Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2016 apresentado
Foi ontem apresentado no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), o Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2016, evento que conta este ano com uma nova dinâmica em termos de promoção e aposta desportiva. Esta aposta tem por base, a união de esforços entre os clubes organizadores das provas que fazem parte do calendário de 2016, – Demoporto, Targa Clube, CAMI, CAM, CAR – e a APPAM (Associação de Pilotos Portugueses de Automóveis de Montanha), com o apoio da FPAK e das autarquias que recebem as oito jornadas da competição.
A chegada de apoios importantes como é o caso da Valvoline, – que dá o nome ao campeonato -, da Novo Modelo Europa e da PDAuto, como patrocinadores principais, permitem aos responsáveis por este campeonato encarar 2016 como um ano de partida para eventos de grande nível, que se espera venham a crescer ao longo deste ano e nos anos posteriores. Esta foi a principal ideia expressa nesta apresentação, sendo visível o excelente ambiente que reina no seio deste “consórcio”, factor imprescindível para que seja possível concretizar os objectivos propostos. A Movielight, Autosport, Foto GTi, Manchete e RaceSpirit, são as outras entidades que também apoiam este campeonato.
Colheita de luxo
Não é o só o Nacional de Ralis que está a ser uma competição de luxo em Portugal pois também para o Nacional de Montanha se prepara para ser ainda mais interessante do que o ano passado. Não é de estranhar este ‘investimento’ na Montanha, já que se é verdade que em Portugal são os ralis que têm mais público, a Montanha tem igualmente muita gente a assistir. De acordo com o que foi possível apurar pelo AutoSport junto da APPAM, Associação Portuguesa dos Pilotos de Automóveis de Montanha, através de um estudo de imagem de marca do ano passado, a Montanha neste momento em Portugal tem à volta de 400 mil espetadores nas provas, um número só superado pelos ralis e talvez o TT.
Em termos de calendário e tendo em conta as alterações no WTCC, com consequência direta no fim de semana do Circuito de Vila Real, houve um reajustamento na calendarização da Montanha.
Parque automóvel bem recheado
De resto, e o que mais interessa para o público, o plantel do Nacional de Montanha está a compor-se verdadeiramente bem, a pouco e pouco, e para já estão assegurados um Osella, Juno, Nissan GT-R Nismo ex-fábrica, para José Correia. Manuel Correia terá adquirido um Ford Fiesta com motor de dois litros, Joaquim Teixeira terá um Renault Mégane Trophy, há ainda outros dois Porsche 996 GT2, Luis Delgado deverá também ir buscar um Renault Trophy, a Speedy MotorSport de Pedro Salvador, pode também correr na Montanha. Ferreira da Silva deverá utilizar o Ford Fiesta R5 da Peres Competições. Por fim, as barchettas deverão ser pelo menos três. Portanto há uma grande expetativa que as coisas possam ser bastante interessantes, e a nível de carros este ano, poderá ser dos melhores campeonatos da Europa. De qualquer modo, ainda faltam duas semanas para o arranque da competição e plantel pode sofrer avanços e recuos…
A FPAK já divulgou o novo regulamento do Campeonato Nacional de Montanha 2016, onde o destaque vai para a introdução de uma categoria que respeita a regulamentação técnica das novas classe TCR e TCS, que este ano constituem a parte mais impotrante da grelha do Nacional de Velocidade Turismo. Esta alteração visa permitir a participação dos carros do CNV no CNM, o que permite não só enriquecer o plantel da Montanha, como também amortizar os custos de aquisição dos novos carros numa competição paralela. A classe TCR está aberta a carros de turismo com motores de 2 litros turbo de cerca de 330 cv, com modificações ao nível da aerodinâmica e da caixa de velocidades, enquanto a classe TCS, criada pela federação italiana, permite apenas ligeiras modificações a automóveis de série, com divisões de 1400, 1600, 1800 e 2000 cm3 com turbo.
Portanto, tudo está a preparar-se para que o Nacional de Montanha de 2016 seja uma competição ainda mais apetecível. Assim esperamos, pois a Montanha é uma competição com grandes tradições em Portugal e a sua qualidade vai muito para além da Falperra, ou da Serra da Estrela, ou do Caramulo…
Calendário:
16 e 17 de Abril – Rampa da Penha
07 e 08 de Maio – Rampa da Falperra
28 e 29 de Maio – Rampa da Serra da Estrela
11 e 12 de Junho – Rampa de Santa Marta Penaguião
09 e 10 de Julho – Rampa do Caramulo
23 e 24 de Julho – Rampa de N. S. da Graça
10 e 11 de Setembro – Rampa Porca de Murça
01 e 02 de Outubro – Rampa de Boticas
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