CPM: Arranque da temporada na Rampa Porca de Murça

Por a 20 Março 2025 18:24

83 inscritos. A época de 2025 do Campeonato de Montanha JC Group arranca este fim-de-semana com mais um recorde de inscrições. O CAMI Motorsport assume as honras de abertura de uma época que tem tudo para ser emocionante!

As tradicionais curvas da ‘Porca de Murça’ vão ser o palco do primeiro embate da temporada. A Rampa Porca de Murça, organizada pelo CAMI Motorsport, é um dos traçados mais desafiantes do campeonato. Com uma extensão de 4200 metros, tem uma inclinação média de 5,5% e um acumulado de desnível e 230 metros.

A prova de abertura do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group será disputada ao longo de sábado e domingo, 22 e 23 de março, sendo esperadas grandes dificuldades meteorológicas, sobretudo no sábado. Esse dia inaugural, incluirá um Warm Up, duas subidas de Treinos Oficiais e a 1ª Subida de Prova, que acontecerão às 10, 12, 14 e 16 horas, respetivamente. No domingo e cumprindo o mesmo horário, será tempo de um Warm Up, uma subida de Treinos Oficiais e a habitual “dobradinha” final constituída pela 2ª e pela 3 Subida Oficial de Prova. A entrega de prémios decorrerá ao fim da tarde.

Ano novo, escalada de armas nos Protótipos

As mudanças regulamentares no CPM JC Group permitiram que a época 2025 vá começar com uma pitada extra do já habitual muito interesse que a modalidade ostenta.

Na Categoria Protótipos, o tetracampeão Hélder Silva aposta na Norma FC20 que adquiriu ao seu rival e amigo José Correia, enquanto este apresenta-se com uma nova Osella PA 30 de três litros. São claramente os dois grandes candidatos à vitória à geral e a curiosidade está muito focada na forma como se irão adaptar às suas novas ‘armas’. Ainda entre os Protótipos A, será tempo da estreia de Carlos Gonçalves com uma Osella PA21/S, arma idêntica à que vai continuar a ser utilizada por Nuno Caetano.

Nos Protótipos B temos também um rol importante de inscritos, capitaneados por Nuno Guimarães (Silver Car S2) e que incluiu o novo Silver Car S3 de Sérgio Nogueira, o BRC B49 Evo de Afonso Santos e o BRC EVO 05 do madeirense Miguel Sousa, que se estreia no campeonato.

GT: 7 ‘bravos’ iniciam batalha feroz pelo título

O plantel de GT’s em Murça é verdadeiramente de luxo. São 7 os inscritos, seis dos quais tripulando modelos da Porsche, com o Mercedes AMG GT4 de Gabriela Correia a quebrar a hegemonia da marca de Estugarda.

Gabriela Correia apresenta-se como uma das candidatas a destronar o tetracampeão em título Vítor Pascoal. Este volta a confiar no seu 991.2 GT3 Cup e sabe que esta temporada vai ser ainda mais exigente, com vários pretendentes ao título.

Para além dele e de Gabriela Correia, estão neste patamar José Rodrigues, num 997.2 GT3 Cup, o galego Bernardo Garcia de Castro (991.2 GT3 Cup) e André Fernandes, aos comandos de um GT3 Cup, sendo também certo que José Carlos Pouca Sorte (997 GT3 Cup) e Daniel Vilaça (997 GT3 Cup) vão querer demonstrar que estão muito mais rápidos do que em 2024.

Turismo: 23 inscritos antecipam refrega árdua!

As mais de duas dezenas de pilotos inscritos na Categoria Turismo, distribuídos pelas 3 Divisões, são um excelente prenúncio de que a época 2025 nesta Categoria será muito disputada.

Parcídio Summavielle (Cupra TCR) começa em terras transmontanas a defesa dos títulos conquistados na categoria e entre os T2, sendo certo que o consagrado piloto fafense terá em Murça uma feroz formação de oponentes que tudo farão para o suplantar.

Entre eles, destaque para Gonçalo Inácio que transita este ano para um KIA CEED TCR, para o regressado Joaquim Teixeira (Hyundai Electra TCR) e, ainda entre os TCR da Divisão 2, têm justificadas ambições aos lugares da frente Paulo Silva (Audi RS3 LMS) e Beatriz Correia (Cupra TCR).

Ainda na T2, destaque para a presença do galego Arturo Cota (Renault Clio RS) e de Simplício Taveira (FIAT Punto R3D), num forte plantel que incluiu ainda Vera Sequeira (Seat Leon TDI), Pedro Cerqueira (Peugeot 207 RC) e o jovem bracarense Guilherme Silva, num Peugeot 208 Rally4.

Solitário na Divisão 1, Daniel Pacheco quererá utilizar o seu potente Mitsubishi Lancer EVO X para se imiscuir na luta pela vitória na Categoria.

Já quanto à Divisão 3, são 12 os intervenientes que quererão aproveitar a passagem de Gonçalo Inácio para a T2 para discutirem de forma aberta o triunfo.

Linha da frente para Raúl Delgado, Leonel Brás e Bruno Rodrigues, trio de pilotos rápidos que apostam em três unidades Honda Civic Type R), Aníbal Pinto (Renault Clio RS R3) e Celso Fonseca (Citroen Saxo), sendo ainda de destacar a ambição clara dos jovens Martim Pereira e Gonçalo Macedo, ao volante de dois Peugeot 208 VTI R2), carro também utilizado por Miguel Gonçalves.

Paulo Cardoso e Marcos Gonçalves, ambos com Renault Clio RS, Tiago Patrício Gouveia (Caterham Seven S3) completam o rol de pilotos que criam muita expectativa quanto ao desenrolar do embate entre os Turismo.

Super Challenge: todos contra Nunes

Na Categoria Super Challenge, o favoritismo de Luís Nunes continua a ser quase total. O piloto transmontano volta a confiar no Skoda Fabia R5 e será um ‘osso muito duro de roer’ para os seus adversários. Favorito na categoria e no Grupo SC-A, Nunes terá nesta dupla frente a oposição de José Lameiro (Skoda Fabia MKIII) e de Manuel Rocha e Sousa (Ford Focus Super Car). Os três são claros candidatos a monopolizarem o pódio da geral dos Super Challenge.

No Grupo SC-B, Pedro Alves (KIA CEED) parte na frente e terá como opositores Carlos Correia Pouca Sorte (BMWM3) e Pedro Cardoso, num Seat Leon MKI.

Já entre os SC-C, Bruno Carvalho (Citroen Saxo) enfrentará a forte oposição de José Artur Teixeira, no seu Renault Twingo S1600 habitualmente mais visto no Ralicross. Também desta modalidade, vai comparecer em Murça André Ferreira (Suzuki Swift Sport), com a lista deste grupo a incluir ainda Telmo Costa (Citroen Saxo) e Luís Fernandes (Peugeot 106).

Finalmente, no Grupo SC-D, Luís Silva Jr., que venceu este grupo em 2024, tentará impor o seu Citroen C1 face aos Fiat Punto de Horácio Morais, Bruno Gomes e José Pedro Barriga e ao Ford Fiesta1.4 16V de Luís Simões.

Na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha, José Romero, tripulando um Semog Bravo Sport e António Alves, aos comandos de um AG AG/S, vão digladiar-se pelo triunfo.

Clássicos: Sainhas enfrenta oposição desejosa do seu trono

São sete os inscritos no Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group. Destaque para a participação de Rui Costa (Ford Escort RS 1600). O piloto nortenho compete normalmente em velocidade, mas, tem feito aparições esporádicas na Montanha e, quando o faz, é sempre candidato à vitória. Será, claramente, um os grandes adversários de Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) neste começo da defesa do título conquistado pelo covilhanense em 2024.

Mas, outros pilotos estarão em Murça com ambições fortes, tais como, José Pedro Gomes (Ford Escort RS 1800), Ricardo Loureiro (Ford Escort MKII), Ricardo Pereira (Ford Escort) e Luís Moutinho (Ford Escort MKI), sendo de esperar que Fernando Francisco (Ford Escort) aposte na regularidade para almejar uma boa classificação.

Legends: Barros e Delgado na linha da frente

O campeão em título António Barros (BMW M3) e o flaviense Luís Delgado (Mercedes 190 2.3 16V) encabeçam uma lista de 8 inscritos no Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group.

Apresentam-se como favoritos, mas, para lá do seu duelo particular, Barros e Delgado terão de suplantar a oposição de Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) e de um grupo heterogéneo de ‘montadas’ que incluem os Peugeot de Armindo Mendes, Carlos Ramos e Armindo Correia, o Citroen Saxo Cup de Filipe Macedo e o Honda Civic de António Silva.

1300: campeão fora, luta aberta

A ausência de Armando Freitas, torna muito aberto o embate reservado ao Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group. Em Murça, o duelo será possivelmente protagonizado por Tomás Pinto (Toyota Starlet), Tiago Santos (Citroen AX Sport) e José Salgado (Toyota Starlet EP81), sendo de salientar a estreia de Alex Pereira, num Fiat Punto.

Entre os Clássicos 1300, a luta será assumida por Aníbal Rolo (Datsun 1200), Carlos Delgado (Ford Escort MKI) e Domingos Fernandes (Autobianchi A122 Abarth).

Murça acolherá também o ‘pontapé de saída’ da 2ª edição do FPAK Júnior Team de Montanha. São 3 os novos ”lobinhos” que vão disputar o troféu. Os durienses Nuno Guimarães e André Brás terão pela frente Carolina Martins, na luta pela sucessão de Martim Pereira, vencedor em 2024.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPM MONTANHA
últimas Autosport
cnm-montanha
últimas Automais
cnm-montanha
Ativar notificações? Sim Não, obrigado