Blancpain GT Series começa este fim de semana em Misano
A Blancpain Sprint Series e a Blancpain Endurance Series eram considerados dois campeonatos separados, com uma classificação conjunta acrescentada no final do ano. Mas este ano a SRO coloca os dois tipos de corrida em pé de igualdade e subalternos ao campeonato geral, até porque as principais equipas vão participar com os mesmos carros e até com os mesmos pilotos, algo que raramente acontecia no passado.
O calendário é reduzido para 10 provas, cinco de Sprint e cinco de Endurance, esta última incluindo uma prova de 1000 km em Le Castellet e as tradicionais 24 Horas de Spa, constituindo a joia da coroa do campeonato. Este ano, a Blancpain GT Series não vem a Portugal, com a jornada do Algarve substituída por um evento em Barcelona, que vai encerrar a temporada. Itália recebe as duas primeiras corridas de cada divisão, e Nürburgring é o único circuito visitado pelos dois formatos.
As marcas estão mais envolvidas este ano a nível oficial, com a Audi a fazer-se representar pela WRT (com seis carros) e pela Phoenix Racing. A Bentley, a McLaren e a Nissan utilizam as suas equipas associadas à fábrica (M-Sport, Garage 59 e RJN) tanto em Sprint como em Endurance, pela primeira vez. A Lamborghini aumenta o seu envolvimento, com a Attempto Racing a juntar-se à Grasser Racing Team. A BMW está mais envolvida no campeonato com a ROWE Racing, enquanto a Mercedes-AMG recorre à Black Falcon, à regressada HTP Motorsport e à Zakspeed. E até mesmo a Ferrari está mais dedicada a este campeonato, com a Kessel e a Rinaldi a receberem a companhia da AF Corse, que até participa na classe Pro. Apenas a Porsche tem poucos clientes e este ano a Aston Martin só tem um carro.
Três pilotos portugueses vão estar presentes no campeonato. Depois de ter-se dedicado à Endurance nos últimos anos, Álvaro Parente passa este ano para a Sprint Cup, ao lado de Rob Bell no McLaren da Garage 59. Parente está envolvido no Pirelli World Challenge este ano, pelo que não tem tempo para alinhar em toda a Blancpain GT Series. Filipe Albuquerque, por seu lado, está de regresso aos GT depois de vários anos nos sport-protótipos, estreando-se no novo Audi R8 LMS, um carro diferente do anterior, e que já teve oportunidade de testar. O piloto de Coimbra vai dividir um dos carros da WRT com os brasileiros Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista na Endurance e, ocasionalmente, na Sprint. Francisco Guedes também regressa às corridas de Endurance, agora no Ferrari 488 da AF Corse, mas em vez de Filipe Barreiros, vai dividir o volante com Peter Mann e Rino Mastronardi, para tentar ganhar a divisão AM.
CALENDÁRIO
9-10/4 Misano (Itália) Sprint
24/4 3h Monza (Itália) Endurance
7-8/5 Brands Hatch (GB) Sprint
15/5 3h Silverstone (GB) Endurance
25/6 1000km Paul Ricard (França) Endurance
2-3/7 Nürburgring (Alemanha) Sprint
30-31/7 24h Spa (Bélgica) Endurance
27-28/8 Hungaroring (Hungria) Sprint
18/9 3h Nürburgring (Alemanha) Endurance
2/10 Catalunha (Espanha) Sprint
INSCRITOS
1 WRT (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
2 WRT (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
3 WRT (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
4 WRT (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
5 Phoenix (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
6 Phoenix (Audi R8 LMS) Sprint
7 M-Sport (Bentley Continental GT3) Sprint/Endurance
8 M-Sport (Bentley Continental GT3) Sprint/Endurance
9 Konrad (Lamborghini Huracan GT3) Endurance
10 Ombra (Lamborghini Huracan GT3) Endurance
11 Kessel (Ferrari 488 GT3) Sprint/Endurance
12 Boutsen Ginion (BMW M6 GT3) Sprint/Endurance
14 Emil Frey (Jaguar XKR G3) Endurance
15 ROAL (BMW M6 GT3) Endurance
16 GRT (Lamborghini Huracan GT3) Sprint/Endurance
19 GRT (Lamborghini Huracan GT3) Sprint/Endurance
22 RJN (Nissan GT-R Nismo GT3) Sprint/Endurance
23 RJN (Nissan GT-R Nismo GT3) Sprint/Endurance
24 Team Parker (Bentley Continental GT3) Endurance
25 Saintéloc (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
26 Saintéloc (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
28 WRT (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
30 Team Parker (Bentley Continental GT3) Endurance
32 AF2 (Lamborghini Gallardo R-EX) Endurance
33 WRT (Audi R8 LMS) Sprint
36 a-workx (Porsche 991 GT3 R) Sprint
41 Classic & Modern (Mercedes SLS AMG) Endurance
42 Classic & Modern (Ferrari 488 GT3) Endurance
44 Oman RT (Aston Martin Vantage GT3) Endurance
49 AF Corse (Ferrari 458 GT3) Endurance
51 AF Corse (Ferrari 488 GT3) Endurance
52 AF Corse (Ferrari 488 GT3) Endurance
53 AF Corse (Ferrari 488 GT3) Endurance
54 AF Corse (Ferrari 488 GT3) Endurance
55 AF Corse (Ferrari 458 GT3) Sprint
56 Black Falcon (Mercedes-AMG GT3) Endurance
57 Black Falcon (Mercedes-AMG GT3) Endurance
58 Garage 59 (McLaren 650S GT3) Sprint/Endurance
59 Garage 59 (McLaren 650S GT3) Sprint/Endurance
63 GRT (Lamborghini Huracan GT3) Sprint/Endurance
66 Black Pearl (Ferrari 458 GT3) Sprint/Endurance
69 ARC Bratislava (Lamborghini Huracan GT3) Endurance
75 ISR (Audi R8 LMS) Sprint/Endurance
76 IMSA (Porsche 991 GT3 R) Endurance
77 Attempto (Audi R8 LMS/Porsche 991 GT3 R) Sprint/Endurance
78 Barwell (Lamborghini Huracan GT3) Endurance
83 HTP (Mercedes-AMG GT3) Sprint
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






