Campeonato de Portugal de Montanha: Muitas novidades

Por a 4 Abril 2018 11:34

Arranca no próximo fim de semana com a Rampa da Penha o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, competição que tem esta temporada um grande leque de novidades.

Ano novo, vida nova, atores semelhantes, novas regras! É assim, muito resumidamente que que vai arrancar o Campeonato de Portugal de Montanha. Para já, e se está entre os adeptos que não entende muito bem o porquê de no ano passado terem existido 19 categorias e grupos diferentes para ‘premiar’ avisamos já que as notícias são boas, pois passará a existir uma divisão bem mais simples, Protótipos, GT, Turismos e Clássicos.

Outro ponto curioso para esta temporada será ficarmos a saber se irá ter sequência a série de cinco Campeões Absolutos distintos nos últimos cinco ano, ou, se, desta feita se repetirá algum nome.

Depois de Tiago Reis (2013), Pedro Castanon (2014), João Fonseca (2015), Pedro Salvador (2016) e Rui Ramalho o ano passado, quem será o ‘freguês’ que se segue…

De Trás-os-Montes ao Alto Douro, com passagens pelo ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela, Minho e Terras do Dão, serão no total oito as provas agendadas para esta temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, tal como na época transata, sabendo-se já que existem algumas mudanças de figurino, embora as alterações mais significativas sejam as regulamentares.

Foi Joaquim Teixeira, presidente da APPAM, que nos explicou sucintamente as principais alterações nos regulamentos, que passam “pela redução do número de categorias e alteração da sua denominação. Assim, a nova designação e distribuição para as mesmas será: Protótipos, GT, Turismos e Clássicos. Serão apenas estes os títulos atribuídos de campeão nacional para além, obviamente, da atribuição do título absoluto”. Mantêm-se ainda a discussão das duas Taças de Portugal de Montanha 1300, com uma delas reservada aos clássicos com cilindrada até essa capacidade.

A outra novidade prende-se com o número de subidas em cada evento, que passa “de seis para oito, repartidas pelos dois dias de prova” revelou Joaquim Teixeira, numa medida que surgiu “depois de ouvir os pilotos e as organizações, sendo geral a opinião de que era importante aumentar o número de subidas para cortar alguns tempos mortos, e dar mais visibilidade a todos os concorrentes”. Bom para o público e para o espetáculo: “Desta forma, os intervalos entre as subidas irão ser mais pequenos e assim os pilotos terão a oportunidade de fazer mais duas subidas de teste, com o público a usufruir de mais dois momentos de espetáculo”.

Será da responsabilidade da Movielight a cobertura das provas, sendo que se podem esperar bons resumos na TV.

Muitos e bons pilotos, alguns… dos ralis

Em termos de pilotos, para já estão previstos quatro protótipos na Penha, os irmãos Ramalho, com os seus habituais Osella, bem como um BRC para Nuno Guimarães e um Juno CN09 para Hélder Silva. Rui Ramalho vai defender o título que conquistou o ano passado.

Nos GT, destaque para a presença de Adruzilo Lopes, que se vai bater com o Nissan GT3 de José Correia, Gonçalo Manahu (Porsche 997 GT3) e Edgar Reis (Porsche 997 GT3).

Há um bom conjunto de Turismos, sendo que os destaques vão para o Seat Leon Cup Racer de Pedro Salvador, vice-campeão o ano passado. Para além do líder da Speedy, marcam ainda presença os Audi RS3 LMS de Luis Nunes e Gustavo Moura, o Seat Leon TCR de Pedro Marques, o DS3 R5 de Luis Silva e o Ford Fiesta R5+ de Manuel Correia.

O mais curioso desta lista de inscritos é a participação de pilotos vindos dos ralis, como por exemplo João Barros, que leva a seu Ford Fiesta R5 à Rampa da Penha e Adruzilo Lopes corre com o seu Porsche 997 GT3. Dentro de dias já se irá acelerar Rampa da Penha acima, a primeira de algumas das subidas mais míticas de Portugal.

Calendário

Data Prova Organizador

7/8 Abril Rampa da Penha Demoporto

11/13 Maio Rampa Internacional da Falperra Clube Automóvel do Minho

2/3 Junho Rampa da Serra da Estrela Cami

16/17 Junho Rampa de Santa Marta Clube Automóvel da Régua

14/15 Julho Rampa do Caramulo Targa Clube

28/29 Julho Rampa de Murça Clube Aventura do Minho

8/9 Setembro Rampa Senhora da Graça Clube Aventura do Minho

29/30 Setembro Rampa de Boticas Demoporto

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado