Campeonato Nacional de Montanha: Subir ainda mais alto

Por a 5 Abril 2017 12:05

Arranca no próximo fim de semana uma das competições que mais público leva à ‘estrada’. O Campeonato Nacional de Montanha terá o seu tiro de partida com a Rampa da Penha, numa competição que se estende até setembro, depois de realizadas oito provas…

A ementa é perfeita. Bons carros, alguns de exceção, bons pilotos, muita competição em todas as categorias, e essencialmente muito espetáculo, marcam o Campeonato Nacional de Montanha, competição que mais uma vez tem no seu calendário uma das melhores provas do Europeu da Especialidade, a mítica Rampa da Falperra.

Este ano a competição encerra algumas novidades, com destaque para a atribuição do título de campeão ao vencedor em termos absolutos, Protótipos, GTs, Turismos e Clássicos. Todas as Categorias, Taças e Troféus, que dão corpo à competição premeiam o seu vencedor, sendo de salientar ainda para a criação do Troféu Nacional de TCR/TCS Montanha e do Troféu Nacional Clássicos Montanha.

A promoção, que constituiu um dos pontos fortes do Nacional de Montanha em 2016, vai continuar a cargo da APPAM (Associação de Pilotos Portugueses de Automóveis de Montanha), e dos clubes organizadores: Demoporto – Clube Desportos Motorizados do Porto, Targa Clube, CAMI – Clube Aventura do Minho, CAM – Clube Automóvel do Minho e CAR – Clube Automóvel da Régua.

Em termos de pilotos há algumas novidades, tendo abandonado a competição, por exemplo, Ricardo Gomes, Pedro Cerqueira, que venceu a categoria 5 (Clássicos), mantendo-se a indecisão sobre a participação, ou não, de Pedro Salvador, Campeão em título à geral, Luís Nunes. Mas as entradas são mais, destacando-se, por exemplo, o regresso de João Fonseca, entrando novos pilotos como José Teixeira e António Teixeira, ambos em Peugeot 208, José Cardoso em Citroën Saxo, Francisco leite (Fiat Punto), Carlos Luis (Seat Léon TDI), Marco Guerra (Peugeot 306), Alex Pereira (VW Golf GTI Cup) e Augusto Vasconcelos, que tinha disputado somente duas provas, tendo agora previsto fazer o campeonato todo. Quanto aos carros, na categoria 1 teremos mais um OSELA PA21 EVO, que se junta ao outro já existente, mantem-se o Juno CN09, ex-Paulo Ramalho, agora pilotado pelo Hélder Silva, nos CM mantêm-se os BRC de Nuno Guimarães, de Joaquim Rino e do regressado João Fonseca. Na atual categoria 2 (que foi criada só para albergar os GT) mantêm-se os Porsche de Gonçalo Manahu, Edgar Reis e o Nissan de José Correia. Na Categoria 3 (ex-2), que agora é para viaturas com homologação Gr. N, A Kit Cars, R1, R2, R3, R4 R5 WRC e S2000, mantêm-se os principais Subaru, Mitsubishi, Alfa 147.

Na categoria 4 (ex-cat 3), que agora é para as viaturas sem homologação ou alteradas, mantêm-se o R5 2000 de Manuel Correia, o BMW E30 M3 de Luís Silva, o Mitsubishi de Manuel Pereira e o Ford Escort ex-J. P. Gomes, agora nas mãos de Silvino Pires, e um Renault Clio V6 de J. Pedro Reis. Na categoria 5 (ex. cat 4), agora para ex-troféus, mantêm-se o Renault Megane Trophy de Joaquim Teixeira, o Seat Leon MKII de F. Marrão, o VW Golf GTI CUP de Alex Pereira, ainda esta em aberto a participação do Seat Leon MkIII de Luis Nunes, e Renault Clio RS, Citroën Saxo, e Peugeot 208.

No Campeonato Nacional de Clássicos, entra J. P. Gomes com o Ford Escort BDA ex- Silvino Pires e o Datsun 240Z de Parcidio Summavielle. No novo Troféu Nacional de Clássicos (ex Cat 6), para viaturas de grupo 5 livre e Gr. 6, teremos o BMW E30 ex-Hélder Silva, agora nas mãos de Carlos Oliveira, os Ford Escort MKI de F. Salgueiro e R. Loureiro. Nas Taças 1300 mantêm-se as principais viaturas, o Autobianchi 112, Datsun 1200, Fiat Punto e Uno

Reajustes no regulamentos

Houve alguns reajustes nos regulamentos, e embora se tenha mantido o galardão de Campeão Absoluto, acabaram os títulos de campeão nas sete categorias que existiam em 2016. Desta forma, dos oito títulos de 2016 passam a existir apenas quatro, Campeão de Protótipos (Cat 1), Campeão de GT (Cat 2), Campeão de Turismos (Sai das categorias 3,4 e 5), Campeão de Clássicos (Cat 6). Vencedores de taças 1300 e troféus (TCR/TCS) e (Troféu de Clássicos Montanha). Há também outras novidades, como por exemplo o facto das fichas de homologação que tinham validade até 4 anos após ter caducado, passam a ter 8 anos. As partidas, os horários, os pódios e os banner de entrevistas passam a ser de formato igual em todas as oito provas. As verificações técnicas nas provas passam poder ser em qualquer altura da prova, e em qualquer subida e a pesagem poderá ser mais do que uma vez ao mesmo concorrente.

Em termos de calendário, a única alteração tem a ver com a troca de datas entre a prova de Murça e Mondim. Murça passa para julho e Mondim para setembro. A Penha (a primeira) e a última Boticas, sofreram um reajuste nas datas. Para além disso, os promotores vão tentar fazer live streaming das provas já a partir da Rampa da Serra da Estrela, numa parceria com a Universidade da Beira, transmitindo em direto as provas com todas as subidas de todos os pilotos.

Por fim, em todas as provas o promotor vai distribuir um desdobrável onde consta a foto do carro, a categoria, o nome do piloto, o grupo e um espaço para autógrafo, que será distribuído gratuitamente a todo o público.

A Valvoline junta pelo segundo ano consecutivo o seu nome à designação oficial do campeonato, saudando-se a chegada de novos patrocinadores e parceiros media.

CALENDÁRIO

DATA/PROVA/ORGANIZADOR

8 a 9 Abril Rampa da Penha Demoporto

6 a 7 Maio Rampa da Falperra C. A. do Minho

27 a 28 Maio Rampa da Covilhã/Serra da Estrela C.A. M. I.

17 a 18 Junho Rampa de Santa Marta C. A. da Régua

15 a 16 Julho Rampa do Caramulo Targa Clube

29 a 30 Julho Rampa de Porca de Murça C. A. M. I.

9 a 10 Setembro Rampa da Sra. da Graça C. A. M. I.

23 a 24 Setembro Rampa de Boticas Demoporto

LISTA DE INSCRITOS

Nº/Condutor/Carro Cat./Grupo/Classe

101 Pedro Salvador Silver Car EF10 1/E2-SC/3

102 Rui Ramalho Osela PA2000 EVO 2 1/E2-SC/3

103 Paulo Ramalho Osela PA21 S EVO 1/E2-SC/3

111 Helder Silva JUNO CN29 1/E2-SC/3

152 João Fonseca BRC CM 05 EVO 1/CM/1

155 Nuno Guimarães BRC CM 02 1/CM/1

201 Gonçalo Manahu Porsche 997 GT3 Cup 2/GT/5

202 Edgar Reis Porsche 997 2 GT 5

210 José Correia Nissan GT3 2 GT 5

321 João Guimarães Peugeot 206 RC 3/A1/7

324 Sérgio Nogueira Citroen Saxo 3/A1/6

330 Martine Pereira Alfa Romeo 147 GTA 3/A1/7

333 Pedro Marques Seat Leon TDI 3/A1/8 Diesel

José Cardoso Citroen Saxo Cup 3/A1/6

334 Luis Carlos Luis Seat Leon TDI 3/A1/8 Diesel

Domingos Gomes Citroen Saxo VTS 3/A1/6

José Oliveira Subaru Impreza 3/A2/8

Pedro Coelho Saraiva Mitsubisi EVO IX 3/N2/8

401 Manuel Correia Ford Fiesta 4/E1-FIA/10

421 Luis Silva BMW M3 E30 4/E1-FIA/10

Nuno Pinto Mazda MX5 4/E1-B/9

424 Marco Guerra Peugeot 306 4/E1-B/9

Luis Nunes Seat Leon 5/TRF/14

510 Francisco Marrão Seat Leon Super Copa 5/TRF/14

511 Joaquim Teixeira Renault Megane Trophy 5/TRF/14

535 Parcidio Summavielle Peugeot 208 5/TRF/12

Alex Pereira VW GOLF R35 5/TRF/14

Antonio Teixeira Peugeot 208 5/TRF/12

Jose Teixeira Peugeot 208 5/TRF/12

626 Parcidio Summavielle Datsun 260 Z 6/H71/16

634 José Pedro Gomes Ford Escort 6/16

Augusto Fernandes Ford Escort 6/16

621 Mário Mesquita Datsun 1600 SSS 6/H71/16

Carlos Oliveira BMW E30 TNG5/G5/23

904 Fernando Salgueiro Ford Escort MK II TRF/MONT/G5 22

905 Ricardo Loureiro Ford Escort MK II TRF/MONT/G6 22

Miguel Lobo Audi TCR TNTCR/TCR/25

762 Ricardo Sousa Fiat Punto 85 Sport TNM/TRF/19

Francisco Leite Fiat Punto TNM/TRF/19

Jose Carlos Magalhães Toyota Starlet TNM/TRF/19

Armando Freitas Toyota Starlet TNM/TRF/19

Anibal Rolo Datsun 1200 Coupé TNCM/H75/20

Juan Martin Simca Rallye 3 TNCM/H71/20

820 J.Pedro Figueiredo Datsun 1200 TNCM/H71/20

831 Domingos Fernandes Autobianchi A112 TNCM/2-H71/20

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