas avulsas no Europeu, quem sabe até participar no FIA Hill Clim Masters 2020, mas não mais do que isso, porque será quase impossível reunir os apoios necessários para uma época internacional completa. Quem sabe um dia!”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPM MONTANHA
últimas Autosport
cnm-montanha
últimas Automais
cnm-montanha
Ativar notificações? Sim Não, obrigado